De acordo com levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), realizado entre novembro de 2019 e março deste ano, os números do atendimento domiciliar de saúde no Brasil chamam a atenção. Mais 100 mil profissionais atendem cerca de 292 mil pacientes em home care atualmente. Líder nesse segmento, a Home Doctor acaba de chegar a Belo Horizonte, com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros. Em entrevista em vídeo que abre esta reportagem, o diretor executivo Claudio Flauzino, conta que o serviço vem se mostrando fundamental no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. "Desde março, registramos um aumento de 20% no número de pacientes", diz. E não apenas por casos do novo coronavírus. "Atendemos muitas pessoas que precisaram deixar o hospital ou preferiram não ir a um centro médico nesse momento." Esse atendimento ajudou a aumentar a capacidade nacional de leitos, o que foi essencial, principalmente no pico da pandemia. Com indicação clínica, até casos mais complexos, como os de pacientes que necessitam de respirador artificial podem ser atendidos em casa. "No hospital, o paciente se adequa às regras do hospital. Na residência, o atendimento é que se molda à rotina e à realidade do paciente", afirma a gerente comercial da Home Doctor, Flávia Canuto. "Estar em casa, ao lado de amigos e familiares, muitas vezes é essencial para o sucesso do tratamento e da reabilitação".
De acordo com levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), realizado entre novembro de 2019 e março deste ano, os números do atendimento domiciliar de saúde no Brasil chamam a atenção. Mais 100 mil profissionais atendem cerca de 292 mil pacientes em home care atualmente. Líder nesse segmento, a Home Doctor acaba de chegar a Belo Horizonte, com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros. Em entrevista em vídeo que abre esta reportagem, o diretor executivo Claudio Flauzino, conta que o serviço vem se mostrando fundamental no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. "Desde março, registramos um aumento de 20% no número de pacientes", diz. E não apenas por casos do novo coronavírus. "Atendemos muitas pessoas que precisaram deixar o hospital ou preferiram não ir a um centro médico nesse momento." Esse atendimento ajudou a aumentar a capacidade nacional de leitos, o que foi essencial, principalmente no pico da pandemia. Com indicação clínica, até casos mais complexos, como os de pacientes que necessitam de respirador artificial podem ser atendidos em casa. "No hospital, o paciente se adequa às regras do hospital. Na residência, o atendimento é que se molda à rotina e à realidade do paciente", afirma a gerente comercial da Home Doctor, Flávia Canuto. "Estar em casa, ao lado de amigos e familiares, muitas vezes é essencial para o sucesso do tratamento e da reabilitação".