Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Stand up paddle: de esporte relax a competições radicais

As várias modalidades e campeonatos dessa prática mostram que ela é mais radical do que parece


postado em 04/04/2014 18:19 / atualizado em 04/04/2014 19:03

Flutuar em pé numa prancha e se equilibrar usando uma pá (espécie de remo) em águas calmas pode ser uma atividade relaxante, mas para os competidores de stand up paddle (SUP), apenas mostrar a habilidade de se manter na superfície não é suficiente.

Derivado de uma prática antiga, usada para pesca e transporte por civilizações que viviam no ano 700 A.C, o SUP ganhou variações no Havaí, na década de 1950. Daí para frente, se popularizou com os chamados beach boys – não se trata da banda –, que eram os instrutores de surf que trabalhavam na famosa praia de Waikiki, no arquipélago havaiano. Eles utilizavam grandes pranchas com remo para acompanhar e fotografar os aspirantes a surfistas.

Com a modernização da prática que era apenas um meio de sobrevivência, o SUP ganhou modalidades inspiradas em outros esportes, também praticados na água. Com isso, surgiram competições em todo o mundo. Para este ano, estão previstos 25 campeonatos, vários deles no Brasil, e com premiações que chegam a R$ 25 mil, segundo o calendário da Confederação Brasileira de Stand Up Paddle (veja na tabela abaixo).

As modalidades esportivas do stand up paddle são: wave, race, race técnico (slalom/cross), sprint, river SUP (sprint/slalon), long distance (downwind/maratona), SUP fish e SUP polo.

Confira algumas delas:

Wave - esta modalidade, que significa onda em inglês, mistura as técnicas do surf clássico, sendo praticada em grandes ondas no mar, com o uso do remo, que normalmente é usado em rios e lagos(foto: Absup.com.br/Reprodução)
Wave - esta modalidade, que significa onda em inglês, mistura as técnicas do surf clássico, sendo praticada em grandes ondas no mar, com o uso do remo, que normalmente é usado em rios e lagos (foto: Absup.com.br/Reprodução)

Race - ou corrida em inglês, premia o competidor mais veloz em cima da prancha, usando o remo. É praticado em águas mais tranquilas(foto: Absup.com.br/Reprodução)
Race - ou corrida em inglês, premia o competidor mais veloz em cima da prancha, usando o remo. É praticado em águas mais tranquilas (foto: Absup.com.br/Reprodução)

Freestyle - ou estilo livre, avalia as diferentes manobras realizadas sobre a prancha de stand up paddle, levando em conta a mobilidade do corpo e o auxílio do remo(foto: Lolacosmetics.com.br/Reprodução)
Freestyle - ou estilo livre, avalia as diferentes manobras realizadas sobre a prancha de stand up paddle, levando em conta a mobilidade do corpo e o auxílio do remo (foto: Lolacosmetics.com.br/Reprodução)

River SUP (rafting) -  modalidade realizada em corredeiras, em que se desce de pé sobre a prancha, usando o equilíbrio, mobilidade do corpo e o auxílio do remo(foto: Absup.com.br/Reprodução)
River SUP (rafting) - modalidade realizada em corredeiras, em que se desce de pé sobre a prancha, usando o equilíbrio, mobilidade do corpo e o auxílio do remo (foto: Absup.com.br/Reprodução)


Quem quiser acompanhar ou conhecer o esporte de perto, poderá conferir, no próximo domingo, dia 6 de abril, o primeiro campeonato SUP BH Race Cultura Inglesa. O evento será realizado no Iate Clube Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, a partir das 7h30. A competição é dividida em quatro categorias: individual masculino, individual feminino, dupla mista e trio (duas mulheres e um homem).

Confira também algumas competições que estão por vir em águas nacionais:

(foto: Heitor Antonio/Encontro Digital)
(foto: Heitor Antonio/Encontro Digital)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade