Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Aparelhos em modo standby respondem por até 15% da conta de energia

A solução para se economizar, é simples, retirar o plug da tomada ou desligar o equipamento


postado em 30/10/2014 18:26

A eletricidade consumida por aparelhos eletrônicos no modo stand by ou em espera pode representar um acréscimo de até 15% na conta de energia. Isso é o que mostra a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Segundo Leonardo Resende Rivetti, engenheiro de soluções energéticas da Cemig, equipamentos que as pessoas costumam ter em casa, como blu-ray, receptor de TV por assinatura, computador, televisão, ficam "ligados" em modo standby 24 horas por dia, e a soma do consumo destes aparelhos, mesmo em "modo de espera" eleva o valor da conta no final do mês. "Se você deixa um equipamento ligado desnecessariamente, está desperdiçando energia. Em standby, os aparelhos consomem menos do que em uso normal, mas é como se fossem uma torneira pingando 24 horas", explica.

Para economizar, como lembra o especialista, é necessário que o consumidor desligue ou retire o equipamento da tomada. Vale ressaltar que os aparelhos mais antigos consomem mais energia.

Atualmente, os receptores de TV por assinatura são os que mais consomem energia no modo standby.  Assim, apenas o simples ato de desligar os aparelhos da tomada interrompe esse consumo dispensável – mesmo que a informação da empresa seja o contrário. "Não há dúvida de que a mudança de hábito é a melhor maneira de se evitar o consumo desnecessário. Se o consumidor sabe que vai ficar muito tempo sem usar a TV, não custa nada desligá-la da tomada. Também é importante não deixar o micro-ondas ligado só por causa do relógio digital, ou então ter manter o carregador de celular conectado à tomada, sem necessidade", destaca Rivetti.

(com Assessoria da Cemig)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade