Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Curvelo sediará, em breve, o primeiro autódromo de Minas

A cidade está preparando um complexo automobilístico que poderá receber provas de diversas categorias, especialmente da Stock Car


postado em 06/07/2015 17:01 / atualizado em 06/07/2015 17:35

As obras do autódromo Circuito dos Cristais, em Curvelo, ainda estão em fase inicial, mas segundo o responsável pelo projeto, ele será entregue em março de 2016(foto: Flatoutcombr.c.presscdn.com//Reprodução)
As obras do autódromo Circuito dos Cristais, em Curvelo, ainda estão em fase inicial, mas segundo o responsável pelo projeto, ele será entregue em março de 2016 (foto: Flatoutcombr.c.presscdn.com//Reprodução)
O município de Curvelo, na região central de Minas Gerais, a 164 km de Belo Horizonte, está prestes a sediar grandes eventos de automobilismo. O primeiro autódromo do estado está previsto para ser entregue em março de 2016. Os pilotos da Stock Car, Rafa Matos e Lucas Foresti, já estiveram no Circuito dos Cristais – como será conhecido – para conferir de perto o projeto. Por enquanto, a pista está tomada pelos lentos e pesados tratores, mas, em breve, será ocupada pelos carros e motos das provas de alta velocidade.

O circuito terá quase 4,5 km. No traçado anti-horário, será construída uma reta de 815 metros, além de 18 curvas, sendo 11 para a esquerda e sete para a direita. O autódromo será de nível 2. Isso significa que provas de motovelocidade e quase todas de automobilismo, com exceção da Fórmula 1, poderão ser realizadas em Curvelo. O asfalto deverá ser colocado ainda no mês de julho.

O projeto do autódromo de Curvelo, o primeiro de Minas Gerais, será um verdadeiro complexo automobilístico(foto: Motoraid.com.br/Reprodução)
O projeto do autódromo de Curvelo, o primeiro de Minas Gerais, será um verdadeiro complexo automobilístico (foto: Motoraid.com.br/Reprodução)


O complexo esportivo está localizado a 143 quilômetros de Belo Horizonte e irá contar ainda com hotel, resort e condomínio de casas. De acordo com Alfredo Santos, gerente do projeto, o local vai oferecer um espaço propício para o automobilismo. "São 4 milhões de m². Isso é maior que todos os 'alphavilles' da Lagoa dos Ingleses. Além disso, você precisa estar colado numa cidade por causa da estrutura de hospitais, polícia, corpo de bombeiros e rede bancária", explica o engenheiro civil.

O empreendimento é uma iniciativa privada. Segundo Alfredo, até o momento, já foram investidos R$ 19 milhões. E o mais importante: já foram fechados acordos com os principais órgãos do automobilismo para que, em 2016, o Circuito dos Cristais esteja apto a receber grandes eventos e proporcionar belos espetáculos ao público mineiro, brasileiro e mesmo internacional.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade