Publicidade

Estado de Minas MEIO AMBIENTE

Diretor da Copasa diz que água pode acabar até agosto

Segundo representantes da empresa, se não chover em 2015 acima da média do ano passado, o sistema de abastecimento entrará em colapso


postado em 29/01/2015 14:28 / atualizado em 29/01/2015 14:46

Os reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte estão com cerca de 30% da capacidade; o de Serra Azul (foto), em Juatuba, está com apenas 5,8%, segundo a Copasa(foto: Facebook/Codema Juatuba/Reprodução)
Os reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte estão com cerca de 30% da capacidade; o de Serra Azul (foto), em Juatuba, está com apenas 5,8%, segundo a Copasa (foto: Facebook/Codema Juatuba/Reprodução)
Que a situação do abastecimento hídrico em Minas Gerais está em crise, não é segredo para ninguém. Em reunião na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na quarta-feira, dia 28 de janeiro, Rômulo Thomáz Perille, diretor de Operações Metropolitanas da Copasa, afirmou que se o índice de chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), este ano, não for superior ao registrado em 2014, os mananciais podem secar completamente até o mês de agosto.

De acordo com o representante da Copasa, a situação dos reservatórios do estado é gravíssima. Ele explicou que os mananciais estão deteriorados e o índice dos armazenamento é de apenas 30%, enquanto em anos anteriores superava os 70%. "A ação imediata para controlarmos o problema é a redução do consumo pela população. Sobretaxas, rodízios de fornecimento e racionamento ainda podem ser adotados", alerta. Além de contar com o apoio da sociedade, Perille afirma que será implantado um plano de contingência que contempla a perfuração de novos poços artesianos, a ampliação da captação nas nascentes e a busca de pontos de vazamento e desperdício.

O presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), disse, na reunião, que a crise da água é global, mas alertou que os minerodutos têm agravado o problema em Minas Gerais. "Água vale mais que minério. Venho denunciando o risco de falta de água há mais de 20 anos na comissão e, em 2014, o prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda rechaçou esses alertas. Agora não há como esconder a crise", reclama.

Ao final do encontro, foram aprovados diversos requerimentos relativos à crise hídrica. O deputado Durval Ângelo pede à presidente da república que o Parque Nacional do Gandarela, que tem mananciais que abastecem a capital e cidades da região metropolitana, incorpore outros 20% de área que ficaram de fora do seu decreto de criação; que o Ministério do Meio Ambiente realize vistorias e fiscalize as ações das mineradoras que atuam na RMBH; e que a mesa diretora da ALMG crie uma comissão permanente das águas.

(com assessoria da ALMG)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade