Publicidade

Estado de Minas LANçAMENTO

Volvo apresenta seu novo XC90 ao mundo

A nova geração do utilitário esportivo da empresa sueca inova com seu sistema de direção e o novo design, que já é tendência da montadora para os próximos anos


postado em 27/08/2014 15:11 / atualizado em 27/08/2014 15:21

Após meses de especulações, a Volvo Cars revela seu novo Volvo XC90. O utilitário esportivo (SUV, na sigla em inglês) de sete lugares chega com um visual mais impactante, com inovações no sistema de segurança, além de novas tecnologias, incluindo na direção e na motorização.

Após três anos de desenvolvimento, e como parte de um programa que custou US$ 11 bilhões em investimentos, o Volvo XC90 traz o design que deve se tornar a tendência para o futuro da marca sueca. "Esse é um dos dias mais importantes em nossa história. Não estamos lançando apenas um carro, mas sim, relançando nossa marca. É uma nova era para nossa companhia. O XC90 abre caminho para um portfólio de carros sensacionais que chegarão nos próximos anos", explica Hakan Samuelsson, presidente da Volvo Cars.

Novo SUV da Volvo possui um capô mais largo, linha de cintura e ombros marcantes, conectados às novas lanternas traseiras. Para reforçar a musculatura das laterais, o XC90 vem com uma série de opções de rodas, com tamanhos de até 22 polegadas. "A impressão geral, tanto do interior como do exterior, traz uma conexão forte com os elementos-chave do estilo de vida sueco: o espaço generoso, a valorização da iluminação natural e o foco no bem-estar", explica Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da montadora.



O novo XC90 oferece opções de motores de dois litros e quatro cilindros com tecnologia Drive-E. O modelo top de linha, chamado Twin Engine, combina um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina, com supercharger e turbo, a um motor elétrico, e oferece uma associação de potência e operação limpa: cerca de 400 cv com emissão de dióxido de carbono (CO2) em torno de 60 g/km – um veículo comum pode emitir até 135 g/km do poluente.

Seu pacote de segurança inclui duas tecnologias inéditas: um pacote de proteção para saídas não intencionais da pista e o sistema de frenagem automática em cruzamentos. Em um cenário em que o carro corra o risco de deixar a pista de rolamento, o novo Volvo XC90 detecta o que está acontecendo e, com isso, os cintos de segurança são tensionados para manter os ocupantes na posição. Para prevenir danos à coluna, sistemas de absorção de energia entre o banco e seu trilho, amortecem as forças verticais que podem ocorrer quando o veículo colide de forma brusca com o solo.

O modelo da Volvo é o primeiro carro com a tecnologia que freia automaticamente quando o motorista tem a intenção de cruzar a pista, e um carro está vindo no sentido contrario. Essa é uma situação comum em cruzamentos nas cidades, ou mesmo em estradas, onde os limites de velocidade são maiores. "Essas novas tecnologias vão nos levar um passo à frente de nossa visão, em que não teremos nenhuma vítima fatal ou ferido grave dentro de um novo carro da marca, até 2020", explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo.

Acabamento

O interior do XC90 está mais luxuoso, e traz um painel central touch screen. Ele é livre de botões. O acabamento interno combina materiais como o couro macio e a madeira a produtos feitos à mão, incluindo uma alavanca de câmbio com cristal da Orrefors, famosa marca sueca de cristais, além de controles esculpidos para o botão de partida e de controle do volume.

Os sete lugares trazem um design que libera espaço no interior para os passageiros, tanto na segunda, como na terceira fileira. Os assentos da terceira fileira oferecem conforto para passageiros de até 1,70 m.



O sistema de áudio traz a tecnologia da Bowers & Wikins, fabricante britânica de equipamentos de som. Amplificador classe D de 1.400 watts e 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofers air-ventilated em um carro, integrado à carroceria, transformam todo o espaço interno em um "subwoofer gigante".

Opções

Quem quiser adquirir um XC90 poderá escolher entre o modelo D5, turbodiesel de 225 cv de potência e 48 kgfm de torque; o D4, de 190 cv e 40,8 kgfm, também a diesel; o T5 com 254 cv de potência e 36 kgfm, à gasolina; o T6 de 320 cv e 41 kgfm, também à gasolina; e o híbrido, que inclui o motor elétrico, o T8, com 400 cv de potência e 65,3 kgfm.

A Volvo vai vender sua nova série pela internet, a partir do dia 3 de setembro de 2014, com preços que podem chegar a a US$ 48.900 (cerca de R$ 111 mil) par a versão T6. Ela já vem equipada com tração integral, rodas de 19 polegadas, teto solar panorâmico, entre outros itens.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade