Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Relatos de famosos revelam depressão por trás do sucesso

Artistas conhecidos como Whindersson Nunes, Ariana Grande e Sophie Turner fizeram diversos desabafos neste mês de abril


postado em 25/04/2019 13:00 / atualizado em 26/04/2019 15:26

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta cerca de 6% da população brasileira(foto: Pixabay)
A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta cerca de 6% da população brasileira (foto: Pixabay)
Muitas vezes acreditamos que uma pessoa bem sucedida tem a obrigação de ser feliz. Mas o mês de abril veio para lembrar que o sucesso não é sinônimo de felicidade. A primeira surpresa veio no dia 12, quando o comediante e youtuber Whindersson Nunes fez um desabafo no Twitter. "Eu não sinto tanta vontade de viver, me desculpe, eu precisava falar para alguém a não ser minha esposa que é incrível" e "vivo rodeado de abutres, urubus, cada um querendo a sua fatia do bolo" foram alguns dos tweets do artista. 

O humorista não foi a única pessoa que veio a público falar sobre a sua saúde mental. A cantora Ariana Grande, autora do hit "thank u, next", também usou as redes sociais para mostrar que não está bem. A artista postou um tweet dizendo que se sente vazia, que queria ter mais para dizer e usou os stories do Instagram para compartilhar imagens de exames que confirmavam o quadro de estresse pós-traumático na cantora. Em 2017, um atentado suicida na saída do show de Ariana em Manchester deixou 23 pessoas mortas e 139 feridas.

Outra famosa que assumiu ter depressão foi a atriz Sophie Turner, a Sansa Stark de Game of Thrones. Ela deu uma entrevista no dia 16 de abril sobre a relação entre a doença e o seu trabalho no seriado. Segundo a atriz, os comentários em redes sociais sobre a sua aparência e sua atuação nas primeiras temporadas de Game of Thrones fizeram com que a depressão dela se agravasse. Com o tempo, Sophie começou a se isolar durante as pausas da gravação e passou a se ver como atriz feia, gorda e ruim.

Embora todos estes artistas vivam momentos de sucesso na carreira, isso não quer dizer que eles estejam imunes a depressão. A professora do Departamento de Saúde Mental da UFMG, Izabela Guimarães Barbosa alerta que "não é porque a pessoa atinge o sucesso que ela não terá depressão, pois é uma doença que pode desenvolver em qualquer fase da vida". Na visão da psiquiatra, os comentários maldosos feitos nas redes sociais podem ter mais impactos em pessoas fragilizadas: "Se você está em um ônibus e pisam no seu pé, você sente dor mas ela passa. Mas se você tem uma unha encravada, essa dor dói muito mais, não é?". 

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta 322 milhões de pessoas no mundo. Ela produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda e pela perda de vontade de realizar as tarefas do dia a dia. "A mente de uma pessoa com depressão está sempre cansada, exatamente por ser um quadro psiquiátrico onde o cansaço pode ser interpretado como uma exaustão da própria pessoa. Não é tirando férias que isso vai passar, é através da procura do tratamento certo", diz a professora.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade