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Estado de Minas LANÇAMENTO

Saiba tudo sobre o BYD Dolphin, novo elétrico da montadora chinesa

Recém-lançado, o hatch médio chega ao Brasil reunindo preço, qualidade, modernidade e eficiência energética


postado em 03/07/2023 07:55

(foto: BYD/Divulgação)
(foto: BYD/Divulgação)
São Paulo (SP) - O Dolphin, hatchback médio elétrico que a gigante chinesa BYD (Build Your Dream) acaba de lançar no Brasil acirra a concorrência. Com preço de lançamento de R$ 149.800, a notícia deve estar fazendo arrepiar os cabelos dos rivais. O Dolphin bate de frente com o Renault Zoe (R$ 240 mil), o Nissan Leaf (R$ 300 mil) e o Chevrolet Bolt (R$ 329 mil). Em termos de preço o Renault Kwid elétrico e o JAC E-JS1 ficam muito próximos, mas são de segmento inferior em tamanho e oferta tecnológica.

Enquanto na Europa o Dolphin é oferecido com três níveis de potência (95, 177 e 204 hp), duas baterias (44,9 e 60,4 KWh) e quatro versões (Active, Boost, Comfort e Design), para o mercado brasileiro ele chega apenas na versão de entrada, com bateria de 44,9 KWh e autonomia de 291 quilômetros, segundo o padrão PBEV do Inmetro.

(foto: BYD/Divulgação)
(foto: BYD/Divulgação)
O Dolphin entra no mercado do segmento C, onde estão os hatchbacks médios. Ele foi apresentado pela primeira vez no salão do automóvel de Barcelona 2023, em maio, sendo que a vendas do modelo na Europa começam em setembro próximo.

Com distância entre eixos de 2,70 metros, um dos atributos do Dolphin é seu generoso espaço interno, excepcional para um hatch médio. O porta-malas tem capacidade de 250 litros, menor que os 345 litros do Dolphin vendido na Europa. Isso porque aqui essa diferença é ocupada pelo pneu estepe, que lá já foi aposentado. Com os bancos traseiros dobrados a capacidade é expandida sobe para 1.205 litros com o bancos traseiros dobrados.

(foto: BYD/Divulgação)
(foto: BYD/Divulgação)
A lista de equipamentos é extensa, com vários sistemas de assistência à direção. Na versão disponível para o Brasil o Dolphin tem potência de 70 kW ou 95 hp, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge velocidade máxima de 150 km/h.

Outra novidade é a bateria Blade, em forma de lâmina, que ocupa menor espaço do que a bateria box sendo, segundo o fabricante, mais seguras e imunes a incêndios e explosão em caso de perfurações acidentais.

(foto: BYD/Divulgação)
(foto: BYD/Divulgação)
Carregar a bateria Blade do Dolphin parece ser fácil.Basta conectar o cabo a uma tomada simples de três pinos (127 ou 220 volts) quando chegar em casa no final do dia para que na manhã seguinte, ao sair de casa a bateria esteja em sua carga plena, informou Aikel Mansour, gerente de homologação da BYD. Para quem tiver mais pressa os eletro postos públicos e/ou carregadores domésticos, que podem ser instalados nas garagens, conseguem atingir cerca de 80% da carga em 25 minutos, explicou Mansour.O Wall Box é ofertado aos compradores do Dolphin sem custo adicional, informou a BYD.

De acordo com a BYD o custo de rodagem do Dolphin no Brasil é de R$ O,11 por quilômetro rodado, ao passo que um carro do mesmo segmento abastecido com etanol custa R$ 0,44 por km rodado, ressaltou o executivo.

(foto: BYD/Divulgação)
(foto: BYD/Divulgação)
Com seis airbags e o que há de mais avançado em tecnologia de segurança o Dolphin se equipara, quando não supera, os seus concorrentes diretos e até automóveis de segmentos superiores. O monitor multimídia de 12,8 polegadas, que pode ser utilizado na posição horizontal ou vertical, ao toque de uma tecla no volante, garante conectividade de última geração.

O BYD Dolphin utiliza a e-Platform 3.0, desenvolvida para veículos puramente elétricos, e adota o design da linha "Ocean" inspirada nos animais marinhos e ondas do mar; daí o nome Dolphin, golfinho em inglês.

(foto: BYD/Divulgação)
(foto: BYD/Divulgação)
O Dolphin EV é o quinto veículo de passeio da BYD no Brasil, que já conta com os elétricos BYD Tan EV, BYD Han EV e BYD Yuan Plus EV. A linha de motores híbridos tem hoje o SUV BYD Song Plus DM-i.

"Somos o primeiro fabricante a deixar de produzir carros a combustão e lideramos há nove anos o mercado de elétricos na China. Superamos a marca de quatro milhões de veículos vendidos a essa nova energia" disse Stella Li, CEO da BYD Américas e Vice-Presidente Executiva da empresa.

A garantia do Dolphin é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão chassis). A bateria Blade tem garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros percorridos.

(*) O jornalista viajou a convite da BYD - Build Your Dream

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