
O prêmio destacou a contribuição de Ana Sanches para o fortalecimento das relações entre Brasil e Reino Unido, além do compromisso com práticas empresariais que unem inovação, responsabilidade socioambiental e geração de valor para as comunidades locais. A cerimônia também marcou as comemorações dos 200 anos das relações bilaterais entre os dois países e reuniu autoridades, líderes empresariais e representantes do setor mineral.
“Esse importante reconhecimento reforça meu compromisso com as pessoas e com uma mineração cada vez mais segura, sustentável e inovadora. Nosso trabalho no Brasil tem como foco gerar valor duradouro, respeitando o meio ambiente e promovendo oportunidades aos territórios. Sou muito grata a todo meu time pelo belo trabalho que estamos executando juntos e que me inspira a ser uma líder cada dia melhor, sempre guiada pelo propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Ana Sanches.
Para o presidente da Britcham, Fabio Caldas, a escolha de Ana reflete a relevância da atuação da executiva no setor e o fortalecimento da presença britânica no país. “O prêmio Personalidade do Ano Britcham é uma tradição que simboliza a força das relações entre Brasil e Reino Unido. Neste ano em que celebramos o bicentenário dos laços entre os dois países, a homenagem à Ana Sanches reconhece sua liderança à frente da Anglo American e sua contribuição para o fortalecimento da presença britânica no setor mineral brasileiro. É uma escolha que reflete o êxito empresarial e o compromisso com a inovação e a sustentabilidade que marcam essa parceria histórica”, destacou.
Mineira de Belo Horizonte, Ana Sanches é graduada em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Ciências Contábeis pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), com MBA em Finanças pelo Ibmec e cursos executivos na Harvard Business School, Columbia University e London School of Economics. Com quase 30 anos de carreira, ela acumula experiência em finanças, auditoria, planejamento estratégico e desenvolvimento de novos negócios.
Em dezembro de 2023, assumiu a presidência da Anglo American no Brasil e, desde fevereiro de 2024, preside também o Conselho Diretor do Ibram — cargos nunca antes ocupados por mulheres. Ana já foi nomeada duas vezes (2018 e 2024) como uma das mulheres mais influentes da mineração global pelo movimento Women in Mining (WIM) e, neste ano, recebeu também o prêmio Executiva de Valor, do jornal Valor Econômico, na categoria Metalurgia e Mineração.