Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Quem é diabético precisa ter cuidado com problemas de visão

Além de afetar vários órgãos, o excesso de açúcar no sangue também pode levar à cegueira


postado em 27/03/2015 08:49

Para quem está sofrendo com perda de visão as injeções intravítreas de antiangiogênicos podem frear o avanço do problema(foto: Pixabay)
Para quem está sofrendo com perda de visão as injeções intravítreas de antiangiogênicos podem frear o avanço do problema (foto: Pixabay)
Diabetes é uma doença que compromete a produção e o uso de insulina pelo corpo no controle dos níveis de açúcar no sangue. Embora esse açúcar – a glicose – seja uma importante fonte de energia para as células, em altas quantidades pode acabar prejudicando o bom funcionamento de órgãos importantes, como o coração, os rins, os vasos sanguíneos e, inclusive, os olhos. Essa doença atinge 2% da população mundial, ou seja, cerca de 150 milhões de pessoas. A maioria sofre de problemas de visão e precisa ter atenção dobrada para não deixar de enxergar.

"Junto com as alterações neurológicas, renais e vasculares, a retinopatia diabética termo usado para designar alterações na retina] faz parte das complicações mais frequentes do paciente diabético. Inclusive, é uma das principais causas de cegueira", alerta Renato Neves, oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos. Ele chama atenção para o fato de que essas alterações da retina se comportam de maneiras diferentes nos pacientes com diabetes tipo 1 e nos que têm tipo 2: "Com um controle rigoroso da glicemia, nos dois casos é possível retardar o aparecimento ou diminuir a gravidade do problema".

No início, o especialista diz que as alterações no fundo do olho não dão sintomas evidentes e o paciente pode ter boa visão. Com o passar do tempo, dependendo do controle e progressão da doença, pode haver alterações nas paredes dos vasos retinianos, levando à formação de microaneurismas e hemorragias, depósitos lipídicos (gordura) na retina, edema retiniano e alterações causadas pela dificuldade de irrigação. Isso muitas vezes resulta na perda da visão central.

Além de manter a taxa de glicemia em níveis aceitáveis, consultar um oftalmologista ao menor desconforto visual é importante para controlar esses desdobramentos que no início podem ser assintomáticos. Àqueles que já estão sentindo alterações na retina causadas pela doença, a melhor notícia dos últimos tempos são as injeções intravítreas de antiangiogênicos, já liberadas pela Anvisa e pelo FDA, órgão americano de controle de alimentos e medicamentos.

O principal papel das injeções intravítreas de antiangiogênicos é a interrupção da perda de visão. Embora nem todo paciente possa recuperar a visão perdida, as injeções intravítreas impedem a progressão da doença, evitando que a pessoa acabe ficando cega. "Com anestesia local e pupilas dilatadas, a injeção é aplicada diretamente no vítreo, camada gelatinosa localizada entre a retina e o cristalino. O procedimento precisa ser repetido em intervalos regulares para se obter resultados duradouros e o paciente deve usar colírios antibióticos durante o tempo prescrito pelo oftalmologista [geralmente, trinta dias].  Ensaios clínicos demonstram que a aplicação de antiangiogênicos melhora em até 34% a visão central e estabiliza a visão em 90% dos casos", diz  Renato Neves.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade