Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Galinha pode expressar sentimento?

Vídeo que está fazendo sucesso no YouTube mostra garoto abraçando a ave, que aceita o carinho


postado em 18/05/2015 11:05

No vídeo, que está fazendo sucesso no YouTube, um garoto abraça uma galinha e recebe de volta o 'carinho' dela(foto: YouTube/Reprodução)
No vídeo, que está fazendo sucesso no YouTube, um garoto abraça uma galinha e recebe de volta o 'carinho' dela (foto: YouTube/Reprodução)
Que os cães e gatos respondem a nossas demonstrações de carinho, já é mais que sabido. Agora, quando se trata de animais que não fazem parte do convívio da maioria das pessoas, como cabras, porcos e galinhas, isso já não é mais tão fácil de perceber. Um vídeo que está fazendo sucesso no YouTube mostra um garoto abraçando uma galinha e sendo correspondido por ela – são mais de 370 mil visualizações. Será que a ave realmente entendeu a ação do jovem?

Veja o vídeo:


De acordo com o biólogo, Jonathan Balcombe, diretor de sensibilidade animal da ONG Humane Society Institute for Science and Policy, dos Estados Unidos, muitos animais selvagens ou criados foram de nossas casas não servem apenas como alimentação humana.

Segundo o estudioso, cabras gostam de receber carinho, chegando a se inclinar para receber os afagos. Ovelhas abanam o rabo em aprovação quando são acariciadas. E até aves, como as galinhas, curtem banhos de sol, quando aproveitam para afofar as penas. "Observando esses animais perseguindo os seus desejos e necessidades, me lembro de que eles são indivíduos com intenções e preferências. Suas vidas importam para eles. O seu desejo por recompensas faz parte da sua senciência – a capacidade de sofrer ou sentir prazer ou felicidade", explica Balcombe.

Enquanto muitos acham absurdo associais emoções a animais ditos irracionais, o biólogo americano lembra que nós podemos até não saber ao certo o que um bicho está sentindo, mas conseguimos "observar mudanças no comportamento e fisiologia dos animais, e, assim, saber quando se está inferferindo em seus sentimentos".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade