Quando um carro de qualidade não sai de moda, ele pode ser classificado como clássico, seja pela tecnologia, desenho ou utilização. São modelos com importância histórica, raros e exclusivos, tendo a questão afetiva muito valorizada pelos proprietários e esbanjam carisma por onde passam.
Kombi
A famosa Komboza não poderia ficar de fora da nossa lista. Trata-se do utilitário mais famoso do mundo, com pouquíssimas mudanças ao longo dos anos. Com mais de 50 anos rodando, a Kombi nunca saiu de linha e ainda mantém boas vendas no Brasil. Lançada na Alemanha pela Volkswagen, desde 1957 o utilitário é inteiramente montado no Brasil e foi pensado para ajudar na locomoção de pessoas e cargas no pós Segunda Guerra Mundial. Atualmente, muita gente utiliza o utilitário como food truck ou até mesmo como motor home, mas suas principais funções realmente são para auxiliar trabalhadores, principalmente no comércio ambulante. Tem manutenção fácil, motor 1.4 flex refrigerado a água e versões standard e furgão.
Fusca
Desenvolvido a pedido de Adolf Hitler para ser um carro popular, o Fusca chegou ao Brasil com o nome Volkswagen Sedan, mas logo recebeu o apelido que ia marcar a sua história. Apesar de não ser mais produzido, o seu sucesso ao longo dos anos pode ser visto em várias cidades, principalmente no interior do país. Afinal, ainda há muitos modelos circulando com a mesma simpatia de sempre. Há clubes compostos por apaixonados pelo Fusca e até eventos em cidades que reúnem uma grande quantidade do queridinho dos brasileiros, como em Cunha, no interior de São Paulo. Por lá, o Fusca é tão utilizado que o município ficou conhecido como a capital do Fusca. E não seria por menos: há inúmeras estradas rurais e morros, cenário perfeito para o bom desempenho do Herbie.
Monza
Criado em homenagem ao circuito de Fórmula 1, o carro da General Motors também é visto como um clássico que tem vários apaixonados no Brasil, inclusive sendo carinhosamente apelidado como tubarão. Rodaram pelo Brasil várias versões, como o hatch, sedã e o famoso tubarão, que inclusive chegou a vender mais de 600 mil unidades. A GM investiu pesado no modelo para enfrentar a concorrência do Passat e obteve sucesso na empreitada. Trata-se de um carro admirado e que ainda roda por aí.
Gol
O queridinho da Volkswagen conquistou o coração dos brasileiros desde que foi lançado, em 1980. Já passou por várias gerações e sustenta a marca de ultrapassar 5 milhões de unidades produzidas. Em fevereiro de 2009, tornou-se o primeiro e único veículo a superar o Fusca em termos de vendas.
Apesar de existirem vários tipos de modelos, os quadrados são os mais clássicos, típicos da década de 80 e começo da de 90. Quem mantém a manutenção em dia e desfruta deste prazer, certamente já recebeu várias ofertas pelo carro.
Uno
Rodando pelo Brasil desde 1984, o carro que surgiu com o apelido de botinha ortopédica continua firme e forte, inclusive sempre entre os mais vendidos. Mesmo com o visual bem parecido com as primeiras versões, o Fiat Uno se destaca pela economia de combustível, boas arrancadas e preço acessível. A ideia da montadora italiana era substituí-lo pelo Palio, mas o gosto dos brasileiros falou mais alto. Agora, o Novo Uno já se apresenta como uma opção bem diferenciada, mas o clássico continua marcando presença.
Kadett
Fabricado pela Chevrolet entre 1989 e 1998, o Kadett também é muito admirado pelos brasileiros. Há vários modelos que continuam rodando e também entram na lista de Old School que recebe a aprovação por aqui. O primeiro modelo desse carro foi lançado na Alemanha em 1936 e o Kadett C chegou ao Brasil em 1973 com o nome Chevrolet Chevette.