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Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Polo Automotivo Stellantis em Betim segue se modernizando

Da fábrica na cidade mineira saem veículos que estão entre os mais vendidos no Brasil


postado em 31/10/2022 16:22 / atualizado em 31/10/2022 17:26

(foto: FCA/Divulgação)
(foto: FCA/Divulgação)
O Polo Automotivo Stellantis de Betim é uma das maiores fábricas de automóveis do mundo. É um complexo produtivo que está em processo permanente de modernização, recebendo contínuos investimentos para continuar a ser uma referência em tecnologia automotiva.

Novas áreas de desenvolvimento de veículos foram implantadas simultaneamente à modernização de instalações, equipamentos, processos e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0, no maior ciclo de investimentos realizado no Polo Automotivo de Betim, que possui plena capacitação para desenvolver, desenhar, projetar, testar e produzir veículos de classe mundial.

Fábrica de sucessos

Desta fábrica saem os modelos de veículos que estão entre os mais vendidos no Brasil – a picape Fiat Strada, líder absoluta de vendas no país, além do Argo e Mobi, e dos recém-lançados Fiat Pulse e Fiat Fastback, que posicionam a marca no segmento de SUVs. O sucesso destes modelos faz da Fiat a marca líder do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.

"Temos muito orgulho de nossas raízes mineiras. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica", diz o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa. "Como resultado, consolidamos um extenso e diversificado parque industrial automotivo, conquistamos a liderança do mercado brasileiro e sul-americano e empregamos milhares de pessoas que desenvolveram seus talentos e são hoje nosso grande diferencial", acrescenta.

Sede da Stellantis na América do Sul

O Polo Automotivo, além de ser uma fábrica moderna e um centro completo de desenvolvimento de veículos de classe mundial, é também a sede da Stellantis para a América do Sul. A empresa, constituída em janeiro de 2021, é resultado da fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com o Groupe PSA. É um dos maiores grupos automotivos do mundo, detentor de 14 marcas icônicas e líder mundial no desenvolvimento da mobilidade sustentável.

O Polo Automotivo de Betim também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade para produzir 1,3 milhão de motores e transmissões por ano. São produzidas três famílias de motores: Fire, Firefly e GSE Turbo.

Saiba mais sobre o Polo Automotivo Stellantis em Betim

A fábrica da Fiat, inaugurada em 9 de julho de 1976, foi a primeira a instalar-se fora do cinturão industrial paulista. Desde o início de suas operações, a presença do Polo Automotivo em Betim vem contribuído para transformar a economia e perfil da cidade mineira e do estado. Ao longo dos anos vem atraindo inúmeros fornecedores, fortalecendo o tecido industrial mineiro.

(foto: FCA/Divulgação)
(foto: FCA/Divulgação)
Hoje, a fábrica é o centro de um polo automotivo que reúne mais de 120 fornecedores de materiais diretos em torno de Betim. A atração de fornecedores e adensamento industrial começaram na década de 1990. É o processo chamado de "mineirização", que permitiu à Fiat operar nos sistemas Just In Time (JIT) e Just In Sequence (JIS), com sucessivos ganhos para sua competitividade.

Esta foi a base para a expansão da produção. A confiabilidade da logística de suprimentos liberou áreas físicas dentro da fábrica, que antes eram utilizadas para estocagem, permitindo a expansão das linhas de produção. Atualmente, cerca de 60% dos itens comprados provêm de fornecedores instalados num raio de até 150 quilômetros da fábrica.

Esse processo impulsionou a economia de Minas Gerais, consolidando a industrialização do estado. A instalação de novas empresas na região diversificou o parque industrial mineiro, proporcionando um aumento do número de empregos e de geração de riqueza. O processo de "mineirização" é ininterrupto.

O Polo Automotivo Fiat é a maior fábrica de veículos da América Latina e uma das maiores do mundo. Ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados e tem capacidade para produzir 700 mil automóveis e comerciais leves por ano e 1,3 milhão de unidades de motores e transmissões. Desde sua fundação, produziu cerca de 17 milhões de veículos, dos quais 4 milhões foram exportados.

Em Betim são produzidos os seguintes modelos da marca Fiat:  Fastback, Pulse, Strada, Argo, Mobi, Fiorino e Peugeot Partner Rapid. São produzidas as famílias de motores Fire, Firefly e GSE Turbo. O Polo Automotivo de Betim emprega 13 mil pessoas, cerca de metade de todos o efetivo de Stellantis na América do Sul.

Ciclo completo de desenvolvimento de veículos

O desenvolvimento de um automóvel é um processo que envolve sete fases:

  • Conceito
  • Definição de estratégia de produto
  • Definição de parâmetros
  • Desenvolvimento técnico
  • Desenvolvimento de ferramental
  • Verificação de processos
  • Produção

(foto: FCA/Divulgação)
(foto: FCA/Divulgação)
A Stellantis conta com 100% de autonomia tecnológica na América Latina para cumprir as sete fases no desenvolvimento de novos veículos, com grande nível de qualidade e excelência.

Tech Center, Design Center e Hub Center

Esta capacidade é consequência da excelência de estruturas como o Tech Center e do Design Center, que reúnem mais de 2 mil engenheiros, designers e técnicos, cujos talentos somados fazem do Polo Automotivo de Betim um centro de desenvolvimento automotivo de classe mundial.

O desenvolvimento de um automóvel se inicia no Hub Center, onde as ideias começam a tomar forma. Aí nasce o planejamento estratégico, a visão do produto e as definições mercadológicas que vão nortear o projeto. É um espaço de convergência e interação, que reúne as áreas de  Brand, Produto, Mercado e Desenvolvimento de Produto. O consumidor também é chamado a participar desta etapa estratégica.

As ideias se materializam no Design Center e no Tech Center. No Design Center, o conceito começa a tomar forma, em desenhos que conectam funcionalidade e beleza. É um trabalho conjunto com o Tech Center, onde ideias, conceitos e desenhos ganham forma e funcionalidade mecânicas.

Development Center

Uma área estratégica é o Development Center, um amplo espaço aberto, com 450 postos de trabalho e completa infraestrutura de apoio. Nesta área, todas as ideias, desenhos e conceitos técnicos encontram sua viabilidade econômica e de manufatura. Aí trabalham profissionais de todas as áreas envolvidas, como Projeto, Design, Compras, Manufatura, Finanças, entre outras, que desenvolvem o business case.

Virtual Center


O Virtual Center e seus laboratórios fazem as validações virtuais do projeto à medida que avança, para que a evolução seja consistente. A Manufatura desenvolve os ferramentais e se prepara para a industrialização e futura produção do novo veículo.

Component Center

No Component Center todos os itens do novo veículos são avaliados.Surge o protótipo físico do novo veículo e começa a validação no Safety Center. O carro é submetido a vários tipos de testes físicos. Ao mesmo tempo, validam-se o processo de produção do veículo em linha e os parâmetros de qualidade.

Fase final

Várias unidades do novo modelo são submetidos a testes de rodagem sob a ótica do cliente, para avaliação de desempenho, segurança, conforto e vida a bordo. São percorridos milhões de quilômetros nesta etapa.

Tudo pronto, começa a fase de pré-série, com a produção do novo modelo na linha em baixa cadência. O modelo é submetido à homologação junto a vários órgãos governamentais. Tudo aprovado, o ritmo da linha de produção começa a ser acelerado. O novo carro está pronto para ser lançado.

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