Publicidade

Estado de Minas CARNAVAL 2015

Exagerou na festa e quer saber como curar a ressaca?

Segundo especialista, o mais importante é beber três litros de água nas primeiras 24 horas após a bebedeira


postado em 17/02/2015 13:51

Acordou com o estômago revirado após a bebedeira de Carnaval? Água de coco, gengibre e limão podem diminuir o enjoo(foto: Pixabay)
Acordou com o estômago revirado após a bebedeira de Carnaval? Água de coco, gengibre e limão podem diminuir o enjoo (foto: Pixabay)
Dor de cabeça, mal-estar e outros incômodos relacionados à ressaca não combinam com o clima das festas de carnaval e podem ser evitados com alguns cuidados antes, durante e até depois das comemorações. Pesquisas recentes apontam e profissionais advertem que a hidratação regular e boa alimentação podem salvar o dia seguinte.

"A primeira orientação para evitar os sintomas é alimentar-se bem. Ingerir bebidas alcóolicas em jejum, por exemplo, não faz bem pois potencializa o esvaziamento gástrico e a absorção de álcool", explica a nutricionista Karyne Quirino. Segundo ela, nos dias das festas é necessário consumir alimentos pobres em gorduras, com poucos condimentos, e hidratar-se o tempo todo.

Para minimizar os sintomas da ressaca, a recomendação é consumir cerca de três litros de água ao longo das 24 horas seguintes. É possível diminuir os efeitos do álcool no fígado, com o consumo de frutas, verduras e ricos em fibras.

"A desidratação é responsável por parte dos sintomas da ressaca, dentre eles a dor de cabeça. Caso surjam sintomas como náuseas e vômitos, é recomendável o consumo de água de coco, gengibre e limão", aponta a nutricionista.

Novidade

As recomendações nutricionais vão ao encontro de resultados de pesquisas científicas recentes. Um estudo publicado no último dia 19 dezembro pelo instituto Royal Society Chemistry (no Reino Unido) por cientistas coreanos chegou à conclusão que o ginseng vermelho, planta que é tratada como afrodisíaca em alguns países, alivia os sintomas da ressaca do álcool. Segundo os pesquisadores liderados por Jong Ho-Lee, foram investigados por duas semanas os efeitos do ginseng em 25 homens saudáveis. Os indivíduos beberam 100 ml de uísque (40% de álcool) e as amostras de sangue eram coletadas quatro horas após o consumo. Com o consumo do ginseng, os níveis de álcool e dos produtos metabolizados caíram, o que aliviou os efeitos no organismo.

Bebida com gás

Estudo feito por um grupo de cientistas chineses da Universidade de Sun Yat-Sem, em Guangzhou, descobriu, por exemplo, que uma boa saída para diminuição dos sintomas da ressaca é consumir refrigerante com sabor de limão. Segundo o grupo liderado pelo químico Hua-Bin Li, a água com gás já pode ajudar bastante. Outra pesquisa publicada em outubro na revista Food and Function, também da Royal Society of Chemistry, aponta que estas bebidas atuam contra um vilão principal da ressaca, o acetaldeído (produto metabolizado do etanol). A água com gás e o refrigerante de limão teriam funcionado de forma mais eficiente do que 57 tipos de ervas e chás pesquisados pelos chineses.

Anote aí os alimentos que podem atenuar sintomas da ressaca:

  • Água de coco, gengibre e limão (contra náuseas e vômitos)
  • Arroz integral
  • Batata, inhame, cará, mandioca, batata doce
  • Abóbora moranga
  • Frutas
  • Folhas verdes (principalmente as mais escuras, como couve e espinafre)
  • Alho
  • Chá verde

(com Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade