Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Dor nas costas nem sempre é sinal de problema na coluna

Especialista alerta que condições de saúde relacionadas ao pulmão, fígado e coração também podem irradiar na região lombar


postado em 20/02/2020 14:11

Apesar de serem muito comuns, nem sempre as dores sentidas nas costas estão relacionadas aos problemas ortopédicos(foto: Pixabay)
Apesar de serem muito comuns, nem sempre as dores sentidas nas costas estão relacionadas aos problemas ortopédicos (foto: Pixabay)
A dor na coluna afeta mais de 20 milhões de brasileiros e está entre as principais causas de ausência ao trabalho e de afastamentos pela Previdência Social, liderando as aposentadorias por invalidez. As lombalgias também ocupam segundo lugar entre as queixas que chegam aos consultórios médicos. Os números mostram como a situação clínica afeta de forma relevante a qualidade de vida dos brasileiros.

O médico do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia (NOT) e especialista em coluna, Daniel Oliveira. Segundo ele, condições de saúde relacionadas ao pulmão, fígado, coração também podem irradiar na região lombar e por isso é importante que o paciente seja submetido a uma investigação criteriosa para chegar ao correto diagnóstico e tratamento(foto: Violeta Andrada/Encontro)
O médico do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia (NOT) e especialista em coluna, Daniel Oliveira. Segundo ele, condições de saúde relacionadas ao pulmão, fígado, coração também podem irradiar na região lombar e por isso é importante que o paciente seja submetido a uma investigação criteriosa para chegar ao correto diagnóstico e tratamento (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Segundo pesquisa do IBGE 18,5% da população sofre com dores crônicas na coluna. Mas é preciso atenção. Apesar de serem muito comuns, nem sempre as dores sentidas nas costas estão relacionadas aos problemas ortopédicos, alerta o médico do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia (NOT) e especialista em coluna, Daniel Oliveira. "Dores nos rins, cólica menstrual, endometrioses, até mesmo infartos podem provocar dores nas costas", explica.  Segundo o médico, condições de saúde relacionadas ao pulmão, fígado, coração também podem irradiar na região lombar e por isso é importante que o paciente seja submetido a uma investigação criteriosa para chegar ao correto diagnóstico e tratamento.

Mau jeito

As dores na coluna têm origens muito diversas. As lombalgias podem ser causadas por esforços físicos, sobrecargas que levam a contraturas da musculatura, o conhecido "mau jeito". Também podem ter origens genéticas e hereditárias, como as artroses. A postura inadequada, o excesso de peso corporal é outra razão de sobrecarga que provoca  dores na coluna,  impedindo as atividades diárias.

Cirurgias avançadas

As dores na coluna podem ser tratadas com medicação e fisioterapia. "Esses são os tratamentos conservadores", diz Daniel Oliveira. O médico  explica que quando os casos se agravam pode ser necessário a intervenção cirúrgica. A boa notícia é que esses procedimentos tiveram grande evolução e muitos são minimamente invasivos. Algumas intervenções já podem ser feitas por meio de endoscopia da coluna, com alta médica no mesmo dia.  Um exemplo de cirurgia minimamente invasiva são as intervenções para tratar as hérnias, situação que ocorre na coluna quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição podendo resultar em dor ou fraqueza de um braço ou perna. As hérnias de disco provocam dificuldades para carregar objetos mais pesados, de locomoção, o que leva ao afastamento do trabalho. Nos procedimentos minimamente invasivos os pacientes ficam  conscientes durante a cirurgia.

Como prevenir dores na coluna

A rotina de atividade física é muito importante na prevenção das dores e manutenção de uma boa saúde. A atividade física três vezes por semana vai ajudar a fortalecer a musculatura que protege a região, já o contrário, uma musculatura fraca,  gera sobrecarga.  Daniel Oliveira compara a  estrutura do corpo a uma tenda de circo, onde o mastro central representa a coluna e os cabos de aço que seguram a tenda, seriam a musculatura. "Quanto mais firmes forem os cabos de sustentação, mais segura será a estrutura da tenda."

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade