Publicidade

Estado de Minas INTERNET

Preto e azul: como a cor de um vestido para o mundo

Tudo surgiu no site Tumblr, mas logo virou uma polêmica mundial: uma dúvida sobre a cor de um vestido está levando as pessoas a discutirem sobre como cada um enxerga as coisas


postado em 27/02/2015 10:49 / atualizado em 27/02/2015 17:08

Clique para ampliar a imagem e desvendar se o vestido polêmico é azul e preto ou branco e dourado(foto: Tumblr/Reprodução)
Clique para ampliar a imagem e desvendar se o vestido polêmico é azul e preto ou branco e dourado (foto: Tumblr/Reprodução)

As britânicas Caitlin McNeil e Sarah Weichel não podiam imaginar que uma simples conversa informal entre elas na rede social Tumblr, especializada em imagens, poderia se tornar o assunto mais comentado em todo o mundo – não apenas na internet, mas também no WhatsApp e no Instagram. Na quarta-feira, dia 25 de fevereiro, a cantora escocesa Caitlin McNeil postou a imagem de um vestido que estava à venda numa loja em sua conta no Tumblr, e perguntou: "Pessoal, me ajudem. Este vestido é branco e dourado ou azul e preto? Minha amiga e eu não chegamos a um acordo, e isso está me deixando louca".

Até alguns artistas americanos entraram na onda. Kim Kardashian postou em seu Twitter que enxergou o vestido como branco e dourado, enquanto seu marido, o rapper Kanye West, enxergou preto e azul. A cantora Demi Lovato se mostrou assustada com quem vê as cores diferente das que ela vê: "Espere... Então pessoas estão, realmente, vendo branco e dourado?", questionou em sua conta no Twitter.

Aí está a tonalidade original do vestido inglês que custa 55 libras e que parou o mundo: azul e preto(foto: Internet/Reprodução)
Aí está a tonalidade original do vestido inglês que custa 55 libras e que parou o mundo: azul e preto (foto: Internet/Reprodução)
Pronto, a partir do questionamento de celebridades e pessoas comuns, toda a internet parou para admirar o que, em princípio, trata-se apenas de uma distorsão nas cores. Isso porque a imagem, de acordo com a Editoria de Arte da Encontro, está "lavada", ou seja, tende para a cor branca, o que pode ter levado as pessoas a enxergarem o azul mais claro como branco. Da mesma forma em que ao se escurecer uma foto, todas as cores tendem a se aproximar do preto. Tanto é que a foto que mostra o vestido em sua tonalidade original não gera dúvidas.

O segredo está na percepção da cor, que é responsável pela discussão, pois é impossível fazer com que uma pessoa que está enxergando o azul claro como branco mudar de ideia. De acordo com a revista Scientific American Brasil, a percepção das cores começa com a absorção de luz por células chamadas cones, localizadas na retina.

A resposta dos cones é transmitida para células que disparam com alta frequência quando o centro é mais claro que a periferia e com baixa frequência quando o campo receptor é iluminado de maneira uniforme. Aí está a confusão quando uma imagem está iluminada de forma errada, como o vestido. O cérebro recebe as informações dos cones de forma distorcida, completa a publicação americana.

Se você quiser entender mais sobre as tonalidades e como algumas se confundem, confira a escala de cor abaixo e veja como o azul, por exemplo, se aproxima do cinza e o dourado do preto:

 

Clique para ampliar a escala de cor(foto: Internet/Reprodução)
Clique para ampliar a escala de cor (foto: Internet/Reprodução)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade