Publicidade

Estado de Minas AMAMENTAÇÃO

Liga do Tetê realiza atendimento multidisciplinar com valor solidário


postado em 12/12/2023 19:16

(foto: Luiza Braun/Unsplash)
(foto: Luiza Braun/Unsplash)
Amamentar é um ato singular, que proporciona para mãe e bebê uma conexão estreita de amor e confiança. O aleitamento materno é uma das etapas bem desafafiadoras e delicadas, que envolvem também cuidados com a saúde da mãe e do bebê principalmente nos primeiros meses pós-parto. 

Com o objetivo de promover o acesso a este e outros cuidados, a Liga do Tetê, grupo formado por uma equipe de multiprofissionais da saúde especializadas e atualizados em aleitamento materno, vai realizar em 16 de Dezembro o Dia D: Atendimento Solidário Multidisciplinar. O evento vai oferecer atendimento de saúde completo a um valor simbólico, de R$ 150, que inclui: consultoria de amamentação, avaliação fonoaudiológica, avaliação fisioterapêutica de pós parto, fisioterapia pediátrica, avaliação pediátrica e práticas integrativas.

"Poder passar pela avaliação multidisciplinar é de extrema importância para que mãe e bebê recebam o acolhimento necessário em cada uma das áreas especializadas no cuidado com a saúde em geral da criança e da puérpera. A pediatria atua nos cuidados que englobam o acompanhamento integral do desenvolvimento infantil, a consultora de amamentação presta todo apoio para que a lactante e o bebê obtenham sucesso durante todo o processo de aleitamento materno. A fonoaudióloga irá auxiliar na avaliação da mamada e da sucção do bebê, se existe algum problema no frênulo lingual ou outra disfunção oral. As fisioterapeutas irão, além de avaliar os bebês, irão acolher as mães, orientar quanto aos cuidados no pós parto, sobre  à distensão da musculatura, as dores, etc. "Nem sempre as famílias possuem conhecimento de que a mulher  necessita desta atenção no período gestacional e pós parto", explica a pediatra Melissa Lacerda, uma das especialistas que faz parte da Liga do Tetê e que vai atuar no Dia D.

O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois é no leite materno que estão todos os nutrientes necessários para a saúde dele. Além de nutrir, o aleitamento materno proporciona diversos benefícios para a criança, como: reduzir o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade na vida adulta, favorece o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala, bem como da respiração, e para a mãe, o ato de amamentar ajuda na prevenção contra câncer de mama e diabetes tipo 2; além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

Porém, nem todas as mães conseguem amamentar. Seja pelas dificuldades encontradas nos primeiros dias de vida do bebê, pelo excesso ou pela falta de leite ou de conhecimento, amparo e informação à respeito da amamentação; muitas mães deixam de alimentar seus bebês de forma natural.

Com o propósito de acolher e orientar gestantes e lactantes a entender e conhecer todos os benefícios da amamentação, a Liga do Tetê surgiu em Belo Horizonte por meio da dedicação de Ariane Guilherme, enfermeira e consultora em Lactação que junto a outras importantes profissionais da saúde trabalham incansavelmente para levar conhecimento e ajudar cada vez mais as  mães a não desistirem de amamentar. "Muitas vezes a falta de apoio, de acolhimento e até mesmo sem saber como ajudar, as famílias acabam desestimulando o aleitamento materno pelas dificuldades que, por ventura, esta mãe possar estar enfrentando e consequentemente sofrendo por não conseguir suprir as necessidades do bebê. Por isso, nosso papel como profissionais da saúde está voltado não só para as questões relacionadas à saúde e nutrição deste bebê, mas também  voltado as mães, com a mesma atenção, para que possam vivenciar o período da lactação com amor e leveza".

Dia Solidário de Atendimento Multidisciplinar
Data: 16/12/2023
Onde: Clínica Clarear
Endereço: Rua Cana Verde, 181, Liberdade, Belo Horizonte

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade