Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Uso de produtos de limpeza por causa da Covid-19 pode provocar irritação nos olhos

Oftalmologista Eliane Lamounier explica como ocorre o problema e dá dicas para evitá-lo


postado em 27/06/2020 00:36 / atualizado em 29/06/2020 16:35

Os olhos têm sido prejudicados com a intensificação da limpeza em virtude da pandemia do novo coronavírus(foto: Pixabay)
Os olhos têm sido prejudicados com a intensificação da limpeza em virtude da pandemia do novo coronavírus (foto: Pixabay)
Uma das formas de se prevenir contra a Covid-19 é dar atenção especial à limpeza, seja das mãos seja da casa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, além do distanciamento social e do uso de máscaras, o uso do álcool em gel e a desinfecção de objetos e superfícies para reduzir a transmissão do novo coronavírus. Mas é preciso ter cuidado com esse cuidado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) soltou, no mês passado, uma nota técnica alertando sobre o "aumento da exposição tóxica por produtos de limpeza no Brasil desde o início da pandemia de Coronavírus". Segundo a agência, os Centros de Informação e Assistência Toxicológica receberam um aumento de até 33% no registro de casos de intoxicação envolvendo adultos entre os meses de janeiro e abril, quando comparado com o mesmo período de anos anteriores.

A oftalmologista Eliane Lamounier:
A oftalmologista Eliane Lamounier: "No consultório, tenho observado um aumento de casos de irritação por exposição tóxica a produtos de limpeza, que na maior parte são por causa dos gases nocivos que evaporam" (foto: Encontro/Arquivo)
E os olhos têm sido prejudicados com essa intensificação da limpeza. "No consultório, tenho observado um aumento de casos de irritação por exposição tóxica a produtos de limpeza, que na maior parte são por causa dos gases nocivos que evaporam", diz Eliane Lamounier, médica oftalmologista com especialização e doutorado em cirurgia plástica ocular. É preciso ficar atento a sintomas como olhos mais vermelhos, com ardor e coceira, além de dor de cabeça. Normalmente, esses sintomas vão melhorar ao não expor mais os olhos aos gases. Mas, se persistiram, é importante procurar um oftalmologista. Eliane diz que alguns cuidados simples são não misturar produtos, como água sanitária com alvejante ou mesmo com vinagre, deve-se sempre ler o rótulo do produto – e seguir as instruções – e, se possível, usar óculos de proteção na hora de fazer a limpeza. Manter os olhos lubrificados também é essencial.

É claro que merecem mais atenção e são mais perigosos os casos em que os produtos químicos entram em contato com os olhos. E essas ocorrências também vêm aumentando durante esse período de enfrentamento da Covid-19. "Os produtos químicos em contato com os olhos e com as pálpebras causam queimaduras que produzem danos importantes. Apesar de serem mais comuns casos de irritação ocular com ardor, vermelhidão, coceira e sensação de corpo estranho e/ou aspereza da pele, esses produtos muitas vezes causam lesões graves, inclusive com redução permanente da visão de um dos olhos ou dos dois", diz Eliane. Ela explica que a gravidade das lesões tem relação com o produto e o tempo de contato. Os acidentes mais comuns acontecem com álcool, ácidos de limpeza, acetona, soda cáustica e água sanitária. Se houver contato dos olhos com algum produto químico é importante realizar lavagem com água corrente tratada por 5 a 10 minutos. Na sequência deve-se procurar uma avaliação oftalmológica de urgência. "Nunca se deve aplicar ou pingar qualquer produto sem orientação médica", afirma Eliane.

Confira algumas dicas da Anvisa de como tratar os produtos de limpeza:

  • Manter os produtos fora do alcance de crianças e animais, pois podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade, e causar acidentes graves

  • Evitar o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados

  • Supervisionar as crianças, não permitindo que acessem ambientes aonde tais produtos são armazenados

  • Não deixar detergentes e produtos de limpeza em geral debaixo da pia ou em chão de banheiro

  • Ler e seguir as instruções descritas no rótulo do produto

  • Evitar a mistura de produtos químicos

  • Garantir ventilação adequada quando for manusear o produto

  • Inutilizar embalagens vazias dos produtos, pois elas sempre ficam com resíduos (restos). Jogue fora as embalagens vazias, de preferência em sistema de coleta seletiva (separadas de outros lixos)

  • Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito e tenha sempre disponível o número 0800-722-6001 do Centro de Intoxicações (CIATox)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade