Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Maioria dos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos é da classe C

Segundo uma publicação sobre o perfil da população brasileira na terra do Tio Sam, grande parte é originada de grandes cidades e possuem ensino médio ou curso superior


postado em 25/06/2015 14:09

A cidade de Boston, capital do estado de Massachusetts, possui uma das maiores colônias de brasileiros nos Estados Unidos(foto: Pixabay)
A cidade de Boston, capital do estado de Massachusetts, possui uma das maiores colônias de brasileiros nos Estados Unidos (foto: Pixabay)
O brasileiro que emigra nos dias de hoje para os Estados Unidos é proveniente da classe média baixa, a chamada classe C. A maior parte tem ensino médio ou curso superior e vem de centros urbanos, principalmente do Sudeste e do Centro-Oeste. A maioria entra no país com visto de turista. Isso segundo o livro Brasileiros na América, do economista Álvaro Lima.

A busca por melhor renda, mais qualidade de vida para os filhos e segurança nas grandes cidades está entre os fatores que levam brasileiros a sair do país e viver nos Estados Unidos. "Vemos um número crescente de brasileiros que chegam em busca de qualidade de vida e que temem a violência urbana no Brasil", argumenta o economista.

Na opinião de Álvaro Lima, o imigrante brasileiro que vive nos Estados Unidos tem um perfil diferente do de outros latinos, como os vindos do México e de países centro-americanos. "O brasileiro costuma ter mais escolaridade, muitas vezes, ensino superior e vem de centros urbanos. Foi assim na fase inicial da imigração nos anos de 1980 e continua assim atualmente", conta.

O governo brasileiro diz não ter dados precisos sobre a quantidade de imigrantes que vivem nos Estados Unidos. Segundo as autoridades, a dificuldade se explica porque os censos recolhem dados estáticos e o fluxo migratório (de ida e vinda) é variável. Além disso, nem toda migração é legal (autorizada).

O Ministério das Relações Exteriores, entretanto, calcula que existam de 1,3 milhão a 1,4 milhão de brasileiros residentes na terra do Tio Sam. As maiores comunidades brasileiras estão nos estados de Massachusetts, Connecticut, Flórida, New Jersey, Califórnia e Geórgia.

O censo norte-americano possui números subestimados a respeito da comunidade brasileira. O último levantamento, de 2010, contabilizava cerca de 340 mil imigrantes.

Trabalho

Segundo o cônsul do Brasil em Atlanta, Hermano Telles Ribeiro, o status migratório não é um fator importante para o atendimento aos brasileiros que vivem nas comunidades nos Estados Unidos. "Nossa preocupação no atendimento à comunidade não é saber se a pessoa tem ou não documentação. Nos preocupamos primeiro com os direitos e deveres que a pessoa tem como cidadã brasileira", destaca o diplomata.

A maioria dos brasileiros que vivem nos Estados Unidos trabalha no setor da construção civil, de turismo e serviços ou como domésticos.

Há ainda os que deixam nosso país em busca de carreira acadêmica ou convidados por grupos de multinacionais e empresas norte-americanas. "Em menor proporção, alguns brasileiros vêm estudar por um tempo ou por um contrato de trabalho e acabam se estabelecendo definitivamente aqui", observa o cônsul.

A chegada de brasileiros em terras americanas diminuiu com o maior controle migratório depois do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 – quando dois aviões atingiram as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque. A perspectiva econômica ruim nos Estados Unidos, pós-crise de 2008, também fez com que a entrada de brasileiros diminuísse.

Hoje, entretanto, os especialistas veem um novo crescimento no movimento migratório. "Com base no que vejo em Atlanta, a maioria dos brasileiros que chegam atualmente são de classe média baixa e vem em busca de melhores condições de renda porque veem, novamente, a economia norte-americana crescendo e uma fase mais difícil na economia brasileira", conta o cônsul Hermano Ribeiro.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade