Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Dia do Beijo: como lidar com a primeira vez?

Psicóloga dá dicas para os jovens que terão a experiência de beijar pela primeira vez


postado em 06/07/2015 08:29

Segundo a especialista, não adianta ficar afoito: seja natural e aja conforme o parceiro ou parceira. E o mais importante, deixe a situação fluir, não crie expectativas(foto: Pixabay)
Segundo a especialista, não adianta ficar afoito: seja natural e aja conforme o parceiro ou parceira. E o mais importante, deixe a situação fluir, não crie expectativas (foto: Pixabay)
Ele não tem idade certa para acontecer. Para alguns, o primeiro beijo ocorre na pré-adolescência, para outros, no inicio da vida adulta. Uma das formas mais conhecidas de demonstrar amor entre casais, o beijo pode ser assustador para quem ainda não teve essa experiência. O frio na barriga, dúvidas, a insegurança de não saber exatamente o que fazer é natural, o nervosismo é comum entre homens, mulheres, garotos e garotas.

Para ajudar a amenizar a ansiedade, a psicóloga Susi Andrade, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, dá algumas dicas para você celebrar o Dia do Beijo da melhor maneira possível.

Ao contrário do que imaginamos, o primeiro beijo com a pessoa amada é sempre uma nova experiência. O medo de não corresponder às expectativas da pessoa se faz presente em diversas dúvidas, desde a altura ser incompatível, o receio de estar com mau hálito até a preocupação de não parecer muito afoito na hora "H" pode atrapalhar os apaixonados. Segundo Susi Andrade, existem algumas técnicas que podem ajudar a diminuir a pressão desse momento: "Exercícios respiratórios, inspiração profunda e expiração ajudam no controle da ansiedade, porém, ter certeza de que é o momento e a pessoa certos, ajuda ainda mais".

Outra dica da profissional é tentar manter-se calmo antes do primeiro encontro, podendo recorrer até à famosa dica da vovó: tomar um suco de maracujá ou chá de camomila.

Quando gostamos de alguém, corremos o risco de não sermos correspondidos, isso pode frustrar nossos planos, o primeiro passo para que a experiência seja positiva, é ter a certeza de que o sentimento é mútuo. Assim, quando um dos lados efetuar uma tentativa de aproximação, as chances de o parceiro recusar são mínimas. "Para os mais ansiosos, ter mais ou menos um local definido, ajuda a lidar com a expectativa. Prefira ambientes conhecidos, pois são mais favoráveis para você se sentir à vontade. O melhor a fazer, nessas horas, é deixar fluir, naturalmente, e aproveitar o momento sem querer controlá-lo", explica Susi Andrade.

Ao se encontrar seu par, mantenha um papo descontraído, faça o possível para relaxar, procure olhar nos olhos e avaliar a reação do outro. Avalie se está tão tímido quanto você, se a feição da pessoa demonstra que ela está feliz e gostando de estar em sua companhia, "O importante é deixar rolar e aproveitar a sensação, não adianta querer pensar em outra coisa para tentar diminuir o nervosismo", diz a especialista. Se tudo estiver correndo bem, tente se aproximar sem ser muito invasivo, quem sabe um toque suave no braço do par, de tempos em tempos, nada muito programado para não parecer que foi ensaiado.

O maior segredo é tentar aproveitar e seguir seus instintos. Não existe uma regra específica para o primeiro beijo. "A pessoa certa é aquela que te faz sentir bem. Principalmente, se a você tem certeza de sua escolha e pode arcar com as consequências. Beijo não é prova de amor, sim um ato de carinho", finaliza Susi Andrade.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade