Publicidade

Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Clássico não sai de moda - 6 carros old school que amamos

Sendo uma das principais paixões dos brasileiros, os carros old school continuam rodando para satisfação de muitos motoristas que não abrem mão de um veículo retrô


postado em 31/08/2021 16:52

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Quando um carro de qualidade não sai de moda, ele pode ser classificado como clássico, seja pela tecnologia, desenho ou utilização. São modelos com importância histórica, raros e exclusivos, tendo a questão afetiva muito valorizada pelos proprietários e esbanjam carisma por onde passam.

Kombi

A famosa Komboza não poderia ficar de fora da nossa lista. Trata-se do utilitário mais famoso do mundo, com pouquíssimas mudanças ao longo dos anos. Com mais de 50 anos rodando, a Kombi nunca saiu de linha e ainda mantém boas vendas no Brasil. Lançada na Alemanha pela Volkswagen, desde 1957 o utilitário é inteiramente montado no Brasil e foi pensado para ajudar na locomoção de pessoas e cargas no pós Segunda Guerra Mundial. Atualmente, muita gente utiliza o utilitário como food truck ou até mesmo como motor home, mas suas principais funções realmente são para auxiliar trabalhadores, principalmente no comércio ambulante. Tem manutenção fácil, motor 1.4 flex refrigerado a água e versões standard e furgão.

Fusca

Desenvolvido a pedido de Adolf Hitler para ser um carro popular, o Fusca chegou ao Brasil com o nome Volkswagen Sedan, mas logo recebeu o apelido que ia marcar a sua história. Apesar de não ser mais produzido, o seu sucesso ao longo dos anos pode ser visto em várias cidades, principalmente no interior do país. Afinal, ainda há muitos modelos circulando com a mesma simpatia de sempre. Há clubes compostos por apaixonados pelo Fusca e até eventos em cidades que reúnem uma grande quantidade do queridinho dos brasileiros, como em Cunha, no interior de São Paulo. Por lá, o Fusca é tão utilizado que o município ficou conhecido como a capital do Fusca. E não seria por menos: há inúmeras estradas rurais e morros, cenário perfeito para o bom desempenho do Herbie.

Monza

Criado em homenagem ao circuito de Fórmula 1, o carro da General Motors também é visto como um clássico que tem vários apaixonados no Brasil, inclusive sendo carinhosamente apelidado como tubarão. Rodaram pelo Brasil várias versões, como o hatch, sedã e o famoso tubarão, que inclusive chegou a vender mais de 600 mil unidades. A GM investiu pesado no modelo para enfrentar a concorrência do Passat e obteve sucesso na empreitada. Trata-se de um carro admirado e que ainda roda por aí.

Gol

O queridinho da Volkswagen conquistou o coração dos brasileiros desde que foi lançado, em 1980. Já passou por várias gerações e sustenta a marca de ultrapassar 5 milhões de unidades produzidas. Em fevereiro de 2009, tornou-se o primeiro e único veículo a superar o Fusca em termos de vendas. 
Apesar de existirem vários tipos de modelos, os quadrados são os mais clássicos, típicos da década de 80 e começo da de 90. Quem mantém a manutenção em dia e desfruta deste prazer, certamente já recebeu várias ofertas pelo carro.

Uno

Rodando pelo Brasil desde 1984, o carro que surgiu com o apelido de botinha ortopédica continua firme e forte, inclusive sempre entre os mais vendidos. Mesmo com o visual bem parecido com as primeiras versões, o Fiat Uno se destaca pela economia de combustível, boas arrancadas e preço acessível. A ideia da montadora italiana era substituí-lo pelo Palio, mas o gosto dos brasileiros falou mais alto. Agora, o Novo Uno já se apresenta como uma opção bem diferenciada, mas o clássico continua marcando presença.

Kadett

Fabricado pela Chevrolet entre 1989 e 1998, o Kadett também é muito admirado pelos brasileiros. Há vários modelos que continuam rodando e também entram na lista de Old School que recebe a aprovação por aqui. O primeiro modelo desse carro foi lançado na Alemanha em 1936 e o Kadett C chegou ao Brasil em 1973 com o nome Chevrolet Chevette.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade