Publicidade

Estado de Minas ESTÉTICA

Quais são os cortes de cabelo da moda para os homens?

Pompadour, undercut, desfiado e razor part são alguns dos estilos adotados por homens que não abrem mão de estar na moda


postado em 13/04/2015 16:03

O corte chamado de LDN surgiu na Inglaterra e tem tudo para se tornar moda entre os homens brasileiros(foto: Salão Seu Elias/Divulgação)
O corte chamado de LDN surgiu na Inglaterra e tem tudo para se tornar moda entre os homens brasileiros (foto: Salão Seu Elias/Divulgação)
Quem pensa que os homens não acompanham as novas tendências de cortes de cabelo, está enganado. Afinal, foi-se o tempo em que só as mulheres eram vaidosas. Hoje, o público masculino também fica de olho nas tendências para deixar o visual mais atraente. E um dos destaques da vaidade masculina é o cabelo, que ganha cada vez mais cortes estilosos.

Quem ajuda a decifrar as tendências de cabelo para os homens é o hairstylist e barbeiro Elias Torres, proprietário da barbearia Seu Elias, famoso por cortar o cabelo de craques do futebol como Messi e Neymar. Ele explica que a nova moda, que vem da Inglaterra, é o corte de cabelo LDN, sigla que se refere a London (Londres). O corte é simples, mas estiloso. "O penteado é feito de trás pra frente, deixando uma franjinha curta e repicada sobre a testa, é um corte para quem gosta de ousar e apostar nas tendências", afirma o barbeiro.

Mas, mesmo com as novas tendências, Elias faz questão de destacar que alguns cortes nunca saem de moda, como o pompadour. Marcado pelo topete volumoso no topo da cabeça, o visual teve origem no século XVIII, quando a madame de Pompadour, amante do rei Luís XV da França, usava o penteado. Historiadores apontam que as mulheres usavam o topete para demonstrar status, ou seja, a nobreza era equivalente à altura do cabelo. Apenas na década de 1940, o visual foi adaptado para o público masculino, fazendo a cabeça de muitos astros como Elvis Presley, que no auge da carreira foi o primeiro a adotá-lo, inspirando diversas gerações.

Já o estilo undercut, considerado por muitos sites especializados em beleza como o corte masculino de 2014, também está na lista dos cortes que continuam em alta. "A máquina é passada nas laterais e o cabelo fica comprido em cima. É o típico corte militar", diz o hairstylist. A primeira celebridade a usá-lo foi a cantora Rihanna, em 2010. Depois, ele se popularizou e foi parar na cabeça de outras estrelas como David Beckham, Justin Timberlake e Justin Bieber. O corte desfiado também é febre, principalmente entre alguns jogadores de futebol do Cruzeiro e Atlético Mineiro que frequentam a barbearia e acabam lançando moda.

Para os homens que não abrem mão de um corte que pode ser usado de diversas maneiras, desde o clássico curto e arrumado até o pompadour, o razor part, segundo Elias Torres, aparece no rol das tendências internacionais: "Ele nada mais é do que divisão feita no cabelo com navalha. O estilo original tem como proposta uma pegada elegante e retrô muito usada nos anos 1930, com a divisão bem exposta graças a um penteado molhado e arrumadinho. O risco geralmente é feito na divisão lateral do cabelo, deixando ele bem marcado e exposto".

Para os rapazes que gostam de usar um cabelo mais descolado, a boa notícia é que o corte com franja grande ou desconectada também está em alta. "Os penteados ficam ecléticos e, portanto você muda o visual com facilidade dependendo da forma que usar a franja. Já para os donos de cabelos crespos ou afro, o corte curto progressivo, aquele que começa raspadinho e vai aumentando o tamanho até chegar ao topo da cabeça continua sendo tendência para o ano inteiro", explica o barbeiro.

O barbeiro ainda acrescenta que os penteados não deixam de ter suas novidades. O top knot, coque masculino estilo samurai, e a headmad, faixas ou tiaras no cabelo, estão na moda, dando um visual rústico, mas ao mesmo tempo charmoso para muitos homens.  Em relação às barbas, Elias afirma que elas continuam em alta, com destaque para as barbas mais cheias ou "por fazer".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade