Publicidade

Estado de Minas AVIAÇÃO

Vídeo captura arremetida forçada de avião para evitar acidente

Apesar de ser uma prática comum na aviação, abortar a aterrissagem é sempre um momento tenso para pilotos e passageiros


postado em 03/06/2015 13:07 / atualizado em 04/06/2015 14:35

Vídeo flagra o momento em que um avião 777-300 aborta a aterrissagem devido a um jato executivo que ocupava a pista de pouso no aeroporto de Birmingham, na Inglaterra(foto: YouTube/Reprodução)
Vídeo flagra o momento em que um avião 777-300 aborta a aterrissagem devido a um jato executivo que ocupava a pista de pouso no aeroporto de Birmingham, na Inglaterra (foto: YouTube/Reprodução)
Seja devido a uma rajada de vento, seja pelo tráfego aéreo, o ato de arremeter uma aterrissagem é natural quando se fala de aviação. Mas, mesmo sendo uma ação comum e segura, abortar o pouso sempre gera uma tensão na cabine de comando e, claro, entre os passageiros. Um vídeo que foi publicado no YouTube mostra o flagrante de um avião comercial, modelo 777-300 (que tem capacidade para até 451 pessoas), sendo obrigado a arremeter para não causar um acidente na pista, que estava ocupada por um jato menor.

Confira as imagens:


Como explica a Infraero, a arremetida é um procedimento em que o piloto de uma aeronave, durante o pouso, decide voltar a subir, como se estivesse decolando novamente. "Pode ocorrer por diversos fatores, entre eles, problemas de visibilidade, de procedimento de pouso ou obstruções na pista na hora do pouso. É um procedimento normal, previsto e utilizado para garantir a segurança do pouso da aeronave. A maioria das aeronaves possui sistemas aptos e preparados para realizar a arremetida", diz o portal da Infraero na seção que esclarece dúvidas relacionadas aos voos.

No caso do vídeo publicado no YouTube, tudo indica que houve um erro de comunicação entre a torre de comando do aeroporto e o jato executivo modelo Flightline Metroliner EC-JIP (que pode levar até 10 passageiros) que taxeava na pista. O incidente aconteceu no dia 4 de maio deste ano no aeroporto de Birmingham, na Inglaterra.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade