Publicidade

Estado de Minas MEIO AMBIENTE

Incêndio no parque nacional da Serra da Canastra é controlado

De acordo com o ICMBio, foram consumidos cerca de 7 mil hectares da área de preservação


postado em 21/07/2014 09:43 / atualizado em 21/07/2014 09:50

O incêndio que atingia o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, já foi controlado. Cerca de 70 pessoas, entre homens do Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários, trabalharam para conter o fogo que começou na terça-feira, dia 15 de julho, e só foi controlado no sábado (19), por volta das 18h.

Segundo o analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Vicente Faria, o incêndio foi criminoso e atingiu uma área estimada de 7 mil hectares.

As equipes continuam monitorando o local para que não surjam novos focos de incêndio. O ICMBio fará o levantamento preciso da área atingida, que inclui vegetação típica de Cerrado, campos limpos e matas ciliares. "Não tem como mensurar a perda ambiental, o fogo destrói tudo por onde passa. Certamente perdemos vários animais, filhotes de passarinhos, aqueles animais que não conseguem correr do fogo, como o tamanduá-bandeira, que tem baixa audição e também não sente o fogo chegando atrás", explica Faria.

Além do tamanduá, a unidade de conservação da Serra da Canastra protege outras espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, o tatu-canastra, a onça-parda e o tico-tico-do-mato. O parque tem cerca de 200 mil hectares, e fica situado no sudoeste de Minas Gerais, além de preservar as nascentes do rio São Francisco.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade