Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

6 dicas e ferramentas para criar seus folhetos e catálogos em PDF


postado em 29/04/2024 16:05

(foto: Jud Mackrill/Unsplash)
(foto: Jud Mackrill/Unsplash)
Vamos construir aqui um novo ditado? O que os olhos vêem, o coração sente. Mais do que isso, o faz bater mais forte! E é por isso que você, que atua no e-commerce (ou qualquer forma de comércio), precisa botar o seu produto para jogo de forma visual. Ao mesmo tempo, entrar na era da tecnologia e deixar os folhetos de papel para trás. Como? Conhecendo dicas e ferramentas para criar seus folhetos e catálogos em PDF.

Embora muita gente os despreze, tanto folhetos quanto catálogos são uma extensão da sua marca e, consequentemente, podem impactar diretamente na percepção do cliente - para o bem ou para o mal. Por isso, mais do que apenas expor o que e por quanto você vende, devem ser elaborados com profissionalismo e confiabilidade. Ou seja, precisam ter uma estrutura bem cuidada, pois tratam-se de uma forma de comunicação.

Ocorre que muita gente ainda fica em dúvida sobre como produzi-los em PDF, um formato simples, seguro e fácil tanto de abrir quanto de compartilhar. Então,que tal tirar isso da frente conhecendo uma ferramenta que, além de facilitar este processo, ainda te ajuda em tarefas simples e corriqueiras, mas importantes, como converter Word em PDF e vice-versa.

Por que ainda produzir folhetos e catálogos para seu e-commerce?

Antes de tudo, é importante entender porque estes itens são indispensáveis para e-commerces e demais comércios. Segundo uma pesquisa da Stanford citada no portal Ecommerce Brasil, 75% das pessoas julgam a credibilidade de uma empresa com base no design de seu site e materiais promocionais. Além disso, 92,6% dos consumidores afirmam que a parte visual tem impacto direto na decisão de compra.

E existe uma explicação científica por trás disso. Estudos mencionados pela Tomahawk apontam que 90% das informações retidas ao longo do dia são imagens porque, a princípio, facilitam o entendimento. Tanto que o processamento delas é 60 mil vezes mais rápido do que textos. Ou seja, literalmente, uma imagem vale mais que mil palavras, né?

Só que, obviamente, a informação textual tem seu valor, sim! Afinal, são as palavras que seguram a turma no seu site ou rede social, por exemplo. Sendo assim, qualquer material promocional deve ter, proporcionalmente, boas imagens e dados escritos. Deste modo, a pessoa leitora consegue associar o texto à foto e, a partir disso, grava melhor o que está lá. Sacou?

Por que o PDF?

Você abre e cria arquivos em PDF diariamente, logo, inconscientemente, já sabe quais são suas vantagens. Mas, não custa reforçar! Primeiramente, o formato proporciona uma grande flexibilidade, logo, é bom tanto para os clientes quanto gestores de e-commerce e designers. Tanto que qualquer gráfica ou profissional da arte pede: dá para mandar a imagem em PDF? Mas, por que tanto sucesso? Principalmente por:

  • Não reduzir a qualidade das imagens, mesmo ao converter PDF em Word ou ser convertido para outros formatos, como Word e JPEG

  • Segurança, pois permite a inserção de senhas de tal forma que abertura e edição só sejam possíveis com permissão

  • Compatibilidade com qualquer dispositivo, seja móvel ou PC e notebook

  • Gratuidade

  • Digitalização

  • Tecnologia de reconhecimento óptico (OCR), o que permite que os arquivos sejam convertidos em itens inteligentes para facilitar a busca

  • Possibilidade de incorporar elementos interativos, por exemplo, vídeos, animações e links, o que só enriquece a experiência de quem os acessa

  • Economia de custos e sustentabilidade, pois dispensam o uso do papel. Assim, economizam em impressão e distribuição, além de contribuir com o meio ambiente

Ou seja, são vantagens indiscutíveis que mais do que justificam a aplicabilidade em seu negócio.

Dica de ferramenta para criar os seus catálogos e folhetos em PDF

Como, então, desenvolver um material promocional de qualidade sem gastar tanto? Uma sugestão é o SmallPDF, ferramenta eficiente e simplificada que, por meio de uma interface simples e intuitiva, ajuda na criação destes folhetos e catálogos. Entre as funcionalidades que mais ajudam nisso, estão:

1) Conversão de Formatos

O SmallPDF permite converter documentos em diferentes formatos, como PDF para Word, Excel ou PowerPoint. Isso é útil para transformar informações de produtos em um formato editável, facilitando a criação de catálogos.

2) Compressão de Arquivos

Imagens e gráficos de alta resolução geralmente tornam os arquivos grandes e lentos para carregar. O SmallPDF oferece ferramentas para comprimir arquivos PDF, mantendo a qualidade visual. Isso é fundamental para que os catálogos digitais sejam rápidos e acessíveis.

3) Edição de PDFs

Com a funcionalidade de edição, você pode adicionar links, marcas d’água, textos e imagens aos catálogos. Como veremos, a personalização é importante, além de dar destaque a produtos específicos.

4) Organização de Páginas

Arrastar e soltar páginas é um dos recursos do SmallPDF que facilita a reorganização de produtos em catálogos. Só para exemplificar, dá para agrupar itens por categoria, destacar promoções ou criar sequências lógicas.

5) Assinatura Digital

Se o seu catálogo inclui contratos ou acordos, por exemplo, dá para contar com a funcionalidade de assinatura digital do SmallPDF. Assim, agiliza o processo de aprovação e torna os catálogos mais interativos.

6) Compartilhamento Simples

Após criar o catálogo, você tanto pode “subir” para seu site quanto compartilhar, facilmente, com clientes e parceiros. Ademais, há a possibilidade de enviar links para download ou incorporar o material diretamente em seu e-commerce.

Dicas para produzir catálogos de qualidade

Além de uma ferramenta confiável, vale a pena investir em outras estratégias para desenvolver bons materiais de qualidade.

  • Defina seu público-alvo e adapte o conteúdo conforme seu cliente. Da mesma forma, o design e layout

  • Preze pela qualidade das informações, trazendo sempre algo relevante, bem como descrições detalhadas dos produtos

  • Use imagens atraentes e de alta qualidade para mostrar os detalhes dos produtos

  • Organize textos e imagens de forma clara e intuitiva, de tal forma que fique fácil navegar (pense no user experience)

  • Não se esqueça de incluir CTA - call to action, incentivando os clientes a entrarem em contato e comprarem os produtos (afinal, não dá para viver apenas de exposição, não é?)

Em suma, motivos, dicas e ferramentas para você começar, já, a desenvolver seus catálogos e folhetos em PDF não faltam!

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade