Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Facebook muda ícone de amizade pela igualdade de gênero

Segundo a responsável pela mudança, parecia que a mulher vivia à sombra do homem


postado em 10/07/2015 15:28 / atualizado em 10/07/2015 15:32

O ícone original de amigos do Facebook (esq.) trazia a imagem do homem à frente e num tamanho maior. Veja como ficou o novo ícone, à direita(foto: Medium.com/Reprodução)
O ícone original de amigos do Facebook (esq.) trazia a imagem do homem à frente e num tamanho maior. Veja como ficou o novo ícone, à direita (foto: Medium.com/Reprodução)
A mulher "estava literalmente à sombra do homem", diz Caitlin Winner, designer do Facebook, e responsável pela mudança do ícone que representa a amizade entre os usuários. Em entrevista ao site Medium, ela explicou que foi modificado também o símbolo de grupo, para que a mulher também fique à frente.

Antes, a silhueta que representa o homem vinha em primeiro plano, e maior. Agora, as silhuetas de homem e mulher estão proporcionais, e o ícone feminino vem um pouco à frente.

"Tentamos criar algo que deixasse as duas figuras no memso plano, mas não conseguimos criar um ícone que não parecesse um monstro mitológico de duas cabeças. Com isso, deixamos a mulher um pouco menor e mais à frente", afirma Winner.

Sobre as estratégias de inclusão da rede social criada por Mark Zuckerberg, a designer lembra que a colega Julyanne Liang já havia modificado o símbolo de globo terrestre (que indica novas atualizações de perfis), que mostrava apenas o continente americano, para um adaptável, que muda de acordo com o local em que vive cada usuário.

Em 2014, o Facebook incorporou um conjunto de 54 identidades de gênero à biografía dos usuários, a partir de um acordo feito com um coletivo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans), que trabalha para a diversidade sexual na Argentina.

(com Agência Télam)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade