Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Stand up paddle, você conhece?

Prática democrática, que oferece tranquilidade e condicionamento físico para crianças e adultos, já conquistou até as celebridades


postado em 03/04/2014 18:39 / atualizado em 03/04/2014 19:35

Não precisa de onda para surfar, é o preceito do stand up paddle (SUP), um esporte que proporciona equilíbrio físico e mental para o praticante. Utilizando apenas uma prancha longa e uma espécie de pá, é possível remar de pé, em águas calmas – podendo ser no mar com maré baixa, lagoas e até piscinas. A atenção redobrada para manter o equilíbrio em cima da prancha e a tranquilidade do ambiente em que se está exercitando atraem cada vez mais praticantes, que buscam uma atividade física relaxante, e ao mesmo tempo, que trabalhe a musculatura.

Além de melhorar a consciência corporal, o SUP ajuda a definir as costas, braços e abdômen, e não tem restrição de idade. Para começar a praticar, é necessária uma prancha um pouco mais longa que a de surf e a pá, ou remo. As medidas certas dos equipamentos variam com o peso e altura de cada pessoa. A prancha pode ter de 3 a 6 metros de comprimento, e a pá, deve ser entre 20 e 30 centímetros mais longa que a estatura do praticante. A média de preço de um kit de prancha e pá é de R$ 3.500, sem o colete salva-vidas, que é opcional.

Para o atleta e professor da escola SUP BH, Johnny Aggrada, de 33 anos, Minas Gerais promete ganhar cada vez mais adeptos do esporte, por ter um grande número de cachoeiras e lagos: "Temos condições perfeitas para receber o esporte. Por exemplo, nos finais de semana, minha escola fica cheia, chegando a 70 alunos remando".

 

Várias celebridades também já aderiram ao esporte, como a modelo Isabel Goulart, o cantor Michel Teló e a atriz Carolina Dieckman. Eles não deixam de divulgar a prática nas redes sociais.

Ficar em cima da prancha não significa estar sozinho. A prática pode ser acompanhada por um amigo, ou até mesmo por um cachorro. O stand up paddle começou a ganhar variações, que são aliadas a outras atividades físicas, como fazer yoga ou pilates.

Veja algumas:


A modelo Izabel Goulart (foto: Instagram/ Reprodução)
A modelo Izabel Goulart (foto: Instagram/ Reprodução)

O cantor sertanejo Michel Teló(foto: Facebook/ Reprodução)
O cantor sertanejo Michel Teló (foto: Facebook/ Reprodução)

A atriz Carolina Dieckmann praticando yoga na prancha(foto: Instagram/ Reprodução)
A atriz Carolina Dieckmann praticando yoga na prancha (foto: Instagram/ Reprodução)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem quiser conhecer ou acompanhar o esporte de perto, no próximo domingo, dia 6 de abril, Minas Gerais recebe seu primeiro campeonato da modalidade: o SUP BH Race Cultura Inglesa. O evento será realizado no Iate Clube Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, a partir das 7h30. As inscrições ainda estão abertas. O contato pode ser feito pelo e-mail supbh@life.com – é necessário pagar uma taxa de R$ 80.

A única restrição para participar do evento é idade superior a 18 anos. A competição terá quatro categorias: individual masculino, individual feminino, dupla mista e trio (duas mulheres e um homem).

Saiba mais sobre o stand up paddle:

(foto: Heitor Antônio e Gustavo Paiva/ Encontro)
(foto: Heitor Antônio e Gustavo Paiva/ Encontro)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade