Estado de Minas SUS

Santa Casa BH inaugura primeiro centro público voltado ao autismo

Unidade atenderá crianças e adolescentes de BH pelo SUS, com foco no diagnóstico e tratamento do TEA em espaço de 1.700 m² e equipe multidisciplinar


postado em 17/10/2025 08:45 / atualizado em 17/10/2025 08:58

Um dos diferenciais do novo centro é que, além de oferecer tratamento a casos já confirmados, ele também realizará diagnósticos de crianças e adolescentes com suspeita de autismo(foto: Reprodução/Site Santa Casa BH)
Um dos diferenciais do novo centro é que, além de oferecer tratamento a casos já confirmados, ele também realizará diagnósticos de crianças e adolescentes com suspeita de autismo (foto: Reprodução/Site Santa Casa BH)
Belo Horizonte inaugura, no dia 27 de outubro, o primeiro centro público da cidade voltado exclusivamente ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Vinculado à Santa Casa BH, o Centro de Autismo Cidade do Amanhã funcionará no bairro Santa Efigênia, em um prédio de quatro andares e 1.700 m².

O atendimento será destinado exclusivamente a pacientes de 0 a 18 anos encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, com prioridade para o público entre 5 e 9 anos — faixa etária que concentra a maior incidência de casos. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, 2,4 milhões de brasileiros afirmaram ter recebido diagnóstico de TEA por um profissional de saúde. Em Minas Gerais, são cerca de 229 mil pessoas.

Um dos diferenciais do novo centro é que, além de oferecer tratamento a casos já confirmados, ele também realizará diagnósticos de crianças e adolescentes com suspeita de autismo, ampliando o acesso à avaliação especializada pelo SUS.

A equipe multidisciplinar contará inicialmente com neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e enfermeiros. Profissionais como nutricionistas, psicopedagogos e fisioterapeutas serão incorporados nas fases seguintes.

O espaço terá 13 consultórios médicos e multidisciplinares, duas salas de integração sensorial, quatro salas de teleconsulta, uma sala de urgência e uma área para atividades de vida diária (AVDs).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação