Publicidade

Estado de Minas LEGISLAÇÃO

Governo quer derrubar PEC que obriga patrão a pagar plano de saúde

Segundo o Ministério da Saúde, a proposta é um retrocesso e pode acabar com as conquistas geradas pelo SUS


postado em 29/07/2015 12:56

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o governo vai se esforçar ao máximo para derrubar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 451. Para ele, o texto favorece interesses econômicos contrários aos da maioria da sociedade brasileira. A PEC, que obriga empregadores a pagar planos de saúde a todos os empregados, é de autoria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e está sendo analisada pelos deputados na Comissão de Constituição e Justiça.

"Nós lutaremos como toda força para que a PEC 451, que faz um verdadeiro retrocesso em relação às conquistas que nós tivemos, ao afirmar que a saúde é um direito de todos e dever do estado”, diz Chioro. Ele ressalta que o governo vai mobilizar todas as forças para que a proposta não passe na Câmara.

O projeto de Cunha altera o Artigo 7º da Constituição Federal, obrigando os empregadores a pagar planos de saúde privados a todos funcionários, urbanos, rurais, domésticos ou não. Para justificar a proposta, o autor usa o artigo da constituição que diz que a saúde é direito de todos.

Para Chioro, mesmo que o Artigo 196 da Constituição continue determinando que a saúde é direito de todos e dever do estado, a aprovação do projeto leva a população a "perder a conquista que significou o Sistema Único de Saúde".

O diretor da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Luis Eugenio de Souza, lembra que, antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), quem tinha emprego formal pagava a Previdência Social e tinha direito à assistência pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, o antigo Inamps. "Quem não tinha trabalho formal usava o sistema filantrópico, ou outras alternativas. Os SUS acabou com isso", completa o diretor.

"Com a nova proposta, acaba o SUS", conclui Jarbas Barbosa, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que foi, por cerca de oito anos, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade