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Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Fiat inova segmentos de picapes e comerciais leves com Nova Toro, Nova Strada e Nova Fiorino

A montadora italiana conseguiu, mais uma vez, unir performance, tecnologia, segurança e economia nos novos projetos


postado em 13/01/2022 16:41 / atualizado em 13/01/2022 16:57

Nova Fiat Toro

(foto: Stellantis/Fiat/Divulgação)
(foto: Stellantis/Fiat/Divulgação)
Responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes ao apresentar para o consumidor o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) - que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e 1 tonelada de carga total - a Fiat Toro passou por sua mais importante evolução desde o lançamento, em 2016.

Modelo único em seu segmento por servir ao trabalho e ao lazer, com tamanho ideal para uma picape urbana e custo-benefício muito favorável diante de concorrentes de porte maior, a Fiat Toro foi a escolha de mais de 300 mil clientes até o momento. Esse resultado colocou rapidamente a picape na segunda colocação em vendas do Brasil, atrás apenas da Nova Fiat Strada, líder de sua categoria há 23 anos. Isso faz da Fiat a maior vendedora de veículos do gênero e a marca que mais entende o consumidor de picape em território nacional.

Em sua primeira renovação, a Fiat encontrou um desafio bastante particular ao atualizar um modelo tão singular. Apoiada em pesquisas de clientes e extensos estudos de tendência, a marca desenvolveu seu novo veículo sobre quatro pilares: Design, Performance, Conectividade e Tecnologia. Referência em design que vai além de seu segmento, a Nova Fiat Toro traz um desenho ainda mais moderno na dianteira, que inclui o Logo Script e a Fiat Flag, novo capô, grade, rodas e bullbar integrado ao para-choque. A picape também ganhou interior completamente renovado, com novo painel de instrumentos e console central. A mudança permitiu quase dobrar para 26 litros a capacidade de armazenamento dos porta-objetos.

Uma das novidades mais notáveis da picape diz respeito à performance. A Nova Fiat Toro estreou o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil. São 185 cavalos e 270 Nm de torque com etanol. Traz também versões com motor diesel, com câmbio automático de 9 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4x2 ou 4x4. Um veículo que permite atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer, proporcionando prazer na direção como poucos veículos no mercado.

(foto: Stellantis/Fiat/Divulgação)
(foto: Stellantis/Fiat/Divulgação)
O futuro já chegou para a Nova Fiat Toro. Tanto que a picape, no quesito conectividade, oferece carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1" posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro. De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wi-fi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente. Tudo isso viabilizado pela parceria com a TIM Brasil, líder em cobertura 4G e com a maior rede de Internet das Coisas (IoT) no país. A parceria com a TIM Brasil foi anunciada no final de outubro de 2020, e inclui o fornecimento de eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação e a experiência do usuário dentro do veículo, ampliando a experiência de conectividade com conteúdo e qualidade.

A picape Toro ganhou, ainda, itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque diante inclusive de veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros. Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7". Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.

Está claro que a Nova Toro ficou muito mais atraente para se comprar. E para mantê-la não será diferente pois o pós-vendas é outro aspecto que evoluiu significativamente. Para as versões com o novo motor Turbo 270, o pacote das três primeiras revisões tem o valor mais competitivo do segmento. A Mopar trabalhou igualmente forte para oferecer a maior lista de acessórios entre todas as picapes. Há, por exemplo, novos estribos, tapetes, santoantonio e até uma capota rígida de caçamba.

A linha 2022 da Nova Fiat Toro é composta por sete versões.

Destaques da Nova Fiat Toro:

  • Referência em design, picape traz desenho ainda mais moderno

  • Interior totalmente novo e com maior número de porta-objetos para mais comodidade

  • Com tecnologia global, novo motor Turbo 270 Flex com 185 cv é o propulsor flex com produção nacional mais moderno, potente e de maior torque do Brasil

  • Plataforma completa de serviços conectados, em parceria com a TIM, e conteúdos inéditos no mercado brasileiro, com toda conveniência em uma nova experiência para o usuário, além de carregador de smartphone sem fio e nova central multimídia de até 10,1"

  • A tecnologia da picape é expressada em recursos como o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa, faróis FULL Led e Cluster Full Digital de 7"

Nova Fiat Strada

(foto: Stellantis/Fiat/Divulgação)
(foto: Stellantis/Fiat/Divulgação)
Em épocas de grandes mudanças, a Fiat se preparou para novos tempos. E a Nova Strada foi o primeiro lançamento que aponta a marca nessa direção. Em sua segunda geração, a picape compacta evoluiu por completo para manter sua liderança de duas décadas de mercado.

A chegada da Nova Strada em junho de 2020 destacou a especialização da Fiat como fabricante de picapes para todo tipo de uso. Um dos maiores méritos do projeto foi de manter as qualidades pelas quais o veículo sempre foi reconhecido - versatilidade, qualidade, confiança, robustez e custo-benefício no uso de trabalho - para atender também o consumidor que deseja um veículo moderno, tecnológico e seguro para a família e o lazer. Por isso, a marca inova, uma vez mais, ao apresentar a inédita configuração cabine dupla com quatro portas e homologada para cinco passageiros.

Com a Nova Strada e a Nova Toro, a Fiat conta com as duas picapes mais vendidas do Brasil. Neste importante segmento de mercado, os dois modelos somados colocaram a marca com 50,2% das vendas na categoria no ano passado. Isso significa que, de dez picapes vendidas no país, mais da metade são da fabricante instalada em Betim (MG).

Design inovador - O visual da Nova Strada está em linha com o design bem-sucedido dos últimos lançamentos da Fiat. Mesmo inspirado nos elementos da picape Toro - vencedor de cinco prêmios nacionais e internacionais de design, inclusive o cobiçado Red Dot Award - o modelo tem identidade própria. Com influência italiana, para ser funcional e emocional ao mesmo tempo, todo o desenvolvido foi realizado no Design Center Latam do Polo Automotivo de Betim (MG).

A movimentação de carga é facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola sem perder robustez, já que suporta cargas de até 400 kg. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo. O vão de carga também é modular e recebeu trilhos para acessórios da Mopar, como divisórias e cargo box, além de contar com quatro ganchos inferiores e superiores, que tornam o espaço preparado para diferentes funções. Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.

Tecnologia de ponta - A moderna plataforma MPP permite uma arquitetura com equipamentos sofisticados. Como itens de série em todas as versões, a Nova Strada recebeu, entre outros recursos, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+). Trata-se de um sistema voltado para situações de off-road leve, que auxilia em manobras do veículo que se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. Ao acionar a tecla TC , o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h.

O mesmo TC ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), permitindo o travamento da roda por breves instantes e formando “cunhas" de material na frente da roda. Esse material melhora a aderência dos pneus e a manobra, reduzindo a distância de parada em piso de pouca aderência.

A versão Endurance é equipada com o motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cv (etanol) e 86 cv (gasolina), ambos a 5.750 rpm. Seu torque é de 12,4 k.gfm com gasolina e 12,5 k.gfm com etanol, ambos a 3.500 rpm. A partir da versão Freedom, a Nova Strada dispõe de direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5" de TFT, capota marítima e, entre outros itens, rodas de liga leve, impulsionadas pelo moderno motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro.

(foto: Stellantis/Fiat/Divulgação)
(foto: Stellantis/Fiat/Divulgação)
Outro grande destaque é a nova central multimídia UConnect 7", um dos equipamentos mais modernos de infoentretenimento do Brasil. Com uma tela sensível ao toque de sete polegadas, traz recursos sofisticados como Apple CarPlay e Android Auto com projeção sem fio (wireless). É possível parear até dois smartphones. O sistema foi desenvolvido pela empresa no país e é o mais intuitivo, funcional e amigável do mercado, melhorando de maneira significativa a experiência do usuário com o veículo, através das funções: navegação via Waze e Google Maps; música (Streaming | MP3); reconhecimento de voz (Siri | Google Voice); leitura e resposta de mensagem “handsfree" para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário. A tela é personalizável e exibe controle de todas as funções do veículo. Além disso, tem baixo reflexo diurno e brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.

A Nova Strada Volcano conta também com vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em LED e sensor de estacionamento. A versatilidade do modelo fica ainda mais evidente com itens como capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio), além dos pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, o cliente pode optar por exclusivas rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16).

Outra grande novidade da linha que se reflete na inovação que a Fiat sempre trouxe para o modelo diz respeito ao lançamento da transmissão automática, a primeira de uma picape neste segmento no Brasil. Assim, a Strada nas versões Volcano e a novíssima Ranch passam a oferecer ainda mais conforto na condução para os consumidores.

Interior funcional - Além do visual imponente e de todas as evoluções técnicas que a Nova Strada apresenta, o desenvolvimento da nova picape levou em consideração a praticidade que os clientes esperam encontrar em seus deslocamentos nos centros urbanos. Para aumentar o conforto a bordo, os consumidores dispõem de fácil acesso pelas suas inéditas quatro portas, além do cuidado no banco traseiro para acomodar três adultos com conforto.

As portas dianteiras se abrem em 70º e as traseiras em 80º, facilitando o acesso a motorista e demais ocupantes. O passageiro do banco central também conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. Internamente, a cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil para os mais variados usos. São lugares especiais para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais, sempre à mão dos ocupantes.

Segurança exemplar - A segurança da Nova Strada é garantida pelo desenvolvimento do projeto mais moderno já realizado em torno de uma picape compacta no Brasil. São as novas suspensões que asseguram ótima estabilidade e dirigibilidade, direção com assistência elétrica progressiva (mais direta com o aumento de velocidade), faróis de LED, luzes de posição e lanternas com ótima visualização, além de recursos eletrônicos de última geração, como os controles de estabilidade, tração avançado (TC ) e assistente de rampa, que facilita a partida em subidas íngremes. Além desses equipamentos, a Nova Strada conta com estrutura reforçada, que foi sistematicamente testada no Safety Center, em Betim (MG). O veículo foi avaliado em crash tests com um inédito teste de impacto lateral contra poste.

Além dos quatro airbags presentes de série nas versões de cabine dupla, o modelo dispõe de cintos de segurança frontais com pré-tensionadores e limitadores de carga, e bancos que protegem os ocupantes do efeito chicote (whiplash) na coluna cervical em acidentes. A proteção para crianças conta com Isofix complementada por Top Tether, ancoragem superior que impede a rotação de cadeira infantil. Ainda assim, a Nova Strada foi mais longe e toda a sua área frontal recebeu cuidados especiais de proteção ao pedestre. O indivíduo fica protegido nas partes baixa e alta das pernas, assim como também a cabeça, ao ter o corpo amortecido pelo capô.

Garantia e revisões - A começar pela garantia de fábrica que, pela primeira vez na história do modelo, passa a ser de 3 anos, com a possibilidade de adquirir um dos planos da Garantia Adicional Fiat de 12 ou 24 meses. E o mais importante: essas opções - plano Amplo, com mais de 10 mil itens de cobertura, e plano Motor e Câmbio, focado em itens essenciais - podem ser adotadas inclusive por clientes profissionais, uma exclusividade na categoria.

O plano de revisões da Nova Strada é o mais competitivo do segmento e por isso também se destaca. 
Opcionais e preços - A gama da Nova Strada dispõe de pacotes de opcionais para atender variados gostos do consumidor. A versão Endurance tem o Novo Pack Worker (alarme, vidros elétricos, travas elétricas, brake light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico da tampa do combustível, ajuste de altura do banco do motorista, protetor de cárter e capota marítima).

A versão Freedom apresenta os seguintes pacotes de opcionais: Pack Tech (central multimídia Uconnect 7", Tweeters, 2ª entrada USB, controles de áudio no volante e câmera de ré.

Destaques da Nova Fiat Strada:

  • Líder absoluta da categoria há mais de 20 anos

  • Reconhecida ao longo de sua história pela versatilidade, qualidade, confiança, robustez e custo-benefício, a Nova Strada evolui seus atributos e inova principalmente no design, tecnologia e segurança

  • Ampla gama de versões com a inédita cabine dupla de quatro portas e única na categoria para cinco ocupantes, faz da picape a melhor opção para atender múltiplos usos (trabalho e lazer)

  • Controle de tração avançado E-Locker (TC ), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa são itens de série em todas as versões; quatro airbags na cabine dupla e faróis de LED (versão Volcano) tornam a Nova Strada o modelo mais seguro do segmento

  • A nova central multimídia Uconnect 7", com Apple CarPlay e Android Auto com projeção wireless, é um dos equipamentos mais modernos de infoentretenimento do mercado

  • Versões Cabine Plus contam com o maior volume de carga da categoria (1.354 litros)

  • Moderno e eficiente, motor 1.3 Firefly é o mais econômico da categoria e único com nota A de consumo pelo Inmetro

  • Com ótimo ângulo de entrada (24 graus) e maior altura de solo da categoria (até 214 mm), modelo traz ainda maior robustez

  • Única da categoria a oferecer o conforto do câmbio automático

Nova Fiat Fiorino

(foto: Stellantis/Fiat/Divulgação)
(foto: Stellantis/Fiat/Divulgação)
Referência entre os veículos comerciais leves e líder do segmento de B-Vans com mais de 90% de participação de mercado, a Fiat Fiorino sempre proporcionou uma experiência positiva a centenas de milhares de comerciantes que confiaram no modelo para garantir o sucesso de seus negócios. Presente na vida dos brasileiros desde 1980, o modelo muda para perpetuar os bons serviços prestados com mais benefícios ao consumidor.

A linha 2022 do veículo vem carregada de novidades, começando pelo design. Na dianteira, os novos faróis, mais afilados e com máscara negra, são contornados pelos para-choques, para-lamas e capô redesenhados. A grade frontal traz o Logo Script FIAT e é complementada pelo Fiat Flag no canto inferior direito, reforçando o espírito italiano de um modelo totalmente projetado e fabricado no Polo Automotivo de Betim (MG). A lateral conta com um painel de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas no dia a dia.

O interior confortável e funcional ganhou painel completamente reformulado com saídas de ar-condicionado retangulares. O novo cluster inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. Com regulagem de altura de série, o volante agora adota o Logo Script. O habitáculo recebeu tons escurecidos e mais 4 porta-objetos, totalizando 13 compartimentos, que somam 18,3 litros - 10% mais volume que o modelo anterior. Entre eles está o exclusivo espaço para máquina de cartão na porta, além da área acima do porta-luvas iluminado e nos novos painéis de portas, demonstrando a versatilidade da cabine como característica essencial para o uso profissional, que sempre foi o foco do veículo.

O conforto dos ocupantes é garantido por uma longa lista de equipamentos de série. A Nova Fiorino 2022 vem de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina, essenciais em situação de baixa visibilidade.

E como nada é mais importante do que segurança, a Nova Fiorino incorpora controle de tração e estabilidade (ESC) de série. O equipamento usa diversos sensores que, ao detectar uma situação de risco para o veículo, atuam no freio e no acelerador para permitir que o motorista retome o controle. E, por meio do Sinal de Freio de Emergência, a van aciona automaticamente as luzes indicadoras de direção e pisca as luzes de freio, alertando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras.

O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder), um excelente aliado no dia a dia dos deslocamentos urbanos. O sistema traz mais conforto e segurança nas manobras ao detectar quando o veículo está parado em um piso inclinado, mantendo os freios acionados por alguns segundos. Isso facilita a saída de semáforos e rampas. O recurso também é ativado em descidas, tornando as manobras de ré mais fáceis.

A Nova Fiorino usa o consagrado motor 1.4 EVO Flex, agora ajustado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). Reconhecido pelo excelente torque em baixas rotações, que deixa o utilitário mais ágil e eficiente na hora de transportar cargas, o propulsor ficou ainda mais econômico, com uma redução de até 11,8% no consumo de gasolina (a melhora com etanol foi de 8,3%). Ele gera até 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol.

(foto: Stellantis/Fiat/Divulgação)
(foto: Stellantis/Fiat/Divulgação)
O motorista se beneficia ainda dos novos ajustes do câmbio manual de cinco marchas. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas, dando mais agilidade no trânsito urbano ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de trocas em retomadas e subidas. A 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine. A marcha à ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras mesmo com o veículo totalmente carregado.

Nem mesmo os menores detalhes passaram despercebidos pelo time de Engenharia. As palhetas da Nova Fiorino, por exemplo, agora são do tipo flat-blade. Essa tecnologia permite uma melhor limpeza do vidro ao mesmo tempo em que gera menor ruído aerodinâmico. Ela também tem maior vida útil, com garantia exclusiva de seis meses.

Os bancos foram modificados e estão mais confortáveis, com melhora significativa em relação ao conjunto anterior e superando até modelos de passeio da concorrência, pois usam material mais resistente. Essa mudança é complementada pelo novo painel de porta, que oferece mais apoio para os braços do motorista e passageiro de qualquer estatura.

O clima na cabine também será sempre agradável, graças ao ar-condicionado recalibrado, capaz de resfriar o interior da van em até 6º C nos primeiros 15 minutos de funcionamento, o que significa um resfriamento 18% mais rápido da cabine, considerando testes de laboratórios e simulação de condições de trânsito urbano pesado.

Outra modificação se deu na suspensão traseira, reconhecida por sua força e robustez ao utilizar eixo rígido tipo ômega com mola parabólica longitudinal, a exemplo da Nova Strada, que passa a usar materiais de maior resistência. Essa alteração deixou o conjunto mais leve e reduziu o camber residual e a massa não-suspensa, melhorando a eficiência e estabilidade.

Essas melhorias complementam os atributos que tornaram o Fiat Fiorino favorito de empresários e frotistas. Isso inclui a robustez de um veículo pensado para o trabalho, a capacidade de carga (650 kg), o tamanho ideal para uso urbano e o baixo custo de propriedade. Mais do que um carro, a Nova Fiorino é uma ferramenta para quem busca o máximo de eficiência em seu negócio sem abrir mão do conforto e segurança.

Destaques da Nova Fiat Fiorino:

  • Modelo tem novo design exterior e interior totalmente renovado

  • Mais funcional com novos conteúdos e porta-objetos na cabine, a Nova Fiorino também melhorou o consumo de combustível em até 11,8% no motor 1.4 EVO Flex

  • Veículo está ainda mais seguro com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e sinal de freio de emergência

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