Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Mario Vrandecic é homenageado no prêmio 100 Mais Influentes da Saúde da Década

Fundador do Biocor Instituto, médico morto em 2019 é lembrado por sua contribuição ao setor em evento on-line


postado em 01/07/2021 17:20

Siga a Encontro no Twitter @encontrobh

(foto: Biocor/Arquivo)
(foto: Biocor/Arquivo)
Em cerimônia on-line, o médico Mario Vrandecic, morto em 2019 aos 76 anos, recebeu homenagem póstuma do grupo Mídia. Vrandecic foi escolhido um dos "100 Mais Influentes da Saúde da Década", por suas importantes contribuições ao setor.

Boliviano de nascença (filho de mãe boliviana e pai croata) e mineiro de coração, Vrandecic se formou em medicina pela UFMG em 1965 e passou anos nos Estados Unidos se especializando. Ao voltar ao Brasil, se dedicou à pesquisa. Desenvolveu uma válvula cardíaca que foi vendida para uma empresa norte-americana e é até hoje exportada. Com os fundos, conseguiu colocar em prática seu sonho, em 1985: fundar o Biocor, no mesmo local onde está hoje, no Vila da Serra.

Atualmente, o centro médico, que ocupa uma área de mais de 32 mil metros quadrados e tem 320 leitos, atua em mais de 40 especialidades, nas quais também realiza cirurgias de alta complexidade - ocupa uma área de mais de 32 mil metros quadrados e possui 320 leitos. Vrandecic também foi professor e lecionou por 32 anos na faculdade de medicina da UFMG.

"Sua vida, seu exemplo e sua dedicação à medicina, aos pacientes e à sociedade refletem no merecimento desta homenagem e como não poderia deixar de ser, dedicamos esta homenagem ao corpo clínico e colaboradores do Biocor Instituto", ressalta Erika Vrandecic, diretora do Biocor Instituto e filha de Mario Vrandecic.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade