Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

É seguro ir ao dentista durante a pandemia do novo coronavírus?

Pacientes devem estar atentos ao cumprimento de normas de segurança. Profissionais da odontologia redobram protocolos e uso de equipamentos


postado em 07/09/2020 23:59 / atualizado em 08/09/2020 00:08

Atendimento com segurança reforçada para evitar contaminação pelo novo coronavírus durante as consultas odontológicas(foto: Carlito Costa/Divulgação)
Atendimento com segurança reforçada para evitar contaminação pelo novo coronavírus durante as consultas odontológicas (foto: Carlito Costa/Divulgação)
Muitas pessoas interromperam diversos tratamentos de saúde devido à chegada da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, as principais entidades médicas brasileiras alertam que esse comportamento não é recomendado devido ao risco de agravamento de problemas, e até mesmo casos simples podem se tornar complexos. Ao contrário do que se pode imaginar, a  necessidade de prosseguir com as connsultas vale também para idas ao dentista.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforça que os atendimentos podem e devem ser realizados, em conformidade com as normas de biossegurança, concebidas por órgãos oficiais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e a própria entidade. Instruções essas que, segundo o CFO, foram amplamente divulgadas aos crurgiões-dentistas que atuam no Brasil.

Entretanto, o conselho pondera que as consultas e tratamentos de rotina devem ser retomadas de acordo com as realidades locais do país, e que o cirurgião-dentista é o profissional indicado para avaliar cada caso. Em Minas Gerais, o Conselho Regional de Odontologia lembra que os serviços odontológicos são considerados essenciais e por isso estão funcionando normalmente no estado.

Profissionais da área aprovam os protocolos e reafirmam que os pacientes podem se sentir tranquilos, mesmo em meio à crise de saúde. "Não existe lugar mais seguro que um consultório. Os conselhos elaboraram e publicaram resoluções com novas normas e orientações de biossegurança que devem ser seguidos por causa da pandemia. Sempre trabalhamos com luvas, máscaras, óculos de proteção e todos equipamentos necessários para garantir segurança. Estamos tomando todos os cuidados para proteger a nossa equipe e os pacientes", diz a cirurgiã-dentista Ana Tereza Cardoso Nunes, da Santa Amélia Odontologia, de Belo Horizonte.

Ela ressalta que outras ações realizadas nos consultórios ajudam a garantir a segurança de quem procura uma consulta odontológica, como: atendimento somente com agendamento prévio para evitar aglomerações; reorganização das salas de espera para manter o distanciamento entre as pessoas; disponibilidade de álcool em gel em todos os espaços, inclusive na entrada, e medição da temperatura dos pacientes, além de manter os ambientes ventilados.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade