Publicidade

Estado de Minas VISÃO

Lentes de contato noturnas corrigem a miopia durante o dia

Recurso chamado ortoceratologia (ou ortho-k) modela os olhos ao dormir, melhorando a visão ao acordar


postado em 28/10/2021 09:51 / atualizado em 28/10/2021 15:03

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
Alguns hábitos da vida contemporânea estimulados pelas novas tecnologias têm afetado a saúde ocular. Hábitos esses que foram intensificados na pandemia, em parte pelo estudo remoto e pelo home office. O uso excessivo de telas (celulares e tablets) exige que, automaticamente, nossa visão de perto seja mais demandada, acentuando problemas como as ametropias, que são distúrbios visuais decorrentes da focalização inadequada da luz que chega à retina. Ademais, o fato de piscar menos ao utilizar smartphones e outros dispositivos eletrônicos pode piorar a Síndrome do Olho Seco.

Entre as ametropias, o tipo que mais tem sido impactado pelo foco constante nas telas é a miopia, o que vem sendo relatado em pesquisas científicas. "A miopia nunca progrediu tanto como agora. Para tratá-la, existem alternativas convencionais, como o uso de óculos e lentes de contato, mas uma tecnologia ainda pouco falada tem despertado mais interesse por ser bastante simples e um recurso capaz de regredir a condição: chama-se ortoceratologia - ortho-k", descreve o oftalmologista do Instituto de Olhos Minas Gerais, Leonardo Gontijo.

O oftalmologista Leonardo Gontijo, do Instituto de Olhos Minas Gerais(foto: Lett Souza/Divulgação)
O oftalmologista Leonardo Gontijo, do Instituto de Olhos Minas Gerais (foto: Lett Souza/Divulgação)
Segundo o especialista, a ortoceratologia não é exatamente uma novidade, mas sua técnica evoluiu nos últimos anos e suas lentes atuais são mais refinadas. "O método consiste em usar essas lentes exclusivamente durante o sono, enquanto tocam de maneira suave a córnea, fazendo com que o epitélio (camada superficial da córnea de alta capacidade de regeneração) seja facilmente deslizado e fique mais fino no centro e mais grosso na periferia, criando uma lente negativa. Esse mecanismo modifica o ângulo de formação da imagem dentro do globo ocular. Ao acordar, essa nova "modelagem" que os olhos ganham permite que o usuário passe o dia todo livre de lentes ou óculos. A partir de aproximadamente uma semana, o grau de miopia vai sendo corrigido, e assim progressivamente. A ortho-k é indicada para quem tem no máximo 8 graus", explica o médico.

O recurso é bem interessante para profissionais como bombeiros, policiais e atletas; quem não pode se submeter à cirurgia refrativa por ter a Síndrome do Olho Seco ou a córnea fina; intolerantes a lentes de contato gelatinosas e crianças a partir de 10 anos - idade em que já tem mais destreza, habilidade e melhor compreensão sobre os cuidados com seu uso.

Leonardo Gontijo frisa que para fazer o tratamento, o paciente passa por uma avaliação minuciosa, incluindo da córnea através de exames pentacam. "No dia seguinte ao primeiro uso das lentes, o indivíduo precisa voltar ao seu oftalmologista, com um segundo retorno após uma semana e outro depois de um mês de uso", afirma.

*Com informações da assessoria de comunicação do Instituto de Olhos Minas Gerais

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade