Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

É possível beber de uma forma menos prejudicial?

Especialista dá dicas para minimizar os problemas causados pelo álcool


postado em 08/05/2019 17:40 / atualizado em 08/05/2019 17:50

Professor alerta que o ideal é jamais beber, mas, para quem já bebe, é possível evitar problemas relacionados ao álcool(foto: Pixabay)
Professor alerta que o ideal é jamais beber, mas, para quem já bebe, é possível evitar problemas relacionados ao álcool (foto: Pixabay)
É consenso que a ingestão de bebidas alcoólicas prejudica a saúde, podendo, inclusive, causar problemas psicológicos. Entretanto, o consumo de álcool é aceitável socialmente e muito popular na maior parte do mundo, o que causa preocupação a entidades médicas e órgãos governamentais.

Os principais problemas associados ao álcool vão desde enfermidades como hipertensão, cirrose e tuberculose a conflitos sociais e familiares, muitas vezes motivando violência doméstica, acidentes de trânsito e, até mesmo, suicídio.

Quem faz esse alerta é Alfredo Pina Oliveira, especialista em práticas de promoção à saúde e professor de Enfermagem da Univeritas: "Comprovadamente, o consumo do álcool está fortemente relacionado com cerca de 200 tipos de doenças, lesões resultantes de violência e acidentes de trânsito e morte", diz o especialista. 

No entanto, ele pondera que os riscos dependem de diversos fatores, como, por exemplo, a quantidade de álcool consumida, padrão de consumo, vulnerabilidade (genética, psicológica e social), presença de doenças prévias ou uso de medicamentos.

Neste sentido, o professor ressalta que corpo humano leva de uma a três horas para metabolizar uma dose de álcool, e esse tempo é maior em pessoas que apresentam menor quantidade de enzimas ou menor quantidade de água no organismo, como mulheres e indivíduos que possuem problemas de saúde ou fazem uso de determinados remédios. 

Mas, além disso, existem outros fatores que também merecem atenção, segundo o especialista. Ele destaca, por exemplo, os perigos ocultos nos diversos elementos presentes nas bebidas alcoólicas, incluindo produtos tóxicos que podem estar presentes nas bebidas de má qualidade. Exemplo disso é o metanol, que em casos extremos pode até levar à morte.

Sendo assim, será que é possível beber de uma forma menos prejudicial?

Alfredo Pina Oliveira recomenda que o ideal é jamais consumir bebidas alcoólicas, mas, para quem para quem já consome, algumas dicas podem ajudar a evitar ou reduzir os prováveis danos causados por essas substâncias. "O álcool é processado no organismo mais lentamente do que é absorvido. Sendo assim, além da quantidade total de álcool ingerida, é importante controlar a velocidade do consumo, pois isso que pode aumentar o impacto negativo da substância nos órgãos e sistemas do corpo", explica. 

Confira outras dicas do especialista:

  • Em caso de algum problema de saúde e/ou uso de medicamentos, consulte um médico para saber sobre as contraindicações, as possíveis interações e os riscos relacionados ao consumo do álcool

  • Consuma bebidas legalizadas ou de procedência adequada, beba com moderação e jamais dirija após beber

  • Hidratar-se enquanto bebe é essencial. Alimentos ricos em carboidratos e pobres em gorduras também podem ajudar na metabolização álcool

  • Observe seu comportamento durante e depois do consumo de álcool, fique atento a sinais de efeitos negativos a sua saúde física, mental, social e financeira



Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade