Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Oito alimentos que combatem a sensação de cansaço

O que você come pode interferir na sua disposição durante o dia. Consumir abacate, grãos integrais e couve, por exemplo, pode ajudar a evitar a fadiga


postado em 09/03/2020 23:21 / atualizado em 10/03/2020 14:48

De acordo com a nutricionista americana Liora Bels, o abacate reduz o colesterol ruim, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro, fator que ajuda a evitar o cansaço(foto: Pixabay)
De acordo com a nutricionista americana Liora Bels, o abacate reduz o colesterol ruim, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro, fator que ajuda a evitar o cansaço (foto: Pixabay)
Trabalho, estudos, filhos, tarefas e problemas do cotidiano. São muitos os fatores que podem nos deixar completamente exaustos. Mas, às vezes, bate aquela sensação de cansaço extremo ainda no início da semana ou bem naquele sábado que você acordou tarde e passou boa parte do dia de pernas pro ar.

Nos casos em que a fadiga não tem um motivo evidente, o problema pode estar nos hábitos alimentares, de acordo com a nutricionista e escritora americana Liora Bels, especialista em bem-estar e consultora do aplicativo fitness Freelitcs, um dos mais baixados desse segmento nas lojas virtuais Play Store (Android/Google) e App Store (iOS/Apple).

Por isso, ela indica oito alimentos que combatem o cansaço. Confira:

1) Abacate

De acordo com Liora Bels, apesar de muita gente o rejeitar por ser muito calórico, o abacate possui alto teor de gordura saudável, incluindo ácidos graxos, como os ômegas 3 e 6. Deste modo, o abacate ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, aumentando o fluxo de sangue que vai para o cérebro, diminuindo a exaustão.

2) Maçã

Rica em frutose - um tipo de açúcar encontrado nas frutas -, a maçã ajuda a te deixar mais disposto exatamente por esse motivo. Afinal, os açúcares são as principais fontes de energia do corpo. "Comer uma maçã não vai te dar o mesmo impulso que tomar uma xícara de café, mas ela ajuda a fornecer carga energética constante para o corpo", diz a especialista.

3) Grãos integrais

Segundo Liora Bels, os grãos integrais (ou germinados), como aveia e trigo, fornecem carboidratos saudáveis - aqueles que o corpo quebra lentamente para converter em energia. Deste modo, o organismo fica abastecido durante todo o dia, reduzindo as chances de cansaço, ao contrário do que acontece com outros tipos de açúcares, que causam apenas um pico energético no corpo. Além disso, ela destaca que esses grãos facilitam a abssorção de vitaminas B e C, e ácido fólico, essenciais para manter a saúde em dia.

4) Macadâmia

"Nozes e sementes, como a Macadâmia, possuem grande concentração de macronutrientes essenciais para evitar o cansaço, como proteínas, carboidratos e gorduras boas", diz a nutricionista.

5) Mirtilo

Alimento capaz de, até mesmo, melhorar as funções cerebrais, o mirtilo é uma ótima fonte de manganês, de acordo com Liora Bels. Ela explica que esse elemento químico desempenha um papel importante no metabolismo, que, quando equilibrado, diminui as chances de exaustão.

6) Matcha

Broto da Camellia sinensis, planta que dá origem aos chás verde, vermelho, preto e branco, o matcha ajuda a combater o cansaço porque possui boa concentração de minerais, antioxidantes e aminoácidos, de acordo com a nutricionista.

7) Macarrão shirataki

Esse tipo de massa japonesa é ideal para ser consumido no almoço segundo a especialista americana, porque ele é composto por 97% de água e tem baixo teor de carboidratos, evitando a famigerada sensação de fadiga vespertina.

8) Couve

Um dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros, a couve é repleta de ferro, nutriente que, quando em baixo nível no organismo, leva à sensação de cansaço, conforme ressalta Liora Bels.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade