Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Gengiva inflamada pode afetar até o coração

O acúmulo da placa bacteriana pode causar perda dentária e doenças mais graves, chegando a afetar até os vasos cardíacos


postado em 14/04/2015 18:40

A ida regular ao dentista é essencial para se evitar problemas nas gengivas, que podem se agravar e afetar até o coração(foto: Pixabay)
A ida regular ao dentista é essencial para se evitar problemas nas gengivas, que podem se agravar e afetar até o coração (foto: Pixabay)
Mau hálito, inflamações na gengiva, problemas nos dentes e até nos ossos da mandíbula podem ser consequência da falta de higiene e da má escovação, no entanto, vale lembrar que a gengiva inflamada pode prejudicar também a saúde do coração, pois as bactérias causadoras das infecções gengivais podem se espalhar pela corrente sanguínea e chegar aos vasos cardíacos.

Como as bactérias estão sempre presentes na boca, elas aproveitam os alimentos  ingeridos e a saliva para se desenvolverem. A placa bacteriana causa cáries e irrita a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite. Esse processo pode ser evitado ou minimizado com a forma correta de higienizar a boca e com visitas constantes ao dentista.

O cirurgião dentista Normando Scarabotto  explica que a placa bacteriana é uma película incolor e que o tártaro ou cálculo dentário, na verdade, é o biofilme mineralizado. "Isso acontece por termos muitos minerais dissolvidos em nossa saliva na forma iônica, e estes íons acabam entrando na estrutura do biofilme deixando ele duro e aumentando a aderência ao dente. Só o dentista consegue removê-los".

O especialista alerta que a simples escovação não é capaz de remover o tártaro que começa a crescer cada vez mais, invadindo o espaço que existe entre a gengiva e o dente, gerando uma inflamação óssea que traz mobilidade e risco de perda dentária. "Além disso, existe o risco da endocardite bacteriana, que é a proliferação de bactérias no músculo cardíaco", diz Normando.

O tártaro também é um problema estético, pois absorve corantes fortes, como fumo, chá, café, vinho tinto, e deixa os dentes manchados.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade