Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Lotes irregulares ameaçam parque estadual da Serra do Rola-Moça

Instituto Estadual de Florestas constata demarcação de loteamentos nas dependências da área de preservação ambiental localizada entre as cidades de Nova Lima e Brumadinho


postado em 07/05/2015 08:46

O parque estadual da Serra do Rola-Moça fica na divisa entre quatro cidades e possui uma área de 3 milhões de m². Segundo o IEF, a tentativa de invasão teria ocorrido próximo a Ibirité(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
O parque estadual da Serra do Rola-Moça fica na divisa entre quatro cidades e possui uma área de 3 milhões de m². Segundo o IEF, a tentativa de invasão teria ocorrido próximo a Ibirité (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) detectaram uma invasão de terras do parque estadual da Serra do Rola-Moça, localizado na divisa entre Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité. Segundo o IEF – órgão vinculado ao governo de Minas, responsável pela administração do parque –, a área invadida possui 2 mil m² e fica próxima ao bairro Independência, pertencente à cidade de Ibirité.

O loteamento irregular foi encontrado há uma semana. Em nota enviada à Encontro, o IEF diz que foi elaborado um laudo técnico constatando que "não houve dano ambiental significativo, uma vez que a área invadida é composta por vegetação rasteira". Ainda de acordo com a nota, um boletim de ocorrência foi registrado junto à Polícia Militar e a segurança foi reforçada no local.

O IEF afirma, ainda, que não há pessoas vivendo na área do parque. Porém, por se tratar de uma área de preservação ambiental, tanto o laudo técnico quanto o boletim de ocorrência foram encaminhados para Advocacia Geral do Estado e para o Ministério Público de Minas Gerais, visando resguardar o Rola-Moça de novas invasões.

Ameaçado?

Segundo a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), organização não-governamental que promove ações ligadas à proteção do meio-ambiente, que se pronunciou também por nota, a invasão é preocupante porque o Rola-Moça possui mananciais com boa qualidade hídrica e que podem ser ameaçados por ocupações irregulares.

O parque estadual da Serra do Rola-Moça foi criado há 21 anos e possui uma área total preservada de 3 milhões de m² entre os quatro municípios com que faz divisa. Ele também abriga a estrada de acesso ao bairro Casa Branca, que pertence ao município de Brumadinho.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade