Publicidade

Estado de Minas CORAÇÃO

O que pode causar morte súbita, como a do modelo Tales Cotta?

A morte do jovem, na passarela da São Paulo Fashion Week, causou preocupação


postado em 29/04/2019 14:52 / atualizado em 29/04/2019 17:41

O modelo mineiro Tales Cotta, de 25 anos, que morreu durante um desfile da São Paulo Fashion Week (SPFW)(foto: Facebook/Reprodução)
O modelo mineiro Tales Cotta, de 25 anos, que morreu durante um desfile da São Paulo Fashion Week (SPFW) (foto: Facebook/Reprodução)
O modelo mineiro Tales Cotta morreu repentinamente, no sábado (27), após passar mal durante um desfile da Semana de Moda de São Paulo, a São Paulo Fashion Week (SPFW). O corpo dele foi velado na manhã de hoje, na cidade de Manhuaçu, na Zona da Mata de Minas Gerais, entretanto, o Instituto Médico Legal ainda não divulgou a causa mortis do jovem, que tinha 25 anos.

Segundo a assessoria da SPFW, o modelo foi socorrido imediatamente após desmaiar na passarela. Em seguida, ele foi levado a um hospital, mas já teria chegado morto à unidade de saúde.

A mãe do modelo, Heloisa Cotta, afirmou, hoje, em entrevista à TV Globo Minas, que o filho tinha hábitos alimentares saudáveis, praticava atividades físicas e não tinha vícios, nem doenças crônicas diagnosticadas

Então, o que pode levar uma pessoa como Tales Cotta a morrer subitamente?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), problemas no coração, sobretudo a arritmia, são a principal causa de morte súbita.

A entidade estima que, no Brasil, 20 milhões de pessoas possuem a doença. Além disso, o país registra 320 mil mortes súbitas por ano.

Outro dado curioso divulgado pela Sobrac é que a maioria das pessoas que morrem subitamente são ativas e não possuem doenças crônicas, mas sofrem mal súbito por estresse ou outras situações de emoção extrema

O que é, e o que causa arritmia?

A arritmia, segundo o site da entidade, "é uma alteração que ocorre na geração ou na condução do estímulo elétrico do coração podendo provocar modificações no ritmo dos batimentos cardíacos". Quando essa alteração não é diagnosticada e tratada, pode levar a outros problemas cardíacos e à morte súbita, alerta a Sobrac.

Ocorre arritmia, basicamente, em dois casos, ambos causados por uma doença chamada miocardiopatia, de acordo com a entidade. O primeiro é quando o músculo do coração aumenta de tamanho; o outro é quando as células do coração morrem e são substituídas por células de gordura, sem relação com alimentação.

Como detectar a arritmia?

A frequência cardíaca normal é medida em bpm (batimentos por minuto), variando de 50 a 100 bpm. A arritmia pode ser detectada quando o coração de pessoa tem mais de 100 bpm ao praticar atividades físicas ou menos de 40 bpm em repouso, segundo a Sobrac.

Apesar de existirem aparelhos domésticos capazes de medir os batimentos cardíacos, o diagnóstico de arritmia, para ser realizado corretamente, deve ser feito por um médico.

Veja, abaixo, o que fazer ao se deparar com um caso de parada cardíaca (clique para ampliar)

(foto: Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac)/Reprodução)
(foto: Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac)/Reprodução)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade