Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Confira sete dicas para evitar o jet lag

Seja qual for o destino de sua viagem, é possível amenizar os efeitos da alteração do fuso horário


postado em 19/12/2014 14:51

Para evitar os efeitos do fuso horário, o famoso jet lag, entre as dicas da especialista,destaque para o consumo adequado de água(foto: Pixabay)
Para evitar os efeitos do fuso horário, o famoso jet lag, entre as dicas da especialista,destaque para o consumo adequado de água (foto: Pixabay)
Muitas pessoas escolhem esta época do ano para a viagem de férias. Seja seu destino distante – Londres, Paris, Tóquio, Roma – ou mesmo mais próximo – Buenos Aires, Cartagena, Mar Del Plata ou mesmo Miami – é quase impossível passar incólume pelo temido jet lag.

"De forma geral, leva-se em média um dia para se ajustar a cada hora (ou fuso) percorrida, seja para mais ou para menos", afirma a médica Regina Biasoli Kiyota, coordenadora do Alta Excelência Diagnóstica. Assim, em uma viagem para Madri, você levaria três dias para ajustar seu ciclo circadiano, ou relógio biológico, como é usualmente conhecido, às três horas de diferença entre as localidades.

Porém, algumas medidas ajudam a acelerar esse processo e evitar os desconfortos do jet lag.

Listamos abaixo sete dicas para você aproveitar melhor sua viagem:

  1. Prepare-se previamente. Se você tem uma agenda de negócios a cumprir, tente chegar um ou dois dias antes do compromisso, assim você estará mais disposto para seus afazeres. Mas se sua viagem for apenas de lazer, então se certifique de viajar descansado. Isso facilitará sua readaptação.

  2. Talvez você não precise de ajustes. Se a viagem for curta (um fim de semana ou três dias, por exemplo) e o fuso do destino tiver uma diferença de até duas horas, o ideal é não lutar contra o seu relógio biológico. Portanto, siga com sua rotina nos horários usuais, apenas adaptando as horas a mais ou a menos.

  3. Fique sem comer. Mas apenas o tempo necessário para você fazer sua primeira refeição no horário do local de destino, ou seja, tomar o café da manhã às 8h ou almoçar ao meio-dia. A ideia é “reiniciar” o seu ciclo circadiano “por meio do estômago”. Mas o ideal é não estender o jejum para mais de 12 horas.

  4. Mas não fique sem beber. Evitar a desidratação é importante para amenizar os efeitos do jet lag, por isso beba bastante água durante e depois da viagem. A medida ainda diminui o desconforto causado pelo ar seco dos aviões. Porém, evite bebidas alcoólicas e café.

  5. Evite cochilos. Se você estiver viajando durante a madrugada, aproveite para dormir no voo. Porém, evite dormir ao chegar ao hotel, mesmo que o voo tenha sido muito cansativo. A melhor alternativa é iniciar imediatamente as atividades turísticas e dormir apenas no horário local.

  6. Controle a exposição à luz. Se for viajar para o oeste, onde o fuso é atrasado em relação ao nosso, exponha-se à luz do fim da tarde, para que seu organismo “entenda” que ainda é dia. Se a viagem for a leste, como na Europa, onde o fuso está adiantado, acorde mais cedo e imediatamente exponha-se à luz do sol.

  7. Melatonina pode ser uma opção. Este hormônio ajuda a controlar a qualidade do sono se tomado no horário e dose corretos. Por isso, converse com seu médico antes da viagem.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade