
O circuito terá quase 4,5 km. No traçado anti-horário, será construída uma reta de 815 metros, além de 18 curvas, sendo 11 para a esquerda e sete para a direita. O autódromo será de nível 2. Isso significa que provas de motovelocidade e quase todas de automobilismo, com exceção da Fórmula 1, poderão ser realizadas em Curvelo. O asfalto deverá ser colocado ainda no mês de julho.

O complexo esportivo está localizado a 143 quilômetros de Belo Horizonte e irá contar ainda com hotel, resort e condomínio de casas. De acordo com Alfredo Santos, gerente do projeto, o local vai oferecer um espaço propício para o automobilismo. "São 4 milhões de m². Isso é maior que todos os 'alphavilles' da Lagoa dos Ingleses. Além disso, você precisa estar colado numa cidade por causa da estrutura de hospitais, polícia, corpo de bombeiros e rede bancária", explica o engenheiro civil.
O empreendimento é uma iniciativa privada. Segundo Alfredo, até o momento, já foram investidos R$ 19 milhões. E o mais importante: já foram fechados acordos com os principais órgãos do automobilismo para que, em 2016, o Circuito dos Cristais esteja apto a receber grandes eventos e proporcionar belos espetáculos ao público mineiro, brasileiro e mesmo internacional.