Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Dançando na academia

A moda, agora, é praticar zumba, balé e sh'bam como práticas divertidas de exercício físico


postado em 13/03/2015 14:28

O ballet fitness é uma novidade nas academias e mistura os passos tradicionais de balé com exercícios aeróbicos(foto: Flavio Teperman/Bodytech/Divulgação)
O ballet fitness é uma novidade nas academias e mistura os passos tradicionais de balé com exercícios aeróbicos (foto: Flavio Teperman/Bodytech/Divulgação)
A nova moda das academias são as aulas de zumba, o ballet fitness e o sh'bam. Além de proporcionarem um alto gasto calórico, as aulas fortalecem os músculos e melhoram a saúde do corpo, sem a obrigatoriedade de praticar os treinos convencionais.

O ballet fitness promete agilidade, músculos fortalecidos e alongados, alinhamento corporal, força abdominal e resistência muscular. Grand pliê, tendu, passé e pirouette são nomes de passos que até então faziam parte de aulas tradicionais de balé, mas que hoje, fazem parte das academias. São aulas que misturam os passos da dança clássica com o universo fitness.

Criada pela bailarina brasileira Betina Dantas, formada pela Royal Academy of Arts de Londres, a modalidade vem conquistando cada vez mais adeptos. "Vem crescendo significativamente o interesse de atividades de dança. O ballet fitness é uma atividade que fornece uma excelente opção para estímulo neuromuscular", afirma Dudu Netto, diretor técnico da Bodytech.

A aula também é uma alternativa para os alunos que procuram uma atividade mais dinâmica, que envolve movimentos de dança, uma trilha sonora que varia entre músicas clássicas e animadas, além de um figurino diferente já que é realizada com roupas de ballet, como maios, meias e polainas. "É mais fácil manter uma rotina de exercícios quando o aluno tem prazer em realizar a atividade. E o ballet fitness é, sem dúvida, uma ótima opção”, conta Dudu.

A bailarina Betina Dantas é a criadora do estilo ballet fitness, que vem ganhando cada vez mais adeptos nas academias brasileiras(foto: Facebook/BetinaDantas/Reprodução)
A bailarina Betina Dantas é a criadora do estilo ballet fitness, que vem ganhando cada vez mais adeptos nas academias brasileiras (foto: Facebook/BetinaDantas/Reprodução)

 
Outra opção para quem quer perder peso é a zumba. Os especialistas estimam que, em uma hora de aula, é possível perder até 500 calorias. Com coreografia fácil e música contagiante, a modalidade aparece como a "queridinha" do momento nas academias – mistura ritmos latinos como salsa e rumba com técnicas aeróbicas.

E quem gosta de dançar não pode perder o sh’bam, que tem ritmos bem vibrantes e trabalha o corpo com passos simples e modernos. Neste estilo não é necessário conhecimento prévio de dança.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade