Publicidade

Estado de Minas ALIMENTAÇÃO

Conheça os alimentos que podem ajudar no combate e prevenção ao câncer

Veja quais são as três cores com propriedades importantes no combate à doença e para fortalecer o organismo


postado em 22/04/2019 17:19 / atualizado em 22/04/2019 17:35

Alimentos vermelhos, verdes e roxos podem ajudar a prevenir o câncer(foto: Pixabay)
Alimentos vermelhos, verdes e roxos podem ajudar a prevenir o câncer (foto: Pixabay)
Verduras, legumes e frutas alimentam o corpo, fortalecem o organismo e ainda protegem contra diversas doenças, entre elas o câncer. Um prato colorido e diversificado é o melhor caminho para manter a saúde em boa forma, no entanto três cores: verde, roxo e o vermelho são muito importantes e devem ser reforçadas, especialmente para quem investe na prevenção ou está em tratamento de enfermidades.

Os elementos que compõem a cartela de cores dos alimentos são capazes de fornecer os mais variados nutrientes ao organismo. Os pacientes oncológicos, com ou sem uso de quimioterápicos, se beneficiam do consumo de todo esse arco-íris de cores presentes nos alimentos naturais. "O tratamento e a própria doença podem levar a um maior estresse oxidativo, processo que está inclusive relacionado ao surgimento de outras doenças crônicas, como Parkinson ou Alzheimer", diz Bruno Ferrari, oncologista clínico e presidente administrativo do Conselho do Grupo Oncoclínicas em Minas Gerais.

Quimioprotetores

Sem esquecer dos mais variados tons, o reforço das três cores é recomendada no tratamento contra o câncer. "Os alimentos verdes, roxos e vermelhos são os mais recomendados, devido a sua propriedade antioxidante", explica Bruno Ferrari. Os alimentos pertencentes ao grupo vermelho, por exemplo, são também chamados de alimentos quimioprotetores, pois tem a capacidade de prevenir, retardar ou até reverter processos iniciais de formação do câncer, atuando como fatores de proteção do corpo. "Além disso, contribuem na eliminação do estresse oxidativo. Seu consumo diário reduz os riscos de desenvolver doenças como câncer de próstata e de pulmão, além de atuar na prevenção de diabetes, Alzheimer e Parkinson", diz o oncologista.

Essa percepção é reforçada pela nutricionista Anna Verano, coordenadora técnica e nutricionista do Grupo Oncoclínicas em Minas Gerais. "Esses alimentos dos três grupos de cores ajudam a neutralizar o organismo que está muito sobrecarregado com o processo da doença, melhoram a imunidade e promovem melhores respostas do organismo à medicação." Outra proposta da especialista é inserir o gengibre na dieta para auxiliar no controle de náuseas.

Veja os três grupos de cores que protegem o organismo contra o câncer

Vermelhos

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O time vermelho conta com alimentos que possuem vitaminas A, C e as do complexo B, além de sais minerais, como ácido fólico, potássio e cálcio. Aqui entram tomate, caqui, melancia, goiaba, cereja, pimentão, morango e framboesa.

Roxos

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Fontes de vitamina B1, nutriente importante para o metabolismo da glucose, os alimentos roxos também contêm os famosos flavonoides. Uva, berinjela, amora, ameixa, figo, beterraba, jabuticaba e até o vinho fazem parte dessa categoria.

Essas delícias são ricas em ácido elágico e quercetina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos, retardam o envelhecimento e neutralizam as substâncias cancerígenas antes mesmo de elas atingirem os nossos códigos genéticos. "Os flavonoides contribuem para a manutenção da função cerebral adequada, melhoram o fluxo sanguíneo, retardam o envelhecimento das células e ainda possuem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, anticancerígenas, anti-hepatotóxica e atividades antimicrobiana e antiviral", frisa Anna Verano.

Verdes

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Espinafre, alface, agrião, abacate, couve, abobrinha, manjericão e pimentão. Esses e muitos outros alimentos verdes contêm micronutrientes valiosos para a saúde, como ferro, fósforo, clorofila, vitamina A e outras.

"O ferro é essencial para a boa estruturação sanguínea. Ele fortalece o sangue e combate a anemia e a desnutrição, eliminando o cansaço. O fósforo, por sua vez, ajuda no fortalecimento dos ossos e dos dentes", explica Bruno Ferrari.

"A vitamina A e a clorofila têm ação antibacteriana e cicatrizante, desintoxicam as células, combatem o crescimento de tumores e ajudam a proteger o coração, o cabelo e a pele", completa o médico.

Esses vegetais também possuem luteína e zeaxantina, dois antioxidantes poderosos que ajudam a retardar o processo de envelhecimento, combatendo os radicais livres, e a reduzir o risco de degeneração macular, doença responsável por causar cegueira.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade