
A vacina é gratuita e aplicada em dose única para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Conforme orientações do Ministério da Saúde, o município também disponibiliza temporariamente o imunizante para jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose. Essa ampliação segue válida até dezembro.
“É uma vacina muito segura e eficaz. Estudo recente, conduzido pela Fiocruz, mostrou que a imunização reduziu em 58% os casos de câncer do colo do útero e em 67% as lesões pré-cancerosas graves. Então, essa é uma grande oportunidade para pessoas de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizadas atualizarem o cartão de vacinação e se protegerem”, destaca Paulo Roberto Lopes Corrêa, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacinação. Menores de 16 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais no momento da aplicação.
Os endereços e horários de funcionamento dos centros de saúde podem ser consultados online, no portal da Prefeitura de Belo Horizonte.