Estado de Minas RECONHECIMENTO

Origen BH é a primeira clínica de MG a receber acreditação ONA nível 2

Clínica de reprodução assistida conquista selo Acreditado Pleno, que atesta segurança, qualidade assistencial e gestão integrada dos processos


postado em 16/12/2025 07:48 / atualizado em 16/12/2025 07:50

Diretor da Clínica Origen BH, Marcos Sampaio. (foto: Divulgação)
Diretor da Clínica Origen BH, Marcos Sampaio. (foto: Divulgação)
Ao completar 30 anos em 2025, a Origen BH alcança um marco inédito em Minas Gerais ao se tornar a primeira clínica de reprodução assistida do estado a obter a Acreditação ONA nível 2 – Acreditado Pleno. Com a certificação, a instituição passa a ser a única no estado a ter todos os processos do tratamento de reprodução assistida reconhecidos como seguros, com controle sistemático de riscos e prevenção de falhas.

A acreditação é concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e atesta que a clínica atende a critérios rigorosos de qualidade e segurança assistencial. O processo envolve uma avaliação detalhada realizada por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), além de uma equipe de avaliadores habilitados pela própria ONA. Durante a análise, são verificados aspectos como gestão organizacional, qualidade da assistência prestada, segurança do paciente e integração entre os processos internos, conforme os padrões estabelecidos pelo Manual Brasileiro de Acreditação.

“Essa conquista é um marco para a história da Origen BH, que completa 30 anos em 2025, e significa que a jornada do paciente dentro da nossa clínica está cada vez mais segura e com alto nível de excelência em cada etapa que envolve o tratamento de reprodução assistida. Oferecemos uma tecnologia de ponta para os nossos pacientes dentro de um ambiente extremamente seguro e, ao mesmo tempo, acolhedor e humanizado”, comemora o diretor da Clínica Origen BH, Marcos Sampaio.

Segundo a Organização Nacional de Acreditação, a certificação tem validade de dois anos e será acompanhada por visitas periódicas de manutenção realizadas por avaliadores da entidade. O superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, ressalta o caráter do processo. “A acreditação da Clínica Origen BH é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, informa Cruz.

De acordo com a Origen BH, a certificação reflete um trabalho contínuo de aprimoramento dos protocolos clínicos e administrativos, com foco na segurança do paciente. Marcos Sampaio acrescenta que a equipe segue empenhada em desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, reforçando o compromisso com a excelência técnica e científica aliado ao atendimento humanizado.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação