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Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Nova Fiat Strada é ideal para quem está em busca de proximidade com a natureza


postado em 29/09/2020 18:25 / atualizado em 29/09/2020 18:29

A Nova Fiat Strada: picape compacta com jeito e espaço interno de média, repleta de conteúdo tecnológico e soluções de conectividade(foto: FCA/Divulgação)
A Nova Fiat Strada: picape compacta com jeito e espaço interno de média, repleta de conteúdo tecnológico e soluções de conectividade (foto: FCA/Divulgação)
Um dos dilemas a serem equacionados nesta era de pandemia, em função das mudanças de rotina que o novo normal impõe a todos, é a escolha do carro para a vida cada vez mais distante da cidade grande

Com a triste chegada da Covid 19, trancados em casa, longe de tudo e de todos, ficou evidente que manter distância das aglomerações é necessário como garantia de preservar a saúde.

A partir dessa conclusão ficou claro que as vantagens da vida em apartamentos urbanos e de estar fisicamente próximo do trabalho e do comércio pode não ser tão compensador assim. O novo normal acelerou e consolidou a prática das atividades on-line, o que tornou menos relevante a até então vantagem da proximidade física, principalmente em relação ao local de trabalho e compras. Foram muito reduzidas as necessidades de locomoção.

Com esse novo momento, os obstáculos da distância foram em grande parte eliminados pelas ferramentas da internet e o sonho de viver em uma casa no campo, perto da natureza e do ar puro tornou-se finalmente uma decisão viável para muitos.

O resultado foi a grande corrida para compra ou aluguel de casas em condomínios nos entornos dos grandes centros urbanos ou até mesmo nas mais distantes e bucólicas cidades do interior. Em um desses condomínios na Grande BH, antes da pandemia, 35 casas estavam, há tempos, vazias, à espera de um comprador ou inquilino. Hoje estão todas ocupadas com seus novos moradores, que trocaram a vida urbana pela vida do campo.

Casa nova, jardim, quintal, cachorros correndo no gramado, ar livre é agora um sonho viável e até aconselhável. As novas rotinas, no entanto, reduzem, mas não eliminam, a necessidade de locomoção. Agora é hora pensar qual é o melhor veículo para o novo estilo de vida.

Os parâmetros são outros com a versatilidade multiuso prevalecendo. O veículo ideal é aquele que, além de desempenhar o papel do automóvel urbano, para o leva e traz da família e das compras de supermercado, deve também atender às novas necessidades campestres: carregar as mudas de plantas para o jardim, a lenha da lareira, o material de construção das pequenas e constantes obras de manutenção da nova casa e transportar os pets, entre várias outras.

Perfeita para a cidade e para o campo: confortável no uso em todos os tipos de terreno(foto: FCA/Divulgação)
Perfeita para a cidade e para o campo: confortável no uso em todos os tipos de terreno (foto: FCA/Divulgação)
O novo carro deve também ser seguro (o uso em rodovias e estradas secundárias será intensificado nessa nova realidade), oferecer conforto aos ocupantes, e - disso ninguém abre mão - ser tecnologicamente atual e ter alto nível de conectividade. Isso tudo deve ser levado em conta e considerado em conjunto com a melhor relação custo-benefício.

Nesse novo contexto cai como uma luva o mais recente lançamento da FCA, a nova Fiat Strada, uma picape que oferece todos os atributos para atender com praticidade e racionalidade as exigências dos que trocaram a cidade grande pelo campo.

A Nova Fiat Strada chegou na hora certa. É uma picape compacta com jeito e espaço interno de média, repleta de conteúdo tecnológico e soluções de conectividade, confortável no uso em todos os tipos de terreno, com nível de segurança e desempenho adequados e com solução de design e estilo, inspirada na irmã Fiat Toro, que gera suspiros de admiração por onde passa. Mal chegada ao mercado, manteve a liderança em vendas no segmento de picapes compactas, que já era, há 20 anos, da geração anterior do modelo.

O projeto da Nova Fiat Strada foi feliz também pela oferta de soluções na medida certa, sem exageros e desperdícios, o que permitiu chegar a um preço final competitivo. São cinco as versões ofertadas, com preços sugeridos que variam de R$ 64.990 a R$ 82.290, o que amplia as possibilidades de escolha pelo que melhor atende as necessidades específicas de cada um e melhor cabe no bolso do comprador.

Versatilidade com segurança e economia

A Nova Fiat Strada é a primeira picape compacta cabine dupla com espaço adequado para o transporte de cinco ocupantes. Pensando nos eventuais apertos que toda picape em busca de aventura enfrenta, a Nova Fiat Strada vem equipada de série em todas as versões com E-locker - Controle de tração avançado (TC+), que possui uma tecla dedicada no console, solução que em situações de superfícies deslizantes transfere a tração para as rodas com o melhor nível de aderência. Trata-se de um sistema voltado para situações de off-road leve, que auxilia em manobras do veículo que se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. Ao ser acionado por meio do botão, o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h.

No campo da segurança a Nova Fiat Strada traz de série, para todas as versões, o sistema de controle de estabilidade e assistente de partida em rampa; quatro airbags na cabine dupla e faróis de LED (versão Volcano) tornam a Nova Strada o modelo mais seguro do segmento, garante a montadora.

Tecnologia e conforto: na versão top de linha, a Volcano, a Nova Fiat Strada conta com vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em LED e sensor de estacionamento(foto: FCA/Divulgação)
Tecnologia e conforto: na versão top de linha, a Volcano, a Nova Fiat Strada conta com vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em LED e sensor de estacionamento (foto: FCA/Divulgação)
No aspecto conectividade a Nova Fiat Strada incorpora o que há de mais avançado entre os equipamentos de infoentretenimento do mercado, com uma nova e amigável central multimídia Uconnect 7", com Apple CarPlay e Android Auto com projeção wireless, permitindo navegação via Waze e Google Maps; música (Streaming | MP3); reconhecimento de voz (Siri / Google Voice); leitura e resposta de mensagem "handsfree" para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário. É possível parear até dois smartphones.

Para impulsionar a Nova Strada, a Fiat escolheu dois motores que oferecem uma interessante relação entre a eficiência e o consumo. As versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cv a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina). Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.

A partir da versão Freedom, o motor é o 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro. Na experiência de nossa redação ao volante de uma Strada Volcano (motor 1.3 Firefly) abastecido com etanol, o consumo médio registrado no computador de bordo do veículo após 300 quilômetros percorridos em trechos urbanos e rodoviário foi de 8,9 km/litro. O fabricante informa que os motores 1.3 Firefly e o 1.4 Fire são os mais econômicos da categoria e os únicos com nota A de consumo pelo Inmetro.

Também a partir da versão Freedom a Nova Strada dispõe de direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5" de TFT, capota marítima e, entre outros itens, rodas de liga leve.

Com a Nova Strada e a picape Toro, a Fiat conta com os dois veículos mais vendidos do Brasil no segmento de comerciais leves. No importante segmento das picapes (12,9% dos veículos comercializados no país em 2019), os dois modelos somados colocaram a marca com 41,4% das vendas na categoria no ano passado. Isso significa que, de dez picapes vendidas no país, quatro são da fabricante instalada em Betim (MG). A grande demanda por picapes Fiat fez com que sua produção batesse o recorde de 1 milhão de unidades em 2014. Já são mais de 1,5 milhão de exemplares da Nova Fiat Strada vendidos até hoje e, no ano passado, o modelo bateu seu recorde histórico de vendas com 58,2% de participação no segmento.

O visual da Nova Fiat Strada, que enfatiza a robustez, é inspirado no aplaudido estilo da Toro e já é sucesso. Isso não quer dizer que não tenha personalidade própria. Seu projeto, com influência italiana, funcional e emocional ao mesmo tempo, leva a assinatura do FCA Design Center Latam do Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG). Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo.

A nova geração do Fiat Strada passou por renovação total que começa com a plataforma MPP, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da nova picape. Com 10% a mais em rigidez torcional, o modelo aumentou a resistência e durabilidade estrutural. Isso se deve à utilização de aços nobres em hot stamping e aços de alta e ultra alta resistência em 90% de sua base (under body). Por meio da plataforma MPP, também foi possível abrigar uma nova suspensão dianteira e traseira pensando na melhoria do conforto e da dirigibilidade do veículo. Há novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, e novo eixo traseiro.

O novo posicionamento da suspensão traseira permitiu o maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria. Os 1.059 mm entre as torres no compartimento de carga facilitam a acomodação de grandes volumes em sua caçamba: são 844 litros na cabine dupla e 1.354 litros na Cabine Plus. A capacidade de carga varia de 650 kg na versão para cinco ocupantes (cabine dupla) para até 720 kg na configuração de entrada.

Outro aspecto importante para um veículo do segmento das picapes é a altura do solo e o ângulo de entrada, que deve ser capaz de enfrentar estradas precárias e subir rampas mais radicais. A Nova Fiat Strada tem ângulo de entrada de 24 graus e a maior altura de solo da categoria (até 216 mm).

A movimentação de carga agora é facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola sem perder robustez, já que suporta cargas de até 400 kg. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo. O vão de carga também é modular e recebeu trilhos para acessórios da Mopar, como divisórias e cargo box, além de contar com quatro ganchos inferiores e superiores, que tornam o espaço preparado para diferentes funções. Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga. A utilização da plataforma MPP permitiu ainda outras melhorias, a exemplo do diâmetro de giro de apenas 10,7 m, o melhor da categoria.

Na versão top de linha, a Volcano, a Nova Fiat Strada conta com vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em LED e sensor de estacionamento. Oferece ainda itens como capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio), além dos pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, o cliente pode optar por exclusivas rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16).

A possibilidade de transportar até cinco ocupantes é outro diferencial da cabine dupla da Nova Fiat Strada. O banco traseiro foi projetado para acomodar até três passageiros adultos com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para todos. 
Internamente, a cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil para os mais variados usos. São lugares especiais para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais.

O projeto da Nova Fiat Strada pensou também em garantir baixo índice de ruído interno. A nova plataforma MPP permitiu a instalação de material fonoabsorvente, garantindo a absorção do ruído proveniente do motor 1.3 Firefly, que por si só já é silencioso e suave.

Os itens de segurança que acompanham a Nova Fiat Strada garantem uma boa avaliação da picape nesse aspecto. A estrutura reforçada foi testada no Safety Center da FCA Latam, em Betim, onde o veículo foi avaliado em crash tests convencionais, inclusive com um inédito teste de impacto lateral contra poste, informa o fabricante.

Além dos quatro airbags presentes de série nas versões de cabine dupla, o modelo dispõe de cintos de segurança frontais com pré-tensionadores e limitadores de carga, e bancos que protegem os ocupantes do efeito chicote (whiplash) na coluna cervical em acidentes.

A proteção para crianças conta com Isofix complementada por Top Tether, ancoragem superior que impede a rotação de cadeira infantil.

A evoluções recebidas continuam nas ofertas de pós vendas e acessórios desenvolvidos especialmente para o modelo pela Mopar. A garantia de fábrica, pela primeira vez na história do modelo, passa a ser de 3 anos, com a possibilidade de adquirir um dos planos da Garantia Adicional Fiat de 12 ou 24 meses, para chegar a até 5 anos de cobertura. Essas opções - plano Amplo, com mais de 10 mil itens de cobertura, e plano Motor e Câmbio, focado em itens essenciais - podem ser adotadas inclusive por clientes profissionais, uma exclusividade na categoria, informa o fabricante.

O plano de revisões da Nova Fiat Strada é, segundo a montadora, o mais competitivo do segmento. Nas versões com motor 1.3, por exemplo, o valor das três primeiras revisões é de R$ 1.284, 27,3% mais baixo que o da principal concorrente. Quando se analisa o trio de revisões iniciais das versões com propulsor 1.4, o custo total é de R$ 1.336, 22% a menos do que na mesma rival em versão equivalente.

Para os que fazem questão de personalizar seus carros, a Mopar preparou mais de 50 itens originais. Entre as novidades há estribos laterais, santantonio, engate para reboque, divisor de caçamba, suporte de bicicleta, bolsas de caçamba, suporte para escada e até suporte interno de estepe, para aproveitar ao máximo o espaço de carga da cabine Plus.

Opcionais e preços

A gama da Nova Fiat Strada dispõe de pacotes de opcionais para atender variados gostos do consumidor. A versão Endurance tem: Pack Worker (alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura); Pack Audio (rádio, autofalantes, porta USB frontal e volante multifuncional); e Pack Teck (central multimídia Uconnect 7", display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante, câmera de ré e sensor de estacionamento). A versão Freedom apresenta o seguinte pacote de opcionais: Pack Teck (central multimídia Uconnect 7", alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento). Já na Volcano todos os itens acima são de série. O único opcional são as rodas de liga leve 16 polegadas.

Confira como ficaram os preços sugeridos de lançamento da linha 2021 da Nova Strada*:

  • Endurance Cabine Plus 1.4 Fire MT5 - R$ 64.990

  • Endurance Cabine Dupla 1.4 Fire MT5 - R$ 75.990

  • Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly MT5 - R$ 71.990

  • Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 - R$ 79.290

  • Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 - R$ R$ 82.290

*Fonte: FCA - Fiat Chrysler Automóveis

De montadora a polo de desenvolvimento - Fiat Chrysler Automóveis (FCA) está em meio ao seu maior ciclo de investimento no Brasil e modernizou completamente o Polo Automotivo Fiat, em Betim

A Nova Fiat Strada é o primeiro resultado das 15 ações de produtos que a FCA - Fiat Chrysler Automóveis planeja implementar até 2024, entre novos modelos, renovações e séries especiais. Em Betim, a previsão é iniciar a produção de três novos modelos nas linhas de montagem a partir de 2020. O primeiro deles já chegou: a nova Fiat Strada. Os próximos marcarão a entrada da Fiat no segmento de SUVs (veículos utilitários esportivos), o que mais cresce no mercado brasileiro.

O FCA Design Center Latam: localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim, desenvolve projetos para as marcas Fiat, Jeep e RAM para a América Latina(foto: FCA/Divulgação)
O FCA Design Center Latam: localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim, desenvolve projetos para as marcas Fiat, Jeep e RAM para a América Latina (foto: FCA/Divulgação)
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) está em meio ao seu maior ciclo de investimento no Brasil e modernizou completamente o Polo Automotivo Fiat, em Betim, implantando novas áreas de desenvolvimento, que asseguram o domínio do ciclo completo de concepção, desenvolvimento, design, projeto, engenharia, teste e produção de veículos. Até 2024, os recursos direcionados ao Polo Automotivo Fiat chegarão a R$ 8,5 bilhões. É o maior investimento da FCA em Betim desde a inauguração da fábrica, em 1976. Entre as inovações estará uma nova fábrica de motores GSE Turbo, que levará Betim a ser o maior polo produtor de motores e transmissões da América Latina, com capacidade de produção de 1,3 milhão de unidades por ano a partir ainda de 2021.

Os investimentos no Polo Automotivo Fiat aceleram a inovação, criando áreas de desenvolvimento e aplicação de novas soluções, e impulsionam a transformação digital. O objetivo deste investimento é antecipar-se aos movimentos e demanda dos consumidores, que desejam veículos cada vez mais seguros e conectados, que lhes permitam interagir com o carro e seus pontos de interesse, podendo informar-se, divertir-se, conectar-se, comprar, pagar, navegar nos aplicativos.

A FCA possui 100% de autonomia tecnológica na América Latina para o desenvolvimento de novos veículos, com grande nível de qualidade e excelência. Inaugurado em julho de 2019, o Safety Center era a peça que faltava para o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli atingir a autonomia completa para projetar um veículo do início ao fim. Com mais de 50 laboratórios instalados em Minas Gerais, Pernambuco e Córdoba (Argentina), o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli reúne um time com cerca de 2 mil técnicos e engenheiros.

Uma das novas áreas implantadas foi o Safety Center. Inaugurado em 2019, foi peça fundamental para completar o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli, que passou a ter condição de projetar um veículo do início ao fim, dominando todas as etapas. "A Nova Strada foi o primeiro veículo que homologamos no Safety Center. Em termos de segurança, a nova geração foi pensada também para a proteção aos pedestres, em caso de um eventual acidente", explica Márcio Tonani, diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA para a América Latina.

Márcio Tonani, diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA para a América Latina:
Márcio Tonani, diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA para a América Latina: "A Nova Strada foi o primeiro veículo que homologamos no Safety Center. Em termos de segurança, a nova geração foi pensada também para a proteção aos pedestres, em caso de um eventual acidente" (foto: Leo Lara/Divulgação)
O Safety Center conta com uma área de 7,6 mil metros quadrados e pista de 130 metros de extensão, com capacidade de realização de testes de impacto de até 4 toneladas a 100 km/h. É onde são realizadas provas físicas que avaliam a estrutura do automóvel, a calibração dos airbags e os sistemas de retenção dos ocupantes. Ali são também realizados testes de impacto frontal, posterior e lateral contra barreiras rígidas e postes, com provas de padrão internacional, abrangendo todas as homologações e testes de agências independentes não governamentais. Com o novo ambiente, a FCA ganha autonomia e reduz o tempo de desenvolvimento dos automóveis.

A Nova Strada também foi o primeiro veículo a fazer uso das tecnologias avançadas do Virtual Center Latam. Mais de 90% do desenvolvimento da Nova Fiat Strada ocorreu na realidade virtual, com simulações de durabilidade, ruído, vibração, conforto térmico, aerodinâmica e segurança, dentre outros pontos.

O Virtual Center Latam tem três ambientes. A Sala de Realidade Virtual conta com um software de última geração para criar modelos digitais imersivos. Por meio de uma tela de 150 polegadas com tecnologia 3D ativa, é possível visualizar detalhadamente a carroceria e todos os componentes do carro. Na Sala Integrada, a realidade virtual é em 4D e as interações são feitas a partir de um cockpit adaptável, composto por chassi, bancos dianteiro e traseiro, painel, console e volante. Com óculos de realidade virtual imersivo, integrado ao sistema wireless, se tem a sensação de estar dentro do carro e de interagir com o veículo. No terceiro ambiente, a Oficina, tem início a construção dos modelos físicos e os cálculos certificados na Sala de Realidade Virtual e na Sala Integrada começam a ganhar vida.

O Virtual Center Latam conta também com a tecnologia de Realidade Aumentada (AR), sendo possível projetar em uma carroceria os elementos das partes interna e externa do veículo. As dimensões são detalhadamente calculadas por meio de um scanner para garantir 100% de assertividade na interação entre o físico e o virtual.

Design

O design e estilo da Nova Strada foi desenvolvido e realizado no FCA Design Center Latam, localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim. O desafio foi conciliar robustez com design italiano.

Peter Fassbender, diretor do FCA Design Center Latam:
Peter Fassbender, diretor do FCA Design Center Latam: "Com nossa equipe de User Experience Design (UX-Design) fomos antes conhecer as aspirações e sonhos dos nossos clientes e observamos como usam uma picape Strada. Perguntamos sobre o uso diário, vários tipos de profissões, homens, mulheres, para ter uma boa indicação de que tipo de produto criar" (foto: FCA/Divulgação)
"Com nossa equipe de User Experience Design (UX-Design) fomos antes conhecer as aspirações e sonhos dos nossos clientes e observamos como usam uma picape Strada. Perguntamos sobre o uso diário, vários tipos de profissões, homens, mulheres, para ter uma boa indicação de que tipo de produto criar", explica Peter Fassbender, diretor do FCA Design Center Latam.

As informações obtidas são processadas no estúdio de design automotivo da América Latina, que conta com cerca de 150 profissionais, responsáveis pela criação de novos projetos. Esta área nasceu como Centro Estilo Fiat do Brasil em 2002 e durante 17 anos de atividades promoveu o desenvolvimento de mais de 15 novos modelos e oito carros-conceito da marca Fiat. Mas, atualmente, o Design Center é multimarcas e desenvolve projetos para as marcas Fiat, Jeep e RAM para a América Latina.
Os projetos resultam da soma de talento e recursos tecnológicos de última geração. A base é o conhecimento das marcas e a capacidade de expressar as ideias em desenhos e modelos 3D.

Um dos destaques da estrutura do Design Center é o laboratório User Experience (UX), que usa simuladores para testar as soluções de interfaces e conectividade, além de permitir análises do design interno e externo dos veículos. Com essas ferramentas e o uso intensivo de Realidade Virtual, é possível entender como o usuário vai interagir com o carro e, assim, buscar as melhores soluções no desenvolvimento de sistemas.

Na Sala Virtual do Design Center, um PowerWall 4k permite visualizar o veículo em tamanho real até os detalhes específicos de textura. Próximo a esses ambientes fica o Showroom, onde ocorrem as apresentações das várias fases dos projetos em desenvolvimento, até a aprovação final. Os modelos feitos em massa clay (argila sintética para modelagem industrial) ficam no espaço denominado Integrated, onde equipes de design e engenharia interagem para o desenvolvimento de novos modelos, que depois serão prototipados, testados e validados.

Nos corredores da Fiat, os paradigmas estão em transformação. "Mudamos de montadora para polo de desenvolvimento", afirma Peter Fassbender, diretor do Design Center Latam.

Conectividade essencial

A diretoria de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA é responsável por ouvir e entender os desejos do consumidor. É ali que acontece o desenvolvimento e conceituação de novos produtos, ouvindo principalmente o consumidor e reunindo neste processo todas as áreas que vão fazer parte do desenvolvimento do produto e da proposta de valor. Nesta etapa, são sintetizadas todas as demandas dos consumidores, insights e oportunidades, captados por meio de pesquisas de mercado, perfis de clientes e análise de tendências, que orientarão os times de Engenharia e Design, entre outras áreas, na criação do futuro lançamento.

Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina:
Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina: "O consumidor está cada vez mais digital e quer veículos mais inteligentes, que sejam verdadeiros smartphones sobre rodas" (foto: Leo Lara/Divulgação)
O desenvolvimento da Nova Fiat Strada também começou assim e, durante a evolução da conceituação, ficou claro que, além dos atributos relacionados a robustez e design, a conectividade é uma das principais demandas de valor buscada atualmente. "O consumidor está cada vez mais digital e quer veículos mais inteligentes, que sejam verdadeiros smartphones sobre rodas", explica o diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina, Breno Kamei.

A partir desta constatação, o time do Polo Automotivo Fiat se mobilizou para o desenvolvimento da nova central multimídia UConnect, que está presente na Nova Strada e traz como pioneirismo a conexão sem fio para Apple Carplay e Android Auto. Resultado de mais de três anos de desenvolvimento, com envolvimento das áreas de Produto, Engenharia, Qualidade, Design, Análise Competitiva, Pesquisa de Mercado e User Experience da FCA Latam, além de diversos fornecedores estratégicos, a nova central é de alta performance, personalizável e fácil de usar, permitindo conectar simultaneamente dois celulares por meio de bluetooth e configurar até cinco perfis diferentes. Além do Brasil, a solução terá aplicação global, em diferentes marcas do grupo FCA.

A empresa acredita que estamos em plena fase de transformação do consumidor, com mais conexões. "O brasileiro é altamente conectado, mais do que o americano e europeu", diz Kamei.

No projeto de modernização do Polo Automotivo Fiat, o processo de desenvolvimento de produtos ganhou uma área própria. É o HUB FCA, um espaço colaborativo com uma área de 400 metros quadrados na planta de Betim, no qual funcionários de diversas áreas da empresa e parceiros trocam ideias sobre novas tendências e modelos de trabalho. "O HUB FCA é o ponto de encontro de pessoas, gerações e culturas, inspirado em uma estrutura de rede, sempre com o olhar atento às tendências do consumidor. Surgiu da necessidade de repensar a forma como trabalhamos internamente nosso planejamento não só do produto, mas do conceito de experiência", relata Breno Kamei.

No HUB FCA existem duas formas de trabalho - uma estruturada e outra não-estruturada. Na primeira, a interação com outras empresas e startups ocorre de forma planejada, a partir de métodos e processos bem definidos. Na forma não-estruturada, o objetivo é dar oportunidade ao acaso e ser surpreendido pelo desconhecido. É provocar o sistema a pensar e fazer diferente, trazendo mais agilidade para a organização e explorando diferentes formas de trabalhar e de enxergar o futuro da indústria.
Uma das importantes áreas de atuação do HUB é a conectividade, na qual o carro é visto como uma plataforma aberta de desenvolvimento, trazendo soluções que vão promover transformações na vida do consumidor, tornando mais simples as tarefas cotidianas. "O mundo é plural e tem vozes diversas. O HUB FCA traz uma velocidade de reação e de aprendizado mais próximo daquilo que nosso consumidor espera", conclui Kamei.

A experiência de dirigir um carro que ainda não existe fisicamente, em um conceito chamado driver-in-the-loop, acontece no SIMCenter, centro de excelência em simulação de dinâmica veicular da FCA, considerado o mais moderno da América Latina. No SIMCenter são definidas as características técnicas e funcionais dos componentes que determinam a dinâmica do veículo, como pontos geométricos de suspensão, amortecedores, molas, barras estabilizadoras, pneus, direção e freios.

Inaugurado em 2017, o SIMCenter recebeu investimentos da ordem de R$ 19 milhões e possui dois ambientes. A primeira sala está no Polo Automotivo Fiat, em Betim, e tem um simulador estático, com volante, câmbio e pedais. Nas interações no cockpit, os veículos podem ser avaliados nas mais diferentes situações, desde pistas irregulares a circuitos de corrida.

Após a validação dos modelos obtida no simulador estático, o veículo é avaliado no simulador dinâmico, no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte. Lá é possível encontrar o que há de mais avançado na tecnologia mundial de Realidade Mista (RM). O sistema é formado por uma plataforma que realiza todos os movimentos de um veículo real através de nove atuadores; um cockpit equipado com sistema de áudio que reproduz os sons do motor e as reações dos pneus com o piso; e uma tela curva com ângulo de visão de 230°. Os movimentos do cockpit são integrados às imagens da tela e alinhados com os comandos realizados pelo motorista, monitorados em tempo real por meio de um sistema de telemetria na sala de controle.

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