Publicidade

Estado de Minas ESTéTICA

Tirar a cutícula faz mal?

Dermatologista fala sobre mitos e verdades que envolvem essa importante parte da unha


postado em 21/10/2014 15:52 / atualizado em 01/12/2014 10:43

Ter unhas bonitas e saudáveis é o objetivo de muitas mulheres, prova disso são os salões de beleza que sempre estão cheios. Mas, mais do que se preocupar com a estética, é preciso ficar de olho na saúde das unhas; isso também inclui a cutícula. Essa espécie de "película" ajuda a proteger as unhas, e gera vários questionamentos. Não é raro encontrar homens e mulheres que não sabem o que se deve ou não fazer com a cutícula na hora de procurar uma manicure.

A dúvida mais frequente dos frequentadores dos salões de beleza se é preciso retirar totalmente essa "película". De acordo com a dermatologista Flávia Martelli, da Netfarma, não é preciso ser radical e retirar o excesso de cutícula. "Desde que não seja tão violento ao ponto de machucar a pele, não há problema de se retirar parte dela", explica.

A especialista lembra que a cutícula é importante pois protege nosso organismo contra a entrada de bactérias e fungos, causadores de doenças. "O ideal é tentar não retirar as cutículas profundamente e não 'cutucá-las'. Esse hábito pode trazer prejuízos à matriz da unha, levando até a deformações", revela a dermatologista.

Confira abaixo a resposta da especialista para cinco mitos e verdades ligados à cutícula:

Deve-se tirar as cutículas para fazer as unhas
Depende. Pode-se retirar as cutículas desde que seja com cuidado para não machucar as unhas.

Quanto mais tiramos, mais grossa cresce
Mito. A cutícula tem um limite para crescer, assim como os pelos e cabelo. Quem faz as unhas toda a semana tem a impressão de que elas crescem mais rápido, o que não é verdade.

Usar produtos de limpeza sem proteção nas mãos prejudica a cutícula
Verdade. A pele tende a ficar mais ressecada e as cutículas com aspecto áspero. Hidratação é muito importante nesses casos

Retirar totalmente a cutícula ajuda no crescimento das unhas
Mito. A cutícula não tem relação direta com a crescimento das unhas. Sua função é basicamente a proteção do aparelho ungueal (unhas e matriz)

É possível retardar o crescimento das cutículas
Mito. Não é comprovado que os produtos possam retardar o crescimento e sim, dá um aspecto mais bonito para as mãos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade