Estado de Minas VEíCULOS

Um chinês off-road raiz

Com o Tank 300, a montadora GWM sai na frente trazendo para o mercado brasileiro o primeiro SUV eletrificado 4x4


postado em 16/05/2025 10:37

Modelo foi apresentado no início de abril ao preço
Modelo foi apresentado no início de abril ao preço "promocional" de R$ 333 mil: 518 unidades vendidas nos primeiros nove dias (foto: Divulgação)
Que os SUVs ganharam a preferência do consumidor brasileiro, não resta dúvida. Nas ruas, basta dar uma olhada nos carros ao redor para ver que os “utilitários esportivos” são maioria. Entre os de linhas mais suaves destacam-se o GMW Haval e o BYD Song, entre os eletrificados;  e VW Nivus, Honda HRV, GM Tracker e Fiat FastBack, entre os a combustão. Já quem tem “espírito aventureiro” e gosta de um design mais “raiz”, com linhas em ângulo reto e aparência de um verdadeiro off-road, sentia falta de modelos assim com motor eletrificado. Foi pensando nessa lacuna que a chinesa GWM decidiu trazer para o mercado brasileiro o Tank 300, um “jipão” híbrido com tração 4x4.

O modelo foi apresentado no início de abril ao preço “promocional” de R$ 333 mil, em princípio válido até o final do mês de lançamento. A meta de vendas anunciada foi de 500 unidades por mês, mas até o dia 9 de abril a marca comemorou 518 unidades vendidas. O Tank 300 é definido pela GWM como um modelo de luxo para aventuras radicais off-road, ou “luxury adventure”.

Força bruta e híbrida

O Tank 300 chega ao Brasil equipado com uma motorização híbrida plug-in de última geração, com uma potente bateria de 37,1 kWh, que proporciona uma autonomia de 75 km no modo 100% elétrico, de acordo com o Inmetro, e até 106 km pelo padrão WLTP. Quando conectado a um carregador DC (corrente direta), o SUV da GWM aceita até 50 kW de potência, permitindo que sua bateria seja carregada de 30% a 80% em apenas 24 minutos. Em carregador AC (corrente alternada), a potência máxima de recarga é de 6,6 kW. A GWM ressalta que o Tank 300 é o único SUV híbrido abaixo dos R$ 600 mil no mercado brasileiro que oferece recarga rápida, além da linha GWM Haval H6 plug-in.

Com um motor 2.0 turbo de injeção direta a gasolina acoplado a um motor elétrico, o veículo entrega 394 cv de potência e 750 Nm de torque combinados, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. O motor elétrico fica posicionado entre o motor a combustão e a entrada da transmissão de nove marchas. Nessa configuração, os dois motores unem suas forças para enviar o torque gerado diretamente para o câmbio para depois distribuí-lo mecanicamente para os eixos dianteiro e traseiro. O sistema híbrido do Tank 300 possui três níveis de intensidade da frenagem regenerativa, além do modo inteligente para reserva de energia, que configura essa reserva entre 30% e 80%, permitindo guardar o uso da bateria para uma situação em que o motorista prefira trafegar no modo elétrico.

O motorista pode ainda escolher três modos de potência do sistema híbrido. O modo EV utiliza a tração combinada priorizando o motor elétrico, quando indicado para uso urbano, onde a autonomia elétrica é suficiente para o trajeto. O modo HEV – único que permite o uso da tração 4x4 – combina o uso do motor a combustão e o motor elétrico para otimizar o consumo de combustível, energia e desempenho, indicado para cenários de condução de uso misto em longas distâncias e off-road. E o modo Inteligente prioriza o uso do motor a combustão para recarregar a bateria enquanto o veículo está em movimento, recomendado para condução em rodovias e longas distâncias. Além disso, o GWM Tank 300 conta com o sistema V2L (Vehicle to Load), que permite ao veículo fornecer energia para outros dispositivos, ideal para aventuras ou emergências. Esse sistema tem potência máxima de uso de 3.300 W. Considerando que sua bateria de alta voltagem tem 37,1 kWh, o V2L pode fornecer essa potência máxima por até 8 horas e meia, aproximadamente

A GWM explica que a arquitetura híbrida off-road Hi4-T é que faz do Tank 300 um verdadeiro off-road raiz, com sua carroceria sobre chassi de picape e sistema de tração 4x4 por meio de eixo-cardã, que oferece robustez e confiabilidade para enfrentar os terrenos mais desafiadores. Sua transmissão automática, com conversor de torque de nove velocidades, é a primeira desenvolvida no mundo para uso de veículos híbridos off-road. Com um índice de eficiência de 97%, ela permite entrega de grande performance em altas velocidades com suavidade nas trocas de marchas.

O sistema de tração 4x4 conta com opções de 2H, 4H e 4L (reduzida), além de bloqueio eletrônico de diferencial dianteiro, diferencial traseiro e central. Com essa combinação de bloqueios de engates ultra rápidos (o bloqueio é ativado em apenas 200 milissegundos a um toque de botão), é possível desatolar um Tank 300 mesmo que três rodas percam completamente a aderência, garante a GWM. Esse aparato off-road é comandado pelo Sistema Todo-Terreno (ATS), recurso eletrônico que oferece nove modos de condução: Padrão 2H, Padrão 4H, Padrão 4L, Neve, Montanha, Rocha, Lama e Areia, Estrada Acidentada e Expert – este último é personalizável, permitindo que o motorista ajuste cada parâmetro na sua preferência.

Outra novidade é o recurso chamado Tank Turn ou Assistente de Manobra em Curva Fechada. A um toque de botão no console central, um veículo do tamanho do Tank 300 (4,76 metros) passa a ter um raio de giro até 20% menor. Isso permite que o veículo faça um retorno de 180º num espaço muito menor do que deveria, se não houvesse o recurso. Há também o Controle de Cruzeiro Inteligente Off-Road (CCO), sistema que auxilia o motorista eletronicamente a dirigir em condições de terreno muito acidentado, apenas em baixa velocidade. Ele funciona entre 4 e 12 km/h, reduzindo a necessidade de uso frequente dos pedais do acelerador e freio. O sistema controla automaticamente torque do motor, gerenciamento da transmissão e acionamento dos freios, possibilitando a passagem estável por terrenos complexos, como cascalho e pedras, evitando a perda de tração das rodas.

Por fim, a Interface Modo Off-Road exibe para o motorista, na central multimídia, os parâmetros do veículo necessário para uso em fora de estrada, como bússola, inclinômetro, pressão atmosférica, altitude, ângulo de giro das rodas, inclinação longitudinal e lateral, entre outros.

 
Em relação às medidas importantes para o uso off-road, o Tank 300 tem 700 mm de profundidade máxima de travessia de água, 32° de ângulo de entrada, 33° de ângulo de saída, 222 mm de vão livre do solo, 440 kg de capacidade de carga, 750 kg de capacidade de reboque sem freio e 2.500 kg de reboque com freio.

Dimensões generosas

O Tank 300 possui dimensões generosas, com 4.760 mm de comprimento, 1.930 mm de largura, 1.903 mm de altura e distância entre-eixos de 2.750mm, oferecendo amplo espaço para passageiros e bagagens (836 litros ou 1.520 litros com bancos traseiros rebatidos). Seu tanque de gasolina comporta 70 litros e seu peso em ordem de marcha é de 2.630 kg. São dimensões parecidas com a do Jeep Commander, a não ser no peso. O do Commander é mais leve: 1.715 kg.

Entre alguns dos recursos de segurança ativa e passiva de direção estão: full parking assist, frenagem de emergência autônoma, alerta de emergência de tráfego traseiro cruzado, auto reverse assistance, assistente de cruzeiro inteligente, reconhecimento de sinais de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, assistente de permanência em faixa e alerta de mudança de faixa. Trata-se de um completo sistema de condução de direção semi autônoma ADAS (Advanced Driver Assistance System) nível 2+, que fornece essa assistência ao motorista por meio de câmeras, sensores e radares instalados ao redor de todo o veículo. O Tank 300 também é equipado com seis airbags e obteve a classificação máxima de cinco estrelas nos testes da ANCAP, instituto de segurança da Austrália que promove testes de colisão para avaliar a segurança de veículos.

O resultado do SUV em testes de capotamento também merece destaque, graças ao extenso uso de aço de alta e ultra resistência. Com isso, o teto e as colunas suportam o equivalente a seis vezes o peso do veículo antes de colapsarem. Além disso, possui destravamento automático das portas em caso de acidente, assistente de ponto-cego, alarme antifurto, B-Call (para central e atendimento GWM) e E-call (para Bombeiros).

Silencioso

Acabamento interno: manopla de câmbio no estilo manche de avião a jato, batizado de Tank Shifter, foi uma escolha estilística da equipe brasileira que desenvolveu o veículo, que não segue o padrão mais minimalista da versão vendida na China (foto: Divulgação)
Acabamento interno: manopla de câmbio no estilo manche de avião a jato, batizado de Tank Shifter, foi uma escolha estilística da equipe brasileira que desenvolveu o veículo, que não segue o padrão mais minimalista da versão vendida na China (foto: Divulgação)
Por dentro, o GWM Tank 300 tem o mesmo bom padrão do GWM Haval e ainda console central climatizado para manter as bebidas frias ou aquecidas; aquecimento do volante de couro, que traz paddle shift integrado; e o som de alta fidelidade, com nove alto-falantes e 640 W RMS de potência. Os bancos são revestidos de couro (sintético) Nappa, além de oferecer três ajustes de massagem, ventilação e aquecimento na parte dianteira. Para o banco do motorista, há o recurso easy-entry (afasta-se eletricamente para facilitar o acesso), memória de posição e oito ajustes de regulagem elétrica. O banco do passageiro oferece quatro modos de ajuste elétrico.

A iluminação ambiente configurável com possibilidade de escolher entre 64 cores, o ar-condicionado dual zone com controle por botões físicos ou pela central multimídia e o teto solar elétrico oferecem “uma experiência ainda mais imersiva”, enquanto o carregador de celular por indução de 50W (cinco vezes mais potente que a média) traz praticidade. A manopla de câmbio no estilo manche de avião a jato, batizado de Tank Shifter foi uma escolha estilística da equipe brasileira que desenvolveu o veículo, que não segue o padrão mais minimalista da versão vendida na China atualmente.

O motor 2.0 turbo de injeção direta a gasolina é acoplado a um motor elétrico: veículo entrega 394 cv de potência e 750 Nm de torque combinados, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos(foto: Divulgação)
O motor 2.0 turbo de injeção direta a gasolina é acoplado a um motor elétrico: veículo entrega 394 cv de potência e 750 Nm de torque combinados, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos (foto: Divulgação)
O fabricante destaca ainda o “baixíssimo” nível de ruído para um veículo 4x4. Seu sistema eletrônico de cancelamento de ruído analisa o som que vem do motor e depois reproduz ondas sonoras opostas para reduzir o nível de ruído. Para reforçar o aparato antibarulho, o para-brisa e as janelas dianteiras trazem uma dupla camada de vidro acústico com material fonoabsorvente entre elas, as borrachas de vedação possuem três camadas e o motor a combustão recebe uma cobertura revestida por algodão acústico multicamadas.

Conectividade

Em termos de conectividade o Tank 300 é completo. Seu painel de instrumentos vem com computador de bordo integrado e duas telas full HD de 12,3 polegadas, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, wi-fi e conexão 4G, sistema de navegação GPS nativo, comandos de voz 100% em português (Brasil) e atualização dos softwares pela nuvem (OTA – Over The Air). Este é o primeiro GWM a trazer uma App Store integrada na multimídia do carro que, além de oferecer uma variada opção de aplicativos integrados à central multimídia, permite usar os dados da internet do carro, em vez de gastar os dados do celular, e ainda melhorando recepção do sinal devido à qualidade e tamanho da antena interna do veículo.
 
 Chineses em alta

As marcas e modelos chineses de carros eletrificados não param de chegar ao mercado brasileiro. Apenas no mês de abril, foram anunciados três novos nomes. A Geely trará seu primeiro modelo, um SUV, lógico, a partir do mês de julho, em parceria com a Renault. Logo em seguida, dois modelos das marcas Omoda e Jaecco, pertencentes ao grupo Chery, serão lançados no por aqui. Neste ano de 2025, a previsão é de que as marcas chinesas presentes no Brasil totalizarão 16 – o que corresponde a quase 40% do total de fabricantes no país. 


Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação