Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Uso da telemedicina no Brasil é ampliado pelo Conselho Federal de Medicina

Presidente do CRM-MG explica mudança. Orientação é que pacientes procurem atendimento médico remoto e evitem ir a hospitais e consultórios


postado em 23/03/2020 15:00 / atualizado em 23/03/2020 15:16

De acordo com a presidente do CRM-MG, Cláudia Navarro, ao aumentar o uso da telemedicina, o intuito do CFM é auxiliar a população durante a crise causada pelo novo coronavírus(foto: Pixabay)
De acordo com a presidente do CRM-MG, Cláudia Navarro, ao aumentar o uso da telemedicina, o intuito do CFM é auxiliar a população durante a crise causada pelo novo coronavírus (foto: Pixabay)
Durante a pandemia do novo coronavírus, o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou o uso de três ferramentas de teleatendimento no Brasil. O ofício foi enviado ao Ministério da Saúde na última quinta-feira (19), e amplia resolução anterior relativa à prática da medicina feita de forma remota.

O ofício aborda três formas diferentes de teleatendimento que podem ser realizadas atualmente. A primeira é a teleorientação, em que o médico dá informações ao paciente sobre sintomas, avalia se ele pode ficar em casa, se deve procurar pronto atendimento ou ir ao consultório. A segunda é o telemonitoramento, ou seja, acompanhamento remoto dos sintomas, para um caso em que o paciente já está sendo atendido. Por fim, existe a teleinterconsulta, que é a discussão entre médicos de um caso.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, a médica ginecologista Cláudia Navarro, a pessoa pode procurar o médico de referência, de quem já é paciente, para tentar ter informações. E há também teleatendimentos realizados pelas operadoras de saúde, via sites e aplicativos (com consultadas online e orientações pela internet e telefone). Cláudia alerta que o intuito dessa resolução é auxiliar a população neste momento de crise. "Quando falamos de teleatendimento, não se trata daquele paciente que está há um ano com dor no joelho e vai procurar orientação. Estamos falando da crise de coronavírus, e de ajudar o paciente sem que ele saia de casa, para poupá-lo e para evitar aglomerações", afirma.

De acordo com Cláudia, por ora, os médicos não irão receitar, atender consultas eletivas ou fazer pedidos de exames. "Isso é hoje", diz. "Pode ser que, mais para frente, o CFM solte resolução mais ampla", completa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade