Publicidade

Estado de Minas SERRA DO CIPó

Festival gastronômico movimenta Lapinha da Serra

O pequeno distrito escolheu a cebola como ingrediente principal


postado em 02/08/2013 18:28

Conhecida por suas belas trilhas, cachoeiras e serras, a simpática Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho, a 142 quilômetros de Belo Horizonte, está preparando o 1º Festival Agosto com Gosto, Arte e Cultura. O evento gastronômico acontecerá nos dois últimos fins de semana deste mês, a partir do dia 23.  A cebola foi escolhida como o ingrediente tema do festival. Portanto, bares, restaurantes e pousadas foram convidados a elaborar pratos e petiscos a partir desse tubérculo. "A Lapinha sempre teve a necessidade de criar um calendário turístico próprio", afirma Bráulio Braga de Paula, sócio do Bromélias, Café e Restaurante, que, ao lado da Pousada Travessia, são os responsáveis pela organização do festival.

Além dos pratos, o público poderá conferir a apresentação de artistas convidados, que ainda estão sendo definidos, na praça do povoado. A relação da cebola com o distrito também será destaque durante o festival. Para quem não sabe, o tubérculo – amado por uns e odiados por outros – foi, por muitos anos, o principal produto cultivado na região. "E a ideia é que o festival sempre destaque um ingrediente que tenha relação com a história de Lapinha da Serra", diz Bráulio.   
 
O desejo dos organizadores do evento é que o festival seja o ponta-pé para uma programação cultural organizada e de qualidade na Lapinha.  

Conheça

O charmoso vilarejo de pouco mais de 400 habitantes é procurado por pessoas que buscam o sossego de um lugar bucólico e ao mesmo tempo, a adrenalina, presente em regiões que oferecem um cenário ideal para esportes de aventura, como montain bike, trekking e canoagem. Aliás, uma das trilhas mais procuradas é a que leva ao conhecido pico da Lapinha, com os seus 1400 metros de altitude e um visual de tirar o fôlego. Apesar da ausência de asfalto, que poderia indicar uma infraestrutura incipiente, Lapinha da Serra oferece bons restaurantes de comida mineira, além de pousadas e chalés.   

Como chegar

Quem quiser conhecer a Lapinha da Serra, é só pegar a MG-010, sentido Serra do Cipó. Atravessando a ponte do rio Cipó, siga até o trevo que indica o município de Santana do Riacho. A rodovia (27 quilômetros) que leva ao município é asfaltada e está em ótimas condições. Chegando a de Santana do Riacho, preste atenção nas placas que indicam o vilarejo de Lapinha da Serra. Até o distrito, são cerca de 10 quilômetros de estrada de terra.

Informações: www.portaldalapinha.com.br

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade