Estado de Minas VACINA

BH inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

A ação vai até 31 de outubro e oferece todos os imunizantes do SUS em 153 centros de saúde da capital; covid-19 e BCG seguem em locais de referência


postado em 06/10/2025 09:30 / atualizado em 06/10/2025 09:36

Antes da aplicação, cada caso será avaliado pelas equipes de saúde, que vão verificar a situação vacinal e indicar as doses necessárias(foto: Rodrigo Clemente/PBH )
Antes da aplicação, cada caso será avaliado pelas equipes de saúde, que vão verificar a situação vacinal e indicar as doses necessárias (foto: Rodrigo Clemente/PBH )
A Prefeitura de Belo Horizonte começou, nesta segunda-feira (6), a Campanha de Multivacinação que busca atualizar o cartão de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A mobilização, que segue até o dia 31 de outubro, pretende reduzir a incidência de doenças que podem ser evitadas por meio da imunização.

As vacinas estão disponíveis em todos os 153 centros de saúde da capital e também no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no portal da prefeitura.

De acordo com a PBH, entre os imunizantes aplicados estão os que integram o calendário de vacinação do SUS, como os que protegem contra rotavírus, poliomielite, meningite ACWY, pneumonia, hepatites A e B, HPV, febre amarela, dengue, gripe e tríplice viral, além da pentavalente.

As vacinas contra covid-19 e BCG, por sua vez, continuam sendo ofertadas apenas em locais de referência.

Antes da aplicação, cada caso será avaliado pelas equipes de saúde, que vão verificar a situação vacinal e indicar as doses necessárias conforme a faixa etária. Por isso, é fundamental que pais, mães ou responsáveis compareçam com a caderneta de vacinação, além de um documento de identificação com foto e CPF.

Segundo a prefeitura, todas as vacinas aplicadas em Belo Horizonte são distribuídas pelo Ministério da Saúde e repassadas ao município pelo governo estadual. A PBH é responsável pela aplicação das doses destinadas ao público-alvo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação