Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Leite e derivados ajudam o corpo contra os malefícios do chumbo

Estudo brasileiro demonstra a ação desintoxicante dos produtos lácteos contra esse metal pesado


postado em 18/07/2017 10:53

O cálcio presente no leite e em seus derivados ajuda a desintoxicar o organismo contra o chumbo, um perigoso metal pesado(foto: Pexels)
O cálcio presente no leite e em seus derivados ajuda a desintoxicar o organismo contra o chumbo, um perigoso metal pesado (foto: Pexels)
Leite não é um antídoto para qualquer intoxicação, como diz a crendice popular. Mas, é verdade que o alimento ajuda a proteger o organismo humano da ação de metais pesados, como o chumbo. E tudo se deve ao cálcio, mineral abundante no leite e seus derivados, que é capaz de competir com o chumbo no organismo e fazer com que o metal tóxico seja eliminado com mais facilidade.

Um grupo de pesquisadores da USP, da Universidade Federal de São Paulo e da Universidade Federal do ABC sugerem que a ingestão de leite e produtos lácteos pode diminuir concentrações de chumbo em trabalhadores cronicamente expostos ao metal.

Ao contrário de estudos anteriores, feitos com animais de laboratório ou populações expostas ambientalmente a baixas concentrações do metal, desta vez, foram avaliados 237 funcionários de indústrias brasileiras produtoras de baterias automotivas. Segundo Willian Robert Gomes, pesquisador da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP e responsável pelo estudo, esses indivíduos são "expostos ao chumbo por períodos longos, já que alguns passam anos trabalhando com o metal".

Ao investigar as dietas desses trabalhadores, Gomes analisou o consumo de leite e derivados e a influência do chumbo nos indivíduos expostos cronicamente ao metal. Além da dieta e do estilo de vida, a pesquisa avaliou também as concentrações de chumbo no sangue, plasma e urina.

Os resultados corroboram com achados anteriores. O cálcio – fornecido pela ingestão de leite e seus derivados – mostrou efeito benéfico contra o chumbo, mesmo nos casos de exposição crônica. Os trabalhadores que consumiam leite e derivados pelo menos três vezes por semana apresentaram concentrações médias desse metal tóxico em seus organismos muito mais baixas que aqueles com ingestão menor de produtos lácteos.

A concentração do metal no plasma (parte líquida do sangue) também ficou bem menor nesses indivíduos, o que indica que o chumbo "é menos suscetível a causar danos ao sistema biológico desses trabalhadores", conclui Willian Gomes. Para questões toxicológicas, o plasma é considerado de grande importância pois está "relativamente livre para chegar até tecidos-alvo, como o cérebro, rins e medula óssea".

O pesquisador enfatiza que as informações obtidas em seu trabalho dizem respeito à relação do trabalho com o agente tóxico e a nutrição – leite e seus derivados. De acordo com a legislação vigente, "as concentrações sanguíneas de chumbo encontradas em todos os indivíduos do presente estudo estão dentro do limite estabelecido".

Mesmo com resultados positivos de uma simples dieta na redução dos males provocados pelo metal, Willian Gomes afirma que a segurança de trabalhadores expostos ao chumbo só pode e deve ser garantida por meio do uso de equipamentos de proteção adequados – como luvas e máscaras – e da rigorosa observação das diretrizes legais.

(com Jornal da USP)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade