Publicidade

Estado de Minas VEÍCULOS

Mercedes-Benz apresenta seu novo Classe B

O modelo chega ao Brasil com visual dianteiro renovado e sistema de segurança e apoio ao motorista


postado em 06/04/2015 12:19

O novo Classe B traz um motor 1.6 de 156 cv, com torque de 250 Nm e faixa de rotação de 1.250 a 4.000 rpm(foto: Mercedes-Benz do Brasil/Divulgação)
O novo Classe B traz um motor 1.6 de 156 cv, com torque de 250 Nm e faixa de rotação de 1.250 a 4.000 rpm (foto: Mercedes-Benz do Brasil/Divulgação)
A Mercedes-Benz apresenta ao mcerado brasileiro seu novo Classe B, que traz muita diferença no design, especialmente na dianteira, com novo para-choque, grade do radiador e duas travessas horizontais, além da presença das luzes de condução diurna integradas aos faróis.

O para-choque traseiro também foi modificado e agora apresenta uma cobertura no contorno e um friso cromado adicional em destaque. Um ponto presente no veículo desde o lançamento da versão anterior não foi modificada: o Cd (coeficiente aerodinâmico) abaixo de 0,28, ou seja, menor resistência ao vento.

"Desde seu lançamento, em 2005, a Mercedes-Benz entregou mais de um milhão de unidades do Classe B a clientes em todo o mundo. A segunda geração do modelo, lançada no final de 2011, já vendeu mais de 380 mil unidades no mundo todo. O Classe B teve sucesso especial no mercado alemão, onde lidera seu segmento, e também no Brasil com cerca de 10.500 unidades emplacadas entre 2005 e 2015", afirma Dimitris Psillakis, diretor-geral de automóveis da Mercedes-Benz do Brasil.

O interior também passou por mudanças. O novo Classe B traz um display independente maior, com diagonal de 17,8 cm (7 polegadas). O estilo dos mostradores do painel de instrumentos também foi modificado.

Vocação familiar

"O Classe B é o carro de família perfeito para quem dá importância à praticidade, conforto e segurança, mas, ao mesmo tempo, não quer perder em dinamismo na condução", explica Psillakis.

O B 200, segundo a Mercedes, é ideal para quem procuram equilíbrio entre o dia a dia e os momentos de lazer. O cliente pode optar por um dos três pacotes de revestimento interno em couro sintético ártico, nas cores bege, preta ou preto com cinza. O teto tem revestimento preto, e os bancos têm design esportivo, sendo que o do motorista possui controles elétricos de posicionamento com função de memória e ajuste lombar.

Na parte de trás, há fixadores para duas cadeirinhas pelo sistema Isofix. Além disso, o novo Classe B conta com acentos infantis localizados nas extremidades dos bancos traseiros. Para acioná-los, basta pressionar uma tecla localizada na parte frontal.

O novo volante multifuncional com três raios, forrado em couro, permite ao motorista executar uma grande variedade de comandos sem precisar deslocar as mãos para o painel ou o console.

O B 200 conta com sistema de som Audio 20, com CD-player e conectividade via bluetooth para celular e players de mídia. O sistema também permite a navegação via GPS, com mapas Garmin Map Pilot. O porta-malas oferece 488 litros de espaço para bagagens com fácil acesso e pode ter a capacidade ampliada pelo rebatimento do encosto do banco traseiro para 1.547 litros.

(foto: Mercedes-Benz do Brasil/Divulgação)
(foto: Mercedes-Benz do Brasil/Divulgação)


Segurança

O Classe B possui novos sistemas de assistência ao motorista. O Attention Assist, por exemplo, que é equipamento de série, passa a operar numa maior faixa de velocidade (entre 60 e 200 km/h) e, agora, utiliza um mostrador de cinco estágios para mostrar o nível de atenção momentâneo do motorista.

O modelo conta ainda com monitor de pressão dos pneus, que alerta o condutor sobre eventual perda de ar, evitando queda na dirigibilidade. O veículo é equipado com pneus tipo run flat que, mesmo com perda total da pressão, permitem continuar rodando com segurança por até 80 quilômetros, em velocidade limitada.

Os sistemas de segurança e assistência ao condutor incluem Freios Adaptive Brake (ABR): Controle eletrônico de estabilidade (ESP), Distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), Sistema antibloqueio dos freios (ABS), Controle de tração na aceleração (ASR), Tração eletrônica em cada roda (ETS), Assistente de freio (BAS), Assistente de partida na subida (HSA), Pré-carregamento dos freios em emergências (PRIMING), Brake drying e função HOLD, que mantém o veículo parado no trânsito sem que o motorista precise manter o pé no pedal do freio.

Desempenho

O Mercedes-Benz B 200 é movimentado pelo motor 1,6 litro turbo com injeção direta de combustível que oferece 156 cv de potência e torque de 250 Nm em uma ampla faixa de rotações, entre 1.250 e 4.000 rpm. Associado ao câmbio automático 7G DCT, que também permite ao condutor selecionar as marchas pessoalmente, por meio de palhetas localizadas junto ao volante, ele leva o automóvel até 100 km/h em 8,4 segundos e permite atingir 220 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

O sistema ECO start/stop, que desliga o motor quando o veículo é imobilizado nos sinais de trânsito ou em engarrafamentos, dando a partida automaticamente quando o motorista tira o pé do freio, contribui para reduzir o consumo e as emissões de CO2, especialmente em cidades e percursos com tráfego difícil.

O modelo já está disponível em toda a rede de concessionários da Mercedes-Benz, com preço sugerido de R$ 128.900.

Especificações técnicas do B 200:

  • Cilindrada (cm³): 1.595
  • Potência (cv/rpm): 156/5.300
  • Torque máx. (Nm/rpm): 250 / 1.250 – 4.000
  • Aceleração 0-100 km/h (s): 8,4
  • Velocidade máxima (km/h): 220*
  • Peso (kg): 1.425
  • Pneus: 205/55 R16
  • Capacidade do porta-malas (L): 488
  • Tanque de combustível (L): 50/6
  • Dimensões (mm): Comprimento - 4.393; Largura - 2.010; Altura - 1.558

* limitada eletronicamente

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade